Comemorações dos 500 Anos da Descoberta do Brasil

AQUI NASCEU O BRASIL

Estamos nos aprestando para as comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil. Obviamente as festividades comemorativas dos cinco séculos de brasilidade terão de se estender de Porto Seguro - BA a São Vicente. Se lá o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, aqui, na Baixada Santista, na região de São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão, consumou-se a posse e todo início da nacionalidade. A vila de São Vicente foi a legítima primeira capital brasileira.

Em Bertioga deu-se o encontro de Martim Afonso com Tibiriçá, antes de chegar em São Vicente, garantindo a saída do Bel. Mestre Cosme Femandes, para evitar resistência à sua chegada e um possível confronto sangrento. Em Guarujá, na hoje conhecida praia do Góis, deu-se a chegada e a proteção da Armada colonizadora.

Em Cubatão registrou-se o histórico encontro de Martim Afonso, João Ramalho e Tibiriçá, e, através de Piaçaguera deu-se todo o acesso às fundações e às conquistas no planalto. Em Santos, aconteceu a grande implantação da primeira indústria, através dos engenhos de cana-de-açúcar.

A região metropolitana da Baixada Santista foi grande empório abastecedor das Armadas e das Bandeiras, com sua pecuária e sua agricultura, pioneiras em solo brasileiro. Em suas plagas, Brás Cubas fundou a 1ª Santa Casa de Misericórdia em solo brasileiro. Daqui partiu a grande evangelização do século XVI, sob a liderança cristã de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Leonardo Nunes.

Em São Vicente, Martim Afonso de Souza realizou, a 22 de agosto de 1532, a primeira eleição nas Américas, para a formação do 1º Conselho Vicentino, e sua Câmara, a 9 de setembro de 1542, promulgou um termo instituindo a primeira milícia brasileira, formada por colonos, índios e reinóis. Aqui circulou a primeira moeda de ouro do Brasil, sob a denominação de "São Vicente".

A região foi precursora de toda organização administrativa da nacionalidade. Por tudo isso, e muito mais, podemos afirmar que aqui nasceu o Brasil econômico! Aqui nasceu o Brasil político! Aqui nasceu a Pátria brasileira!

E se aqui nasceu o Brasil, parece-nos óbvio que aqui se deverão realizar muitos eventos comemorativos dos 500 anos de brasilidade no ano 2000!

Fernando Martins Lichti - Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e membro da Comissão Oficial Nacional para os festejos comemorativos dos 500 anos da Descoberta do Brasil.

fonte: Jornal A Tribuna - Santos

 


História de São Vicente

Fundador: Martim Afonso de Souza

Data de Fundação: 22 de janeiro de 1532

Títulos:

“Cidade Monumento da História Pátria” Cellula Mater da Nacionalidade, pela lei Federal no 4603 de 23 de março de 1965, publicara em Diário Oficial da União de 23/03/65.

 

Primeira Cidade Organizada no País, Capital dos Paulistas por 177 anos, conhecida como Berço da Democracia Americana por ter constituído a Primeira Câmara Municipal nas Três Américas.

Elevação à Vila: 22 de Janeiro de 1532

Elevação a Município: 29 de outubro de 1700

Elevação à Comarca: 23 de setembro de 1961

Estância Balneária: Lei Estadual 1352 de 7 de julho de 1977

População Residente: 268.732 habitantes (Censo 1991/IBGE - dados preliminares)

 

BREVES ASPECTOS DA HISTÓRIA DE SÃO VICENTE

O nome São Vicente aparece assinalado em mapas desde 1.502, designando nas primeiras décadas após o descobrimento, ora a Ilha, ora o rio, ora a povoação da Ilha. É difícil afirmar a data exata da fixação dos primeiros portugueses nestas plagas. Fato conhecido, no entanto, é que em 1532, Martim Afonso de Souza faz erigir à condição de Vila, o Povoado então existente.

Fundada oficialmente a 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso de Souza, a Vila de São Vicente, a 1ª do Brasil, já existia desde 1502, data em que passou pela Vila o navegador Américo Vespúcio, em direção a Cananéia , levando o Bacharel Cosme Fernandes.

Mais tarde, o Bacharel retornou à Vila de São Vicente e realizou obras importantes, tornando-se um líder do local.

Em 1516, chegou à Vila o Capitão Pero Capico, transformando São Vicente na sede da Administração da Costa Brasileira, até 1526, quando foi substituído por Antonio Ribeiro.

Antonio Ribeiro promoveu grandes transformações em São Vicente, o que propiciou um grande desenvolvimento no local.

Martim Afonso, ao chegar à Vila de São Vicente, expulsou de volta para Cananéia o Bacharel Cosme Fernandes, fundando oficialmente a Vila e criando a primeira Câmara das Américas. Também na Vila se instalou o primeiro Judiciário.

São Vicente , com seus engenhos de açúcar, foi precursora da agricultura e da indústria, e abrigou o primeiro empório marítimo da costa, conhecido na Europa antes mesmo da chegada de Martim Afonso.

De São Vicente saíram expedições para o interior do Brasil, inclusive a que fundou São Paulo.

 Pouco propícia à agricultura, em decorrência da baixa fertilidade de seu solo, São Vicente consolida-se desde seus primórdios, como polo portuário e comercial, servindo de ponto de abastecimento para os exploradores do Prata e de fornecimento de escravos indígenas.

Há grande controvérsia sobre a localização do porto vicentino. Alguns supõem que se situava, já naqueles tempos, na atual entrada do Porto de Santos e não próxima à Vila de São Vicente. De qualquer forma a outra extremidade da Ilha se mostrou mais próspera que o sítio original de ocupação, a tal ponto que Brás Cubas em 1553, ao empreender a construção da Santa Casa de Misericórdia, consolida e marca a fundação de Santos.

Com o arrefecimento do mito do Eldorado, as expedições em direção ao Prata se tornam mais raras, e o precoce desenvolvimento de Santos e São Vicente fenece ao longo dos ciclos econômicos da cana-de-acúcar e da mineração.

A decadência da atividade mineradora reativa, em São Paulo e no litoral, a atividade agrícola, sobretudo a cana. A descoberta da alta produtividade das terras do meio oeste paulista (inicialmente usados para o plantio da cana-de-açúcar) , estimula novamente as atividades portuárias de Santos, propiciando o desenvolvimento da Ilha e região.

 

voltar à página principal


São Vicente em letra artísitca (gif - 12 k)

página em construção por Simone Schumacher Vaz Cid e Emilio Cid


sugestões, contribuições ou informações:

R. XV de Novembro, 165 - 11.310-400 - São Vicente - SP - Brasil

telefax (013) 468 2750 ou por e-mail


Ajude-nos a divulgar esta página. Envie o nosso endereço aos seus amigos, apenas clicando AQUI.

Obrigado !



This page hosted by GeoCities Get your own Free Home Page

 

 

1