O Simbolismo Lunar


Vera Moreira Figueira

Para entendermos melhor o que vem a ser o indivíduo de tipo lunar, ou seja, pessoas nascidas em Câncer, com forte ênfase na casa 4, com muitos planetas em Câncer, Ascendente ou Meio do Céu nesse signo, é conveniente analisar o próprio comportamento físico da Lua, no sentido de que ele é analógico ao temperamento das pessoas de tipo lunar.
Existe uma forte correspondência entre a apresentação física da Lua- seus movimentos, suas formas- e o simbolismo astrológico a ela correspondente. Com efeito, a Lua está em constante mudança, de semana à semana, ela se apresenta com uma nova roupagem: ela é lua nova, transforma-se em quarto crescente, atinge seu apogeu como lua cheia, para depois regredir ao estado minguante.
Em consequência, podemos associá-la com a idéia de INSTABILIDADE- posto que sempre procura um estado de equilíbrio que não alcança jamais. É MUTÁVEL, INCONSTANTE, apresenta variação de humores.
Esse permanente "pulsar"da Lua nos remete a pensar em RITMOS BIOLÓGICOS. De acordo com Mircea Eliade, a Lua "...é astro que cresce, decresce e desaparece, cuja vida depende da LEI UNIVERSAL DO VIR A SER, do nascimento e da morte...a Lua conhece uma história patética, semelhante à dos homens...mas sua morte nunca é definitiva...Este ETERNO RETORNO às suas formas iniciais, esta PERIODICIDADE sem fim, fazem com que a Lua seja, por excelência, o astro dos ritmos da vida...Ela controla todos os planos cósmicos regidos pela lei do vir a ser cíclico: águas, chuva, vegetação, fertilidade" (in "O Mito do Eterno Retorno"). Pelo fato de sua morte nunca ser definitiva, a Lua simboliza o passado, a memória, as recordações, posto que tais coisas nunca morrem.
Enquanto o Sol passa altivo, presente, direto, em sua "carruagem de fogo", a Lua anda no céu indefinida, suave, indireta. Neste sentido, a Lua reflete inversamente a luminosidade do Sol. Ela atenua a luz do Sol, tornando os objetos ambíguos. Se o Sol nos dá a realidade objetiva, a lua interpreta-a, filtra-a, transformando-a em uma realidade diferente, uma OUTRA REALIDADE. A Lua é um conhecimento indireto, que está além da realidade objetiva. Portanto, é um saber SUBJETIVO e daí sua associação com o INCONSCIENTE, SONHO.
Se a Lua é uma manifestação de ritmos biológicos, em consequência, ela está ligada à idéia de periodicidade, renovação, transformação e crescimento. "Na mitologia, folclore, contos populares e poesia este símbolo diz respeito à divindade da mulher e à FORÇA FECUNDADORA DA VIDA, encarnada nas divindades da fecundação vegetal e animal, fundada no culto da Grande Mãe. Essa corrente eterna e universal se prolonga no simbolismo astrológico, que associa ao astro das noites a presença da influência materna no indivíduo, enquanto mãe-alimento, mãe-calor, mãe-carinho, mãe- universo afetivo"( Chevalier e Gheerbrant- "Dicionário de Símbolos").
Convém lembrar que muitas deusas ou imagens de fertilidade- Ártemis, Lucina, a Virgem Maria carregam consigo um crescente lunar. Em síntese, a Lua também é símbolo do MATERNO.
A lua se liga à fertilização, uma vez que a agricultura antiga (e mesmo a moderna) se baseava nas fases lunares para regular o plantio e a colheita. Por tal motivo, a lua também se associa à terra e solo. Lembremos, também, que em muitas culturas, como a Celta, se escolhe determinada fase da Lua como momento mais propício e fértil para fazer encantamentos, principalmente de ordem amorosa.
Podemos perceber que as pessoas de tipo lunar estão diretamente referenciadas ao comportamento da Lua. E, é a conexão entre comportamento e simbolismo que ensejam as muitas palavras caracterizadoras do tipo lunar. Em outros termos, trata-se de deixar patenteado que os traços de caráter das pessoas lunares não foram inventados a esmo: DE FATO, SÃO COERENTES E ESTÃO EM ESTREITA CORRELAÇÃO ANALÓGICA COM AS PROPRIEDADES DA LUA.
Para demonstrar o nexo, elaboramos um quadro, onde, de um lado, listamos as características do comportamento físico da Lua e, de outro, os comportamentos humanos que "imitam" as características lunares.


Características da LuaCaracterísticas Humanas
Fasesidéia de instabilidade: mutável, confuso, caprichoso,impressionável, influenciável, inconstante, indeciso, indolente, maleável.
Ritmos, Ciclosidéias como as de passado, imaginação (como projeção de algo que pode vir a ser), gravidez, menstruação
Contrário da Luz Solaridéia de conhecimento indireto, subjetivo, poético, artístico, imaginativo, sonhador, sensível, submisso e servil (lembrar que o Sol é o Astro-Rei), inconsciente, fantasia.
Eterno Retorno às Formas Iniciaisidéias de passado, infância, hábitos, conservadorismo, memória, apego à família.
Fecundação/Fertilizaçãoidéia de útero e todas as analogias ao útero: moradia, pátria, família, proteção, mãe (tolerância, docilidade, receptividade).

Volta à Página de Abertura

1