S.S. XIV DALAI LAMA
 
MUDANÇA INTERIOR
Curitiba - Abril de 1999 
  
Existem dois tipos de espiritualidade: a espiritualidade ligada a uma fé religiosa e outra que independe de fé religiosa. É a respeito desta segunda que estamos falando. Esse segundo tipo de espiritualidade se baseia em valores universais.
A verdadeira compaixão é aquela que deriva da compreensão genuína da unidade e igualdade entre os seres. Se eu entendo que o propósito de todos os seres é a felicidade, sei que todos tem direito à ela. E quando vejo alguém tendo esse direito violado, não fico indiferente. Este é o verdadeiro sentido da compaixão.
A "compaixão" por entes próximos não é a compaixão verdadeira, porque normalmente está relacionada com o apego que temos por essas pessoas e condicionada ao fato delas corresponderem às nossas expectativas. Uma vez que elas nos frustram, cessa totalmente nosso sentimento de compaixão, que pode muitas vezes se reverter em ódio ou mágoa.
Um obstáculo ao desenvolvimento da compaixão é o apego excessivo ao amigo e aversão aos inimigos. Quando nós criamos essa polaridade nos nossos relacionamentos, deixamos de ver as pessoas com equanimidade, que é a base da compaixão. Aquele a quem nós chamamos "inimigo" é o professor nos dando lições de (desenvolvimento de) tolerância e compaixão, independente de qual seja a motivação. Para exercitar a paciência, temos de ficar diante de situações difíceis. Ninguém aprende a ser paciente entre amigos ou em situações agradáveis e confortáveis.
Cultivar a tolerância e a compaixão não significa se curvar diante do inimigo. Significa não deixar a raiva tomar conta, porque ela anula nossa capacidade de discernir entre ações construtivas e ações destrutivas
Não acredito que uma mudança no calendário possa mudar a vida das pessoas. É certo que a humanidade está amadurecendo e o nível de consciência vem aumentando, mas somente aqueles que estiverem fazendo seu trabalho de transformação pessoal, é que se beneficiarão disso. As pessoas que não estiverem fazendo seu esforço pessoal, continuarão tendo que lidar com as mesmas questões e terão os mesmos obstáculos de hoje.
A humanidade vem atravessando décadas de violação dos direitos humanos. Então as pessoas não devem ter as expectativas de que as mudanças aconteçam da noite para o dia. Mas temos que perseverar, porque é o único caminho.
     
 
 
voltar
  
 
   1