Situação actual
Em 1986 o numero oficial de consumidores de drogas na Letónia era de 324. Em 1992, fontes não oficiais estimam que o numero de consumidores de drogas ascende a cerca de 10.000. As drogas mais populares são uma heroina de fabrico caseiro, o haxixe, a liamba, e uma substancia baseada na efedrina denominada "jeff". Até ao momento, apenas foi detectado um caso de infecção pelo HIV, que se verificou num consumidor de "jeff". Como os consumidores preferem não ser conhecidos das autoridades, e apenas os consumidores oficialmente registados podem ser submetidos a testes de despistagem da SIDA, torna-se difícil proceder à despistagem desta doença. Até ao momento, o numero total de seropositivos registados é de 20.
Situação política e legal
Na lei não existe diferenças entre as drogas leves e as drogas duras.
Situação nas prisões
Tal como nas outras republicas, não existem prisões especiais para os consumidores de drogas. Se um preso tiver meios económicos que o permitam, é lhe possível obter todos os tipos de drogas.
Redução de riscos e medidas preventivas em relação à SIDA
Existe um centro de reabilitação financiado pela organização alemã Day Top e o Ministério da Saúde Letão. Os locais são apenas 16, e os tratamentos operam no chamado "programa dos 12 passos". Não existe nenhum programa de troca de seringas, mas estas, assim como as agulhas, estão disponíveis nas farmácias. Não está disponível qualquer programa de tratamento com metadona, e a desintoxicação está disponível nos centros especializados em estupefacientes e nas unidades de toxicologia dos hospitais.
Grupos de inter-ajuda
Desconhecidos até ao momento.
Database
Centro Letão especializado na SIDA; Centro de reabilitação Day Top
Tradução do texto disponível no Drugtext website, © mario lap, fdphr.
Publicado com o consentimento da DrugText.
[MAP] [Principal] [Países]
[Indice de Secção] [Email]
[Indice de Artigos]
97/12/17