Este projeto vem sendo desenvolvido desde 1996, totalmente construído nesta instituição com apoio das seguintes empresas : Consórcio Intermunicipal da Hidrovia Tietê Paraná, Crall Baterias, Empresa Jacuzzi do Brasil e Hélices Andreoni.A escolha deste tipo de veículo foi motivada pela constatação da crescente utilização de submersíveis como instrumentos de apoio às atividades humanas, principalmente em ambiente marítimo em todas as partes do mundo e paradoxalmente a carência deste tipo de recurso em ambientes fluviais, especialmente no Brasil.
O objeto de pesquisa desenvolvido é um veículo sumersível não tripulado, operado remotamente, com os comandos enviados via cabo, para ser utilizado em ambientes fluviais, e à profundidade de até 30 metros, munido de uma câmara de vídeo que envia imagens em tempo real para um monitor na superfície, e que permite a gravação das imagens coletadas.
O objetivo deste veículo é auxiliar nas atividades subaquáticas de análise e vistoria de obras civis tais como : estruturas componentes de obras de barramento de rios, pilares de pontes, estruturas acostáveis de terminais de transbordo de carga, cabos submersos entre outros, em ambientes fluviais, assim como analisar e vistoriar as condições do leito do rio. Permite também o apoio à pesquisas relacionadas ao meio ambiente, tais como : qualidade d'agua, fauna e flora subaquática.
O protótipo desenvolvido é considerado em veículo "standard", equipado apenas com uma câmara de vídeo, outros acessórios podem ser acrescentados ao modelo, que variam em fução da utilização que for dada ao mesmo.
Este protótipo foi testado em ambiente real, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1997 no rio Tietê, na eclusa da Usina Hidroelétrica da Barra Bonita.
Principais características do veículo :