A situação actual
Não foram ainda publicadas quaisquer estatísticas com a estimativa do numero total de consumidores de drogas na Finlândia. De acordo com as estatísticas hospitalares, durante os últimos anos foram apenas tratadas cerca de 200 pessoas com problemas relacionados com drogas. Os profissionais envolvidos no tratamento calculam que o numero de toxicodependentes existentes em Helsínquia/sul da Finlândia deve rondar uma centena. Dos 345 casos de indivíduos que se revelaram portadores do vírus HIV até Agosto de 1990, apenas 16 eram consumidores de drogas. Dos 94 casos declarados de SIDA, apenas um era consumidor de droga. O numero de mortes por consumo de drogas varia entre os 0 e os 3 por ano.
A situação política e legal
Na Finlândia, a posse e o uso de drogas são ilegais. Em 1985, foi introduzido uma lei sobre a assistência a toxicodependentes, que obriga à aplicação de tratamento compulsivo quando o mesmo se revelar necessário.
A situação nas prisões
Como as autoridades prisionais negam a existência de consumo intravenoso de drogas na prisão, não existem números oficiais. Também não existe registo de prisioneiros no geral ou, de consumidores de drogas em particular, com SIDA ou portadores do HIV. A negação da sua existência implica que também não exista recursos adequados ao tratamento.
Redução de riscos e medidas preventivas do alastramento da SIDA
Não existe informação sobre a acessibilidade de agulhas ou seringas novas, ou de qualquer programa de troca de seringas. Desde 1990 que se tem discutido a introdução de programas de manutenção. Estando previsto um programa em Helsínquia para heroinómanos com idades compreendidas entre os 30 e os 40.
Os grupos de inter-ajuda
Em 1990 e 1991, foram fundados em Turku e Lahti organizações de prevenção e apoio às vitimas da SIDA. Desde 1984 que existe uma organização denominada Famílias Contra as Drogas. Até à data não é conhecido qualquer grupo de inter-ajuda no seio dos consumidores de drogas.
0. Data Base: AlDS-Tukikeskus, Lahti, Turku.
Tradução do texto disponível no Drugtext website, © mario lap, fdphr.
Publicado com o consentimento da DrugText.
[MAP] [Principal] [Países]
[Indice de Secção] [Email]
[Indice de Artigos]
97/12/07