COMPORTAMENTO

ENTREVISTA COM DRAUZIO VARELLA - "Foi num banco da Principal praça de Parati (RJ), numa manhã ensolarada de domingo, 3 de agos-to, que aconteceu a entrevista que se reproduz a seguir. No dia encerrava-se a primeira Feira Literária da cidade, da qual Drauzio Varella era um dos escritores convidados. A conversa foi relativamente curta, mas aguda. De maneira pausada e tranqüila Drauzio criticou a Igreja Católica de forma contundente, disse que mudou de posição em relação à legalização das drogas e que hoje a defende, elogiou José Serra e repetiu por algumas vezes que sem controle efetivo de natalidade não há solução para o Brasil." (Revista Forum, nº 12, 2003) - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

ENTREVISTA COM O SENADOR JEFFERSON PERES - "Aos 70 anos (agora está com 71, completados em 19 de março) pediu a palavra e fez um discurso com frases como "chegou a hora da verdade, não é possível continuar com política do mais do mesmo", para defender a legalização das drogas como alternativa para acabar com o narcotráfico. Seu discurso não veio acompanhado de um projeto de lei ou de outra proposta institucional, até porque Jefferson Peres não avalia que o Brasil deva legalizar as drogas sem que outros países façam o mesmo, mas é inaugural em relação ao tema no Senado da República. E surpreende porque foi feito, sim, por um senador corajoso, mas que ao mesmo tempo é originário de um Estado com características provincianas." (Revista Forum, nº 12, 2003) - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

SAINDO DAS SOMBRAS - "Hélio Schwartsman, jornalista do jornal 'Folha de São Paulo" diz que o país tem de buscar outras respostas para essa questão (das drogas) e conclui: 'Pode ser que eu esteja absolutamente enganado, mas acredito na tese de que as drogas respondem por boa parte da violência gerada pelo crime organizado. E evidente que, se não existissem entorpecentes lícitos, as quadrilhas continuariam existindo, só que se dedicando a outras atividades delituosas. Ainda assim, acho que o tráfico está entre as mais rentáveis - e menos expostas - das especialidades criminais.( ... ) Nos interstícios dessa ampla estrutura, surge espaço para a corrupção de autoridades, contrabando de armas e de produtos químicos que serão usados no processamento da droga. Em termos estritamente lógicos, a saída para minorar o problema da violência associada ao narcotráfico é a legalização das drogas. Perceba o leitor que não estou falando em descriminalizar ou ser tolerante para com os usuários, mas de legalização mesmo. Maconha, cocaína e heroína seriam tributados como bebidas alcoólicas e cigarros e poderiam ser vendidos em pontos específicos,( ... ) No dia em que as drogas estiverem legalizadas, o poder do traficante não será maior do que o do dono de botequim.' - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

DIGA NÃO ÀS DROGAS!!! - Texto com muito humor de Luiz Fernando Veríssimo: "Lembro que cheguei na loja e pedi: - Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano. Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... "Banda Eva", "Cheiro de Amor", "Netinho", etc. Com o tempo, meu amigo foi oferecendo coisas piores: "É o Tchan", "Companhia do Pagode", "Asa de Águia" e muito mais. Após o uso contínuo eu já não queria mais saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer a bunda como eu nunca havia mexido antes, então, meu "amigo" me deu o que eu queria, um Cd do "Harmonia do Samba" - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

ENTRE O RUIM E O HORRENDO: Os males da liberalização das drogas são menores que os da sua proibição - do filósofo Rubem Alves: "Mas tenho a impressão de que, quantitativamente, os danos da bebida, no Brasil, em termos de crimes, violência, desastres automobilísticos, doenças, são maiores que os danos das drogas. O fumo é também droga mortal. Só que seus efeitos são retardados e ninguém leva a sério as advertências do Ministério da Saúde... As drogas, liberadas, são um mal pessoal, médico, psicológico. Não liberadas, são um mal pessoal, médico, psicológico, acrescido de crime e da corrupção da vida pública." - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

NÃO ADIANTA PROIBIR - Por Gianni Carta: "Se a guerra às drogas está perdida, a solução pode ser legalizá-las." (Revista "Carta Capital", 04/07/2001)- CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO:

ENTREVISTA COM SONINHA - Na Revista Forum: "Quem pensa que essa moça delicada, com cara de menininha, está assustada com a repercussão de suas declarações a respeito de fumar maconha, engana-se. Ela está enfrentando a polêmica com tranqüilidade budista" - CLIQUE ABAIXO PARA TER ACESSO AO TEXTO COMPLETO: