Nº 13 - DEZEMBRO 97

Um grupo cristão

É formado pelos rapazes e raparigas que querem viver, entre eles e com as pessoas que os rodeiam, a experiência de ser amigos ao mesmo estilo de Jesus. Por isso,

Curso de animadores
Testemunhos

Escolhi este título para escrever um pequeno comentário sobre o fim de semana de 11e 12 de Outubro porque acho que teve alguns aspectos que me fizeram lembrar o filme "fim de semana com o morto II", Jesus, tal como um dos protagonistas (o morto) não deixa de acompanhar os que o rodeiam.

Mas embora acha um "morto vivo" em ambas as situações ,há diferenças, o facto é que não é graças a um feitiço ou a alguma poção mágica que Ele está vivo e acompanha aqueles que Dele necessitam ,nem é preciso nenhuma melodia para caminhar connosco, e a mais importante de todas, Ele só é visível para aqueles que acreditam no tesouro que se esconde por trás dessa figura - A vida Eterna. Esta foi a forma que eu encontrei de expressar que Deus existe e está entre nós.

Esse fim de semana foi a prova viva de que Ele nos acompanha ao longo da nossa caminhada.

Cecília Costa (Silva)

A equipa de animadores do Grupo de Jovens de Aborim sente que lucrou muito com o curso de animadores, promovido pela equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil. Desde já o nosso muito obrigado.

O curso de animadores realizado nos dias 11 e 12 de Outubro, na casa de férias do colégio S. Caetano. Teve como principal objectivo fornecer material de apoio e aprofundar a formação dos animadores, no que respeita à reflexão. É sabido que a reflexão é o pilar mais difícil de alicerçar nos grupos e é uma carência que muitos ainda têm. O tema do curso foi a "Reflexão: Para quê e como?" e foi dado em quatro sessões . No Sábado de manhã, depois de um breve acolhimento e da oração, principiou a primeira sessão sobre o tema: "Porquê fazer reflexão?" Esta primeira sessão teve sempre a especial presença do Pe. Mário. A sua presença alegre e muito dinâmica veio trazer para o seio dos participantes uma enorme vontade de conseguir tirar um melhor proveito do curso. No fim desta sessão todos estavam convictos que a reflexão era extremamente importante para o bom funcionamento e longevidade dos grupos.

Seguiu-se o almoço. Os animadores foram divididos em três grupos, cada um tinha uma tarefa. Uns preparavam a oração outros levantavam a mesa e outros arrumavam a cozinha.

De tarde já sem a presença do Pe. Mário, realizaram-se mais duas sessões intercaladas pelo lanche. A 2ª sessão foi sobre os métodos da reflexão. Foi animada pela discussão, método utilizado pela Lurdes da Equipa Arciprestal e Pastoral Juvenil, que dirigia agora o curso. Seguiu-se um intervalo, espaço para aprofundar as relações entre o animadores e recarregar as forças.

Por volta das 17h começavamos com a 3ª sessão, na qual tratamos o assunto: "As dinâmicas da reflexão". Dois a dois, os animadores apresentavam uma dinâmica aos restantes depois de as ter estudado e analisado. O que não faltou foi a criatividade no momento da exposição do trabalho. Aproximava-se a noite e com ela a hora do jantar. Durante o mesmo partilhamos experiências vividas por nós.

Após o jantar cada grupo preparou algo para apresentar aos outros durante o serão, sendo este muito animado.

No domingo de manhã, depois do pequeno almoço seguiu-se a 4ª sessão. Nesta analisamos como deve ser o antes e o depois da reflexão para que assim esta leve os grupos ao compromisso .De seguida preparámos a Eucaristia tendo cada grupo uma tarefa. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Albino e foi muito bonita e bastante participada.

Para finalizar estes dois dias, ficou a promessa de que voltaremos a reunir-nos já em Janeiro próximo para dar continuidade a este curso.

Desde já fazemos um apelo para aqueles que não puderam estar presentes para não deixarem de participar numa próxima oportunidade.

Um agradecimento em especial a Equipa por nos ter proporcionado esta experiência.

Grupo de Jovens de Aborim

Para aqueles que se aventuram a ser animadores, a insegurança e a inexperiência são obstáculos que se tem de aprender a ultrapassar.

Este curso foi mais um passo para perceber e aprender a ser animador.

Os temas de formação foram ao encontro de uma das nossas preocupações: como fazer reflexão e que métodos e dinâmicas utilizar, o que nos ajudou a ficar mais seguros de nós mesmos e a esclarecer algumas dúvidas.

Foi uma experiência óptima , principalmente para os que participaram pela primeira vez, em que a boa disposição manteve sempre o espírito de grupo aceso.

Liliana Araújo (La Salle)

VAMOS CELEBRAR UM NOVO ADVENTO... UM NOVO NATAL

Advento e o Natal celebram a mesma realidade... têm o mesmo significado...
Celebram o Senhor que veio...que está sempre a vir...
Mas celebram, sobretudo, o Senhor que virá...
No Natal celebramos o Menino que nasceu em Belém...Recordamos a Sua vinda ao mundo...Mas o maior sentido do Natal é CELEBRAR O SENHOR QUE VAI APARECER SOBRE AS NUVÈNS DO CÈU...

No Advento e Natal nós celebramos o Senhor ressuscitado que veio há dois mil anos mas após a Ressurreição está sempre a vir, a fim de nos preparar para a Sua ultima vinda.

Advento e Natal é um tempo especial para aprendermos a celebrar e a viver.
Este tempo ensina-nos a celebrar com proveito e autenticidade
E a viver com consistência... com repercussão eterna...

Todos os anos podemos celebrar um novo Advento e um novo Natal,
marcando uma nova etapa no nosso crescimento Espiritual,
no nosso modo de celebrar,
no nosso modo de viver...
Depois de cada Advento e Natal podemos celebrar e viver com nova fé,
nova esperança e novo amor...

COMO É ISSO POSSÍVEL?

É que a Igreja , neste tempo , faz ressoar os principais apelos de Deus ao Seu Povo.
Ora , cada ano, estes apelos têm nova ressonância,
na nossa vida pessoal,
na nossa vida familiar e social,
na vida da Igreja e nos nosssos grupos...
Embora sejam as mesmas palavras dos anos anteriores, Embora seja o Mesmo Deus a repetir os seus apelos , essas palavras e apelos trazem luz nova e energia nova para as novas situações em que nos encontramos.

Cada palavra do Senhor é sacramento vivo e activo: Deus está presente em cada uma das Suas Palavras, com toda a Sua Luz e Força.
Através da Sua Palavra , Deus ilumina e impulsiona-me ...
Em cada ano, há novos acontecimentos, novos problemas e novas situações...
E a Palavra Divina traz nova Luz para esses acontecimentos, e novas respostas para esses problemas...
Não há dois Adventos e Natais iguais.
São celebrações novas, festas novas.
E assim nos vamos preparando para a vinda definitiva de Jesus.

Pe. Arlindo Amaro


© Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos
eapjb@geocities.com
Útima revisão: 01-02-1998

1