Índice

Index
****************

Introdução
****************

A História da Pesquisa
****************

Das Populações Pré-históricas da Ilha de Santa Catarina
****************

Terminologias e Convenções para o Estudo da Arte Rupestre
****************

As Possibilidades de Estudo do Material Rupestre
****************

Análise Comparativa
****************

Descrição do Material Rupestre da Ilha de Santa Catarina 
****************

Análise e Documentação
****************

Os Sítios de Arte Rupestre
****************

Considerações Finais
****************

Referências Bibliográficas
 

 Ilha do Arvoredo

Localizada a 27º17’10" de latitude sul e 48º21’58" de longitude oeste, a Ilha do Arvoredo é uma reserva protegida pelo IBAMA, onde qualquer trabalho a ser realizado requer prévia autorização. Mesmo assim, em virtude da falta de recursos para manter fiscais no local, presenciamos em uma das idas ao local, vários mergulhadores e barcos pesqueiros na ilha. 

É um local rico em recursos sub aquáticos. Possui uma vegetação densa e exuberante, tornando difícil a caminhada em alguns pontos. A princípio tem-se dois sítios, ambos no lado noroeste.

As inscrições, em sua maioria estão em bom estado. No sítio Nº 1 o que se tem é um grande painel, apelidado pelos pescadores de letreiro. Trata-se de um complexo conjunto de gravações que misturam figuras antropomórficas, círculos, séries de pontos, séries de bastonetes, linhas em ziguezague, linhas paralelas em ziguezague formando losangos preenchidos com círculos, uma figura radial e um quadrilátero. Para facilitar o registro, o painel foi dividido em cinco setores.

Neste mesmo sítio, distante não mais que 6 m ao norte do painel (letreiro), aparece um petroglifo composto de linhas em ziguezague associado a uma série de pontos em estado de vestígio e, finalmente, distante aproximadamente 10m ao sul do letreiro, há uma pequena série de pontos. 

O segundo sítio encontra-se distante 60 a 80 metros mais ao sul do letreiro. É composto por uma rocha de aproximadamente 1,5 m de largura, porém, dividida em 3 setores. Na parte frontal, há uma inscrição de linhas paralelas em ângulo obtuso, associada a um motivo complexo de curvas, círculos e linhas, dispostos a direita do motivo. Esta inscrição se prolonga para a lateral da rocha, formando outro motivo do lado esquerdo, de onde saem, a partir do motivo frontal, linhas em ziguezague. Na parte superior da pedra há um conjunto de linhas paralelas entrelaçadas muito apagadas (quase imperceptíveis) e uma área em depressão oval, que apresenta diferenciação na coloração em relação ao resto da rocha  - esta superfície poderia ter sido usada como alguma espécie de moenda. 

A técnica utilizada foi, exclusivamente, o polimento. A profundidade dos sulcos raramente ultrapassa 1 mm. A principio, neste painel há 9 áreas de sobreposições, mas que pouco esclarecem a respeito de possíveis níveis de ocupação rupestre.

Ao todo são 84 símbolos gravados. As variações de círculos formam o elemento predominante (55 repetições), vindo em segundo a série de pontos ou variações de pontos para bastonetes (8 repetições).

Painel do Letreiro - Setor A.
Ilha do Arvoredo.

[Ponta das Canas][Ingleses][Santinho][Ilha das Aranhas]
[Prainha (Barra da Lagoa)][Galheta][Caminho dos Reis][Mole][Joaquina (extinto)]
[Ilha do Campeche] [Armação (extinto)][Pântano do Sul][Solidão]
[Naufragados][Ilha dos Corais]


 
 
 
 
 
 

Ilha do Arvoredo no Banco de Dados

1