IUGOSLÁVIA - KOSOVO - Conflitos do Passado
Onde tudo começou ?
A Batalha do Kosovo é um marco histórico, e mítico, para a nação sérvia e a sua data constitui o dia nacional da Sérvia. A derrota marcou o inicio da decadência do Reino dos Sérvios que em 1459 seria submetido ao Império Otomano. Os albaneses islamizados assumem lugares previligiados na administração otomana, e como tal considerados aliados dos turcos.
A Sérvia só volta a recuperar o Kosovo no final das guerras balcânicas (1912-1913). O Kosovo faz parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Durante a II Guerra é anexado à Albânia ocupada pelos italianos. Com o final da II Guerra o Kosovo passa a integrar a Jugoslávia Socialista de Tito, como parte da República da Sérvia.
O que foi criado ?
A Constituição Jugoslava de 1946 cria a Região Autonoma do Kosovo-Metohija, posteriormente a Constituição de 1974 cria a Provincia Autónoma do Kosovo (ao mesmo tempo é criada a Provincia Autonoma da Vojvodina), com governo e parlamento próprios. As Provincias Autónomas tem assento na presidência colectiva da Federação Jugoslava.
O que mais aconteceu ?
*Slobodan Miloševiv, lider dos comunistas sérvios assume a defesa do nacionalismo sérvio e em 1989, com a anuência dos comunistas do Kosovo e da Vojvodina faz alterar a Constituição da Sérvia e retira a autonomia das provincias. O Kosovo passa a ser objecto de medidas descriminatórias dos albaneses e vive sob um clima de tensão e conflito.
*A dificíl situação económica da Sérvia, objecto de várias sanções da comunidade internacional pela sua intervenção no conflito da Bósnia, faz-se sentir duramente na região do Kosovo-Metohija (designação oficial sérvia do Kosovo) desde há muito a região mais pobre da república. A crescente descriminação e perseguição da comunidade albanesa maioritária na região faz crescer o descontentamento e aumenta as fileiras dos nacionalistas albaneses. Forças nacionalistas como o Exército de Libertação do Kosovo - UÇK (Ushtria Çlirimtare e Kosovës), defendem a ruptura com a Jugoslávia, e a união com a Albânia.