Metropolis , de Fritz Lang


Metropolis é meu filme favorito! Veja neste site:
Versões do filmeComparando as versões
Resumo do filme (*)Páginas sobre Fritz Lang (*)
Imagens do filmeOutras cidades imaginárias
Outros sites sobre o filme (*)Sobre as trilhas sonoras

Obs: os tópicos marcados com (*) estão disponíveis somente em inglês.

Importante: como na versão em inglês do nosso site temos 50 vezes mais visitantes do que na versão em português, a versão em inglês deste site ficou bem mais completa e atualizada do que a versão em português. Assim sendo, se você lê bem inglês, clique aqui !


Versões:

Diversas versões de Metropolis já foram exibidas, entre as quais:
  1. A versão original lançada em 1927, com cerca de duas horas e meia. Esta versão infelizmente não existe mais;
  2. A versão P&B de apenas 63 minutos, encurtada para o lançamento nos EUA, ainda na década de 20. Nessa versão, muitas cenas foram cortadas (não por uma questão de censura, mas porque se achou que o filme era muito longo). Como resultado, a história ficou mutilada e difícil de entender, e muitas cenas desapareceram para sempre.
  3. A versão restaurada por Giorgio Moroder, lançada em 1984, com 80 minutos, colorizada por computador, com efeitos sonoros e uma trilha sonora moderna;
  4. A versão restaurada lançada em 1995 pelo Filmmuseum Munich, em preto-e-branco, e com trilha sonora baseada na trilha original;
  5. Uma versão de 139 minutos, que no Brasil foi lançada pela Continental Home Video. Apesar de ser uma das versões mais longas, é na verdade a mais incompleta de todas. O filme é simplesmente exibido em velocidade muito lenta. Além de faltarem inúmeras cenas, a qualidade das imagens é péssima e a trilha sonora nada tem a ver com o filme. Veja a tabela comparativa para mais detalhes.
  6. A versão mais completa de todas, restaurada digitalmente, lançada em 2003 pela Kino International.

Para mim, as diferenças entre as versões são tão grandes que as tornam, na prática, filmes diferentes. Relacionei as diferenças (inclusive as cenas que só existem na versão Moroder) numa página específica. Leia!

Sem dúvida, a "restauração" conduzida por Giorgio Moroder foi muito controvertida. Alguns a adoraram, outros a odiaram. Faço parte do primeiro grupo. A versão Moroder de Metropolis é meu filme favorito de todos os tempos, e a trilha sonora do Moroder é a melhor trilha sonora que jamais ouvi.


Outros sites sobre o filme: