História do Jogo |
O Império está construindo a sua
mais mortífera arma, a Estrela-da-Morte, uma estação espacial do tamanho de uma pequena
lua com poder de fogo suficiente para destruir um planeta. A única esperança dos
rebeldes, que lutam pelos ideais da antiga república, é conseguir os planos da estação
para organizar um ataque surpresa e destruí-la. Numa história que se passa imediatamente antes do primeiro filme Guerra nas Estrelas (Star Wars IV - A New Hope), Dark Forces é um jogo de ação no estilo DOOM, com um excelente visual e 14 missões em mundos completamente diferentes. A versão shareware contém apenas a primeira das missões, onde você deve recuperar os planos da Estrela-da-Morte. A principal diferença, comparando-se com a versão shareware de DOOM, é no visual Guerra nas Estrelas e na grande variedade de inimigos, incluindo soldados, oficiais do império, robôs e diversos alienígenas. É claro que existe uma diferença ainda maior, ao invés de estar se divertindo matando monstros demoníacos, você estará contribuindo para a causa da aliança rebelde.
|
|
|
Além disso, o jogo tem características inovadoras e
suficientes para promovê-lo: mostra telas na perspectiva da primeira pessoa, tem
gráficos e animações em 3-D, permite que o usuário gire num ângulo de 360º, olhe
para cima e para baixo, salte e mergulhe. Com efeitos de som originais dos filmes e outros
criados especialmente para o jogo, o Dark Forces ainda oferece um arsenal pesado mas,
apesar disso, não tem nada do sangrento virtual concorrente. O jogo começa quando os Rebeldes tomam conhecimento de uma nova estação do Império onde estão sendo desenvolvidas terríveis armas robóticas. Incapazes de obter mais informações através de suas forças regulares, os Rebeldes destacam Kyle Katarn, agente de elite do serviço secreto da Aliança para a missão. O jogador assume o papel de Katarn e, disfarçado, deve se inflitrar na Star Destroyer (a nave Imperial). Uma das primeiras ações de Katarn é obter o mapa que irá ajudá-lo a chegar aos planos secretos da Força Imperial. Como o Dark Forces segue uma escala linear - uma missão conduz à outra -, Katarn terá que cumprir outras tarefas ainda mais perigosas, como descobrir o local onde a estação está sendo instalada e encontrar os planos secretos sobre a construção do exército de guerrilheiros. Tudo isso até enfrentar o Almirante Mohc, destruir a nova estação, a Estrela da Morte, e acabar com os soldados mecânicos.
|
Permitindo extrema liberdade de movimento ao jogador, o
Dark Forces ainda oferece uma série de outros recursos e armas. O usuário pode utilizar
um "assistente digital pessoal"que facilita o acesso às informações secretas,
acionar um painel para avaliar sua situação e acessar a função de auto-mapeamento que
rastreia todos os passos da Estrela da Morte. Quanto às armas, são rifles, granadas,
canhões, pistolas de plasma etc. Durante o jogo, o usuário enfrenta vinte inimigos
diferentes, incluindo os do Império e alienígenas simpatizantes do "lado escuro da
força". Primeiro produto da LucasArts desenvolvido pelo "Jedi 3D Technology"- programa de modelagem de objetos criado pela própria LucasArts -, o Dark Forces absorveu dezoito meses de trabalho de uma equipe composta por programadores, artistas e técnicos, todos na faixa de vinte anos. Um dos artistas do projeto, Justin Chin, exerceu um papel duplo, atuando também como escritor do jogo. Por isso, embora o tema do Dark Forces tenha a marca da série Guerra nas Estrelas, Luke Skywalker não está por perto. E um bom jogador, avisa Justin Chin, leva de quarenta a sessenta horas para conseguir salvar o universo. |