CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Ao longo do ano letivo de 1998, as atividades realizadas no Núcleo de Tecnologia Educacional - 08 foram bastante positivas, uma vez que estas, partiram das necessidades básicas das comunidades envolvidas. Além do mais, a equipe das multiplicadoras do NTE 08 contagiadas pelo espírito crítico reflexivo e preocupadas com a melhoria e qualidade do processo ensino- aprendizagem, buscou integrar as questões teóricas e práticas de forma criativa conduzindo o trabalho pedagógico numa vertente dialógica e transformacional.
A proposta de trabalho no NTE 08, foi estruturada em três momentos: primeiro a sensibilização envolvendo as escolas contempladas pelo Programa de Informática Educativa promovido pelo Ministério da Educação e Cultura, o segundo orientação pedagógica aos diretores e coordenadores para elaboração do projeto Pedagógico de Informática Educativa das Escolas e o terceiro a capacitação dos professores.
A nossa meta, de outubro a novembro de 1998, era capacitar 120 educadores divididos em três turmas conforme a cidade de atuação dos docentes. O Módulo I, constituído de 40 horas trabalhamos com três turmas, perfazendo um total de 123 participantes. As atividades aconteceram da seguinte forma: Fundamentação teórica a partir de estudo e análise de textos ressaltando os aspectos estruturantes da escola pública e a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, como também a necessidade da mudança de posturas e atitudes do corpo docente e discente , sugestões e desenvolvimento de atividades pedagógicas (projetos, artigos e jornais) envolvendo os aplicativos (Microsoft word, Paint, Word Art, Scanner e impressoras). O Módulo II, com carga horária de 40 horas, foi desenvolvido apenas com a turma de Barreiras, ficando às outras turmas para o ano de 1999, conforme orientações da SEC/BA. As atividades neste módulo enfatizaram a análise de softwares, pesquisas com o auxílio da Internet , construção de gráficos e análise dos mesmos no aplicativo Microsoft Excel e apresentação sintética, através de slides, das idéias discutidas pelo grupo, utilizando o PowerPoint.
As turmas que participaram desta primeira experiência, demonstraram muito interesse, vontade e habilidades em apontar alternativas para viabilizar a implantação do Programa de Informática Educativa nas escolas públicas.