Desemprego e racismo no mundo

 

(Do livro: Geografia – "O homem no espaço global", Elian Alabi Lucci, Ed. Saraiva, São Paulo, 1998, pág.238 e 239)

"O desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas do século XX intensificou as disputas no mercado internacional. Com as novas formas de produção de mercadorias incorporadas ao sistema industrial e a informatização do sistema financeiro, dos serviços bancários e comerciais, as atividades econômicas estão absorvendo cada vez menos trabalhadores, especialmente os de baixa qualificação profissional.

Nos países ricos, o índice de população desocupada tem sido preocupante. Mas a longo prazo, para os países pobres que ainda mantém um índice de crescimento populacional elevado, o horizonte é muito mais limitado. Hoje o mundo subdesenvolvido deposita grande parte de suas expectativas na possibilidade de atrair investimentos de grandes empresas multinacionais para absorção e seus trabalhadores e dinamização de suas economias. Porém, essa não é mais a tendência dos investimentos multinacionais.

A perda de postos de trabalho deverá intensificar-se nas próximas décadas, tanto nos setores industrial e agrícola, como no setor de serviços. E será determinante para que as populações marginalizadas do progresso tecnológico nos países subdesenvolvidos busquem novas esperanças nos países de economia mais estável, ampliando os fluxos migratórios já intensos no mundo contemporâneo.

A extensão da pobreza e a falta de perspectiva na terra de origem levaram milhões de pessoas a migrarem. No entanto, a intensificação das migrações ocorreu num momento em que o mercado de trabalho também tornava-se restrito no mundo desenvolvido.

Na Europa, principalmente, o índice de desemprego atingiu patamares bastante altos.

No mundo desenvolvido muitos dos que ficam desempregados não conseguem colocação dentro da mesma qualificação profissional do emprego anterior. Assim boa parte dos trabalhos tradicionalmente realizados pelos imigrantes passa a ser disputada pelas populações de origem local, restringindo ainda mais as opções que sempre estiveram abertas aos que vinham de fora. Tal fato contribui muito para a ampliação dos conflitos sociais entre os imigrantes e as populações nativas" .

1