ÁREA DE SOCIEDADE E CULTURA - ETFSP
TEXTOS SOBRE O REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Dois Textos do Site Humanismo e Democracia :
- Emprego e trabalho: a persistência das ilusões - de Levi Bucalem Ferrari:
"A tecnologia desemprega, já não pode haver dúvidas (Marx e Keynes o previram). Ao mesmo tempo, fugir dela é manter a produção a custos crescentes. A estas duas características centrais da revolução tecnológica somam-se a excessiva oligopolização da atividade econômica, o predomínio do capital financeiro sobre o produtivo, o predomínio do mercado sobre a fábrica e o enfraquecimento dos Estados nacionais. Como conseqüências temos, o desemprego estrutural, o enfraquecimento do poder de barganha da classe operária e, de lambuja, a maior submissão dos países periféricos aos centrais e às empresas multinacionais."
- Revolução tecnológica e Estado - de Levi Bucalem Ferrari:
"O Estado verdadeiramente moderno é causa e efeito da maior valoração social dos conceitos de democracia e cidadania. As novas relações sociais farão da democracia reinvidicação social e contra-ponto à barbárie, uma vez que, no "modo de produção tecnológico" somente um Estado democrático pode assegurar à população seus direitos, seja porque ela permanece como mão-de-obra em disponibilidade como sugere André Gorz, ou seja simplesmente porque direitos de cidadãos têm que ser garantidos pelo Estado de alguma maneira, como já propunha Norberto Bobbio."Reestruturação Produtiva e Desafios de Qualificação: Algumas Considerações Críticas - de Angela Beatriz Scheffer Garay:
- No Site da Revista Eletrônica de Administração (UFRGS)
"Talvez o resultado mais visível desses anos de atuação da atual reestruturação produtiva seja o golpe dado ao movimento sindical, em todo o mundo. A adoção de políticas neoliberais e a aceitação das novas regras do jogo, resultou na solidão e abandonado dos trabalhadores, e na perda de rumos do movimento sindical.
Entretanto, os últimos anos parecem indicar mudança nessa trajetória suicida. Um tanto tardia, é verdade, talvez demasiadamente. Particularmente em '96, o movimento sindical, em vários países, vem despertando do seu letárgico sono, impulsionado pela queda da máscara do discurso da participação nas empresas, e por formas de resistências e lutas, geralmente à margem da política das grandes centrais, que envolvem dissidências e outros atores sociais."Reestruturação Produtiva e Resistência dos Trabalhadores nos anos 90 - de Maria Carmela Buonfiglio:
- No Site da Revista "Política e Trabalho" (Universidade Federal da Paraíba)
"Talvez o resultado mais visível desses anos de atuação da atual reestruturação produtiva seja o golpe dado ao movimento sindical, em todo o mundo. A adoção de políticas neoliberais e a aceitação das novas regras do jogo, resultou na solidão e abandonado dos trabalhadores, e na perda de rumos do movimento sindical.
Entretanto, os últimos anos parecem indicar mudança nessa trajetória suicida. Um tanto tardia, é verdade, talvez demasiadamente. Particularmente em '96, o movimento sindical, em vários países, vem despertando do seu letárgico sono, impulsionado pela queda da máscara do discurso da participação nas empresas, e por formas de resistências e lutas, geralmente à margem da política das grandes centrais, que envolvem dissidências e outros atores sociais."Acumulação Flexível, Toyotismo e Desregulamentação do Direito do Trabalho - de Alexandre Luiz Ramos (Professor de Direito do Trabalho da UFSC e Juiz do Trabalho - e-mail: alramos@ccj.ufsc.br) :
"O Direito do Trabalho está passando atualmente por um profundo processo de desregulamentação. Tal fenômeno, sentido intensamente no ordenamento jurídico trabalhista, tem suas raízes fora dele, ou seja, na alteração do modo de acumulação de capital e, por conseguinte, na do modo de produção. As revoluções operadas na Administração e na Economia são determinantes para a desregulamentação da legislação trabalhista, de forma que é preciso entendê-las e contextualizá-las para que se possa entender aquele fenômeno."
Toyotismo e Microeletrônica - Revista "De Fato"-CUT-1993
As causas do desemprego- Paul Singer - artigo no Jornal "Folha de São Paulo, 29/03/1999: "... cada vez que o avanço tecnológico elimina determinado número de postos de trabalho, é necessário que assalariados, empresas e/ou governos ampliem seus gastos de modo a gerar um número equivalente ou maior de novos postos de trabalho."
Esquema das três Revoluções do Capitalismo - Revista "De Fato"-CUT-1993
Auge y crisis del neoliberalismo - Texto em espanho do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) / aborda também a Reestruturação produtiva - zip
Reestruturação produtiva e fordismo - Barbara, Sandra e Paula - alunos da ETFSP(zip)
Mundo do trabalho e sindicato na era da reestruturação produtiva- Ricardo Antunes
Programa de formação em Reestruturação Produtiva - CUT
Reestruturação Produtiva e Fordismo - Caio, Helena e Cristina - alunos da ETFSP(zip)
Reestruturação e Desemprego- Vicente Paulo da Silva (presidente da CUT)
GLOSSÁRIO - Termos da Reestruturação Produtiva- Da revista "De Fato" (CUT)
Textos de revistas - Compactados em ZIP
Exemplos de reestruturação produtiva - Compactados em Zip
Textos oriundos de palestras- Compactados em Zip
O trabalho e os dias - A Autonomia do Trabalhador e a Redefinição do Trabalho- Clóvis Gorgônio de Amorim Júnior
Gestão Participativa: democratização x cooptação - Monica de Carvalho e Silva
Novas Tecnologias, velhos cismas - Henrique Luiz Cukierman
A revolução que não houve - Ánthropos e Téchne -Breve fábula sobre o trabalho no mundo moderno - Henrique Luiz Cukierman
Apostila de Estudos Regionais - no item "Estudos Regionais" - Está disponível apostila com textos sobre globalização, reestruturação produtiva e neoliberalismo