Nos anos 70 uma província de irmãos maristas da Colômbia estavam muito preocupados com a renovação de sua província pois não havia mais jovens irmãos entrando na congregação. Os jovens do lugarejo não se preocupavam mais com Deus e o que realmente significava ser cristão. Viviam alienados pois se deixavam levar por valores consumistas divulgados pelos meios de comunicação.
Os irmãos preocupados com isto no ano de 1976 ficaram planejando um movimento que buscasse está renovação uma Renovação Marista ( daí o nome REMAR ) . E em 1977 surgiu a primeira caravela de REMAR . Naquele lugar este movimento se desenvolveu bem, talvez pelo fato do lugar não ter contato com o mar e dessa forma os jovens buscavam um coisa que talvez não conhecessem se sentiam atraídos pelo movimento que tinha todo um linguajar que envolvia instrumentos marítimos e símbolos relacionados com o navegar e o envolver do mar. Mas o que mais marcava, na verdade era forma jovem de levar a vida com alegria e entusiasmo sabendo estar com Deus e a figura de seu filho Jesus Cristo.
O movimento cresceu e ganhou outros países da América Latina como: Venezuela, Argentina, Paraguai, Costa Rica; e outros como Austrália, Grécia e hoje se espalha pelo mundo. Chegou ao Brasil em 1983 graças ao irmão Joaquim Sperandio que fundou na cidade de Jarágua do Sul. A proposta do movimento é ousada e com lemas fortes que desafiam o jovem e acima de tudo buscam com que ele tenha uma nova visão do mundo a sua volta afim de que ele possa escolher seus caminhos para contribuir para um mundo melhor e mais justo.
O movimento funciona num processo de caminhada que chamamos de travessias. Cada travessia tem a duração de um ano onde o jovem deverá buscar os valores e os objetivos de cada travessia que tem cores estabelecidas com um significado específico para cada uma delas. São estas:
Vermelha : É a primeira travessia e determina a formação do grupo que chamamos de caravela onde está recebe um nome que irá levar até o fim da terceira travessia com este nome, que identificará o grupo e a caminhada do grupo. Para isso é feito o embarque da Caravela onde depois disto não poderá entrar novos integrantes na Caravela.
Tem como objetivo : "Ao terminar a travessia a caravela deve conseguir um crescimento e integração para uma melhor vivência dos valores evangélicos". É a etapa do SER buscando o conhecimento próprio e o crescimento interior. Tem como lema : "Em REMAR perdeste o direito de ser medíocre". Tem como valores principais: Entrega e Tenacidade.
A travessia é finalizada com a experiência de porto que neste período se chama: Escola de Líderes. Um curso onde o jovem irá buscar ser um líder através dos valores cristãos que teve durante a travessia.
Azul : É a travessia da tranqüilidade onde a caravela formada na primeira travessia busca novos valores. É a etapa do SER-COM da socialização com outras pessoas e com a convivência humana.
Tem como objetivo: "Ao terminar a travessia os jovens terão assumido, com maior consciência, seus compromissos cristãos". Tem como experiência de porto o Acampamento Missão que é o trabalho durante uma semana feito em uma comunidade carente sem compromisso nenhum onde se buscará melhorar a realidade daquela comunidade.
O lema da travessia é: "Cristos jovens para a América Latina".
Tem como valores espirituais a lealdade, a simplicidade e a profundidade de vida.
Amarela : É a última travessia que demonstra a maturidade do grupo onde este já alcançou um nível de amadurecimento onde me identifico com um compromisso. É a etapa do SER EM SITUAÇÃO. Tem com objetivo: "Ao terminar a travessia o jovem terá a capacidade de assumir sua missão de serviço ao Reino em sua missão específica". O compromisso com a ação progressiva e com a busca da mudança estrutural da sociedade e enviado da Igreja..
Tem como última experiência o Retiro Projeto de Vida onde determinarei os caminhos a seguir após o término do REMAR, deixando escrito para os outros que virão o que projetei e o que tentarei alcançar.
O lema é: "Comprometidos com a igreja". Tem como valores : a alegria, a irradiação e a lucidez.
Estas travessias determinam toda a caminhada do movimento e ao fim delas e feita uma cerimônia onde é feita a entrega dos Timões símbolo que o remeiro usará, sempre que se julgar merecedor, mostrando que pertence ao movimento e que travessia já concluiu.
O grande lema no movimento é : "Só os valentes optam". Pois só aqueles que tem coragem e buscam um mundo melhor é que tem condições de mudar alguma coisa . Para isso nos apoiamos em nossos símbolos que são
O movimento procura através de encontros semanais feitos na caravela discutir assuntos e desenvolver trabalhos de acordo com objetivo de cada travessia e as metas estabelecidas dentro da caravela para isso cada reunião tem uma ata chamada Diário de Bordo que ajudará a ver o andamento da caravela e as metas alcançadas.
Nem tudo é fácil quanto parece, é necessário saber contornar os problemas e as dificuldades que o grupo encontra no caminho sem nunca perder de vista o grande ideal que é Cristo e um mundo melhor para todos.
Existem outras pages do movimento não deixe de conferir. Temos um outro movimento que caminha junto conosco que é o EDA, conheça-o também !!!!!