A Junta Internacional de Controlo de Estupefacientes, foi estabelecida em 1968, conforme previsto na Convenção Única Sobre Drogas Estupefacientes de 1961, e é um órgão independente de controlo da implementação das convenções sobre drogas da ONU, de natureza quasi-judicial. O financiamento do INCB provem da ONU, sendo a junta composta por 13 membros eleitos pelo Conselho Económico e Social, três dos quis são eleitos de uma lista de candidatos nomeados pela OMS e os restantes dez de uma lista de nomeados pelos governos.
O INCB é responsável pelo progresso no cumprimento por parte dos governos das provisões das convenções sobre drogas, e assisti-los nessa matéria. As tarefas do INCB estão traçadas nas convenções, sendo de uma maneira geral divididos em dois campos:
As acções e tarefas de controlo respeitantes à produção e comercio lícitos de drogas, e de controlo e auxilio aos governos no que respeita às substancias precursoras.
Acções de pesquisa na área da produção e comercio ilícito de drogas, orientados para a detecção de fraquezas no sistema, e estudar as substancias químicas necessárias para o fabrico de drogas de modo a submete-las ao controlo internacional.
Membros do INCB
- Edouard Armenakovich Babayan, Federação Russa
- Chinmay Chakrabarty, India
- Nelia Cortes-Maramba, Filipinas *
- Jacques Franquet, França
- Hamid Ghodse, Irão *
- Alfonso Goméz Méndez, Colombia
- Dil Jan Khan, Paquistão
- Mohamed Mansour, Egipto
- António Lourenço Martins, Portugal
- Herbert Okun, Estados Unidos da América
- Alfredo Pemjean, Chile *
- Oskar Schroeder, Alemanha
- Elba Torres Graterol, Venezuela
* eleitos pelo ECOSOC de entre os candidatos nomeados pela OMS.
Junta Internacional de Controlo de Estupefacientes
International Narcotics Control Board
[MAP] [Principal] [Biblioteca] [Substâncias] [Países] [Email]
[Indice de Secção]98/01/26