O Kava é uma bebida produzida a partir das raízes da Piper Methysticum. É consumida em algumas ilhas do Pacifico, e desde 1981 é também usada em Arnhemland, na Austrália.
É uma droga suavemente estimulante, produzindo euforia; em doses maiores provoca o relaxamento dos músculos e eventualmente actua como sedativo. (Nota 76)
No inicio as conversas tidas sobre o seu efeito, decorrem fluentemente e de uma forma suave, a audição e a visão são aguçadas, tornando-se possível a percepção de tonalidades subtis no som e na visão.
O Kava suaviza o temperamento. O consumidor nunca se torna colérico, desagradável, briguento ou barulhento, conforme acontece com o álcool...
Contudo, quando o consumo é excessivo, os membros ficam cansados, os músculos parecem que já não respondem ás ordens vindas do cérebro, o caminhar tornasse vagaroso e instável e o indivíduo parece parcialmente inebriado. Nestas circunstancias ele sente que necessita de se deitar.
Os seus olhos vêm os objectos presentes mas nesta situação, os indivíduos, não conseguem ou não querem identifica-los precisamente. Os seus ouvidos também percepcionam sons sem que eles seja capazes ou o queiram compreender o que ouvem
O indivíduo é desgastado até à exaustão e sente, acima de qualquer outra coisa, a necessidade de dormir. É dominado pela sonolência e finalmente deixa-se dormir. (Nota 77)
Foram efectuadas as seguintes alterações em relação ao original traduzido:
- a introdução de uma ilustração da Banisteriopsis caapi
Tradução do texto disponível no Drugtext website.
Publicado com o consentimento da DrugText.
Julho de 1997