Você sabe o que é
CONSTRUTIVISMO?
É a proposta da Escola Anjinho e São Lucas para que o seu filho se torne um arquiteto do próprio saber.
A Escola de Ensino Fundamental São Lucas e a Escola de Educação Infantil Anjinho adotam os princípios pedagógicos da perspectiva Construtivista. E é muito importante que Pais e Mães a entendam com clareza, para que possam descobrir, juntamente conosco, porque este é o melhor ensino que o seu filho pode receber.
Da teoria à sala de aula
A pesquisadora Emília Ferreiro contribuiu para deslocar o foco de atenção dos estudos do "como se ensina" para "como se aprende", uma postura diferente da pedagogia tradicional, que concebe um ser desprovido de qualquer conhecimento sobre a escrita até os seis ou sete anos. A criança se coloca problemas, constrói sistemas interpretativos, pensa, raciocina e inventa, buscando compreender esse objeto social particularmente complexo que é a escrita, tal como ela existe em sociedade.
Com a psicóloga e educadora Ana Teberosky, as idéias construtivistas atingiram maior viabilidade de aplicação. Com a participação de Emília Ferreiro, Ana se apropriou das idéias e Piaget e do russo Lev Vyagotsky (outro autor de grande importância para o construtivismo) para fazer uma adequação desses estudos à sala de aula.
O Papel do Professor
Ao professor, cabe argumentar com clareza, mostrando domínio sobre o conteúdo e não sobre o aluno. Crescer com ele. Ensinar aprendendo... e aprender ensinando, apara aprimorar seu conhecimento.
O relacionamento entre professor e o aluno é horizontal. As crianças chamam o professor pelo nome. Essa postura no relacionamento estimula o estudante a argumentar com o professor, mesmo sabendo que este sabe mais, e garante respeito às pessoas dentro e fora da escola.
Na busca de resultados, o papel do professor é único e consiste em organizar situações de aprendizagem para desafiar o aluno a elaborar um novo conhecimento. No construtivismo, o objetivo não é acertar, mas conhecer e entender o processo do acerto ou erro, não esquecendo de discutir os diferentes resultados..
Uma educação voltada para o futuro
Quem simplesmente decora não questiona não transforma, não vai além. Aprender não é decorar fórmulas. É formular raciocínios. Uma Educação voltada para o futuro deve incentivar o entendimento e a interpretação a partir das próprias experiências e concepções do aluno, fazendo com que o processo de aprendizagem ocorra de dentro para fora de sua cabeça. Aprender é exercer a criatividade . É encontrar, por si próprio, respostas para os seus questinamentos.
Origens do Construtivismo
Na linha histórica inicial desta proposta está o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que analisou o desenvolvimento humano até a adolescência, dividindo-o em quatro estágios mentais, como segue: