Os métodos de reflexão
(do curso II de animadores)

 

Proposta I

Logicamente, a metodologia a seguir em cada tema deve estar em coerência com o conteúdo: da mesma forma que ele, pretende situar na realidade. É a metodologia que se costuma seguir numa leitura crente da realidade.

É importante que nesta primeira parte se faça um sério aprofundamento, de modo que o resto não fique «no ar» sem que possa chegar à vida.

 

Através da oração, Deus, que se manifesta na história, convida o jovem a comprometer-se nela. Há-de compreender até que ponto o mundo depende dele e os outros contam com ele. A oração deve conduzi-lo a uma revisão da sua vida em função da missão que Deus lhe atribuiu no mundo.

Proposta II

Não se trata de um método diferente do anterior, mas do mesmo método apresentado de outra forma. É o método do revisão de vida desenvolvido pela Acção Católica.

a) VER quem está ligado ao facto:

b) VER as reacções do meio: Como reagem estas pessoas, estes grupos, etc.

c) PROCURAR as causas:

d) PROCURAR as consequências:

a) PROCURAR os valores vividos

b) PROCURAR os valores desprezados

c) Depois tentar fazer a LIGAÇÃO COM A FÉ

a) Esta Revisão de Vida faz-nos APELOS:

b) O que é que eu DECIDO?

c) Na ORAÇÃO a concluir a reunião:

Poderíamos, dentro deste método, autonomizar outros dois momentos:

Um exemplo

Ponto de partida: a Experiência (partindo da realidade...)

É inútil dar uma resposta quando não há uma pergunta. A Mensagem Cristã (o Evangelho) é, antes de mais, uma resposta às questões do homem, que precisa de se sentir salvo. Mas, se em vez de questões há indiferença a Mensagem "resvala" para o intelectualismo.

Três grandes dimensões da experiência:

Tomar conhecimento da experiência humana que está por detrás do tema que estamos a tratar. Se queremos falar sobre os valores cristãos, por exemplo a liberdade, podemos fazer um levantamento das escravidões a que cada um está sujeito, as escravidões da nossa sociedade (consumismo, ambição...)

Lugar de referência: a Palavra de Deus (iluminação, aprofundamento...)

Somos chamados a realizar um caminho de conversão, a entrar no Reino de Deus e a participar nas comunidades de seguidores de Jesus. A Palavra é a iluminação da experiência humana, em ordem a uma mudança...

No mesmo tema podemos falar apresentar a experiência de escravidão de Israel no Egipto, o conceito de liberdade para Jesus...

Meta: a Confissão da Fé (compromisso e celebração...)

Não haverá verdadeira catequese se não houver consequências para a vida. O grupo e cada um tem que retirar as devidas "conclusões" da reflexão feita em grupo: compromisso de mudança...

Cada um pode comprometer-se a libertar-se de alguma coisa que o escraviza (televisão, tabaco, ideias... O grupo podia fazer um "Manifesto da Escravidão": denúncia profética das escravidões da nossa sociedade.

A Fé também tem que ser celebrada. Razões para a celebração: descobertas, compromisso de mudança...

Podemos concluir o tema com uma Oração mais prolongada onde se pode ler o Manifesto.... Ou então podemos fazer uma celebração penitencial, Eucaristia...


© Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos
eapjb@geocities.com
Última actualização: 30-12-1997

1