A situação actual
Com base em diferentes fontes independentes a Stigma estima que o numero mínimo de consumidores de drogas existentes nos principais centros urbanos no pais ascende em 1992 aos 1.400. Uma estimativa anterior da Liga Anti-Proibicionista da Eslovénia aponta para a existência em 1988/89 de 40 a 60 consumidores regulares e de 300 a 500 consumidores ocasionais localizados em Ljubljana. De acordo com a Stigma o consumo de drogas por via intravenosa aumentou nos finais dos anos 80. Entre 1985 e 1989, o numero de consumidores de drogas hospitalizados era 5 vezes maior que no inicio dos anos 80, mas os responsáveis da Stigma acreditam que a maioria dos consumidores de drogas não procura ajuda. Das 34 pessoas seropositivas ou com SIDA que foram registadas duas delas eram consumidores de drogas.
Situação política e legal.
Os artigos 245 e 246 do Código Penal Jugoslavo, que tem sido a directriz da política repressiva contra o consumo de drogas na Eslovénia, são objecto de oposição por parte da Liga Anti-Proibicionista da Eslovénia, e mais tarde da Stigma, tentando estabelecer um dialogo entre os políticos e os cientistas.
Situação nas prisões
Não existe nenhuma declaração da Liga Anti-proibicionista ou da Stigma a este respeito.
Redução de riscos e medidas preventivas em relação à SIDA
Existe um programa de substituição por metadona no hospital psiquiátrico Vojnik. Após ter sido proibido durante vários meses, apenas podem usufruir do programa ao mesmo tempo dois toxicodependentes, de qualquer modo os pacientes podem obter a metadona nos seus médicos locais por recomendação do hospital. A Stigma apoia a substituição por metadona, e desde 1991 que um grupo de pessoas em manutenção com metadona, que são membros da Stigma, começaram a reunir-se em Ljubljana. A criação de um grupo com base na inter-ajuda estava planeado para o fim de 1991/92. A Stigma também trabalha em programas de troca de seringas em Ljubljana, Koper e Maribor, assim como em serviços de aconselhamento sobre práticas seguras e redução de riscos relativamente à SIDA/HIV, orientados para os consumidores de drogas
Grupos de inter-ajuda
No final de 1988, alguns estudantes e cientistas fundaram a Liga Anti-Proibicionista da Eslovénia, que foi a precursora da Stigma - Help, Self-Help, Information and Advice in Drugs and AIDS, tendo esta ultima sido fundada em 1990. A Stigma tenta promover as iniciativas de inter-ajuda e contactar com os meios locais das drogas. Existem também contactos próximos com o E.1.G.D.U.
Database
Antiprohibitionist League of Slovenia, Maribor; Stigma - Help, Self-Help, Information and Advice in Drugs and AIDS, Ljubljana.
Tradução do texto disponível no Drugtext website, © mario lap, fdphr.
Publicado com o consentimento da DrugText.
[MAP] [Principal] [Países]
[Indice de Secção] [Email]
[Indice de Artigos]
97/12/27