Origem da Ordem DeMolay
Em um acidente de caçada, um jovem necessitou de ajuda e apoio moral; um serviço social de jovens diretores sonhava em orientar crianças e adolescentes sobre os princípios de uma vida correta. Estavam ai os objetivos imediatos que guiaram a fundação da Ordem DeMolay.
O acidente de caçada aconteceu em 1919 em Kansas City, Missouri (EUA) e deixou sem pai uma família na qual Louis Lower pertencia. Depois de acontecido o jovem procurou Frank Sharman Land, que então contava com 28 anos de idade e era diretor do departamento de serviço social do Rito Escocês em Kansas City, a procura de uma palavra amiga.
Frank Land era amigo do pai de Louis e, então conseguiu-le um emprego. Depois de freqüentes conversas com Louis, Frank concluiu que outros jovens deveriam estar desejosos de atenção paternal, independente de terem ou não pai vivo. Isto indicou a necessidade de uma nova organização juvenil uma que suprisse o treinamento e guiasse para uma melhor formação de cidadãos, que nenhum outro grupo de jovens oferecia.
Frank Land solicitou a Louis que o ajudasse a forma esta nova organização, convidando seus companheiros de escola. Assim em fevereiro de 1919, Louis Lower e oito de seus amigos reuniram-se no templo do Rito Escocês com Frank Land para organizar esta fraternidade juvenil. Não estava nos sonhos de Frank que em 70 anos, o movimento estaria atuando no Canadá, Filipinas, Formosa, Alemanha, Austrália, Japão e Brasil.
A idéia de uma organização que fosse tanto educacional quanto inspiracional estava bem aceita pelos nove jovens. A questão era descobrir como denominar esta nova organização. Frank Land começou expondo nomes famosos da história, mas nenhum deles particularmente despertou interesse dos jovens. Sugeriu-se que adotassem o nome de algum vulto maçônico, pois deste modo ligaria-se esta organização com o patrocínio maçônico.
Frank Land mencionou o nome de Jacques DeMolay. Imediatamente este nome cativou cada uma das jovens mentes, principalmente quando tomaram conhecimento da maneira trágica em que sucumbiu o último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Unanimemente concordaram que, Jacques DeMolay, era a escolha certa.
Em 18 de março de 1919, os nove jovens juntamente com mais vinte e quatro companheiros organizaram formalmente a Ordem DeMolay. Surpresa maior foi quando Frank Land tomou conhecimento que a 18 de março de 1314 se deu a morte de Jacques DeMolay. Na segunda reunião Louis Lower foi o primeiro a ser iniciado, seguindo de seus companheiros, prestando juramento sobre a Bíblia ofertada a Frank Land quando adolescente.
Uma proposta foi apresentada que poderia trazer o fim do grandioso movimento, que o número de sócios fosse limitado a setenta e cinco, porem Frank advertiu-os de quanto egoístas estariam sendo:
"Se esta organização é útil a um jovem, então também o será para todos os jovens qualificados, para tornarmos esta organização de longo alcance, devemos ser grandes."
As palavras de Frank soaram como um sinal verde, e em menos de um ano o Capítulo Máter da Ordem já possuía 3.000 membros.
O Ritual da Ordem DeMolay foi tomado a partir da tradição dos Cavaleiros Templários. Frank Marshall, escritor do Kansas City jornal e abnegado Maçom, foi encarregado de preparar este Ritual.
O Ritual seguia os preceitos livres dos franco-mações e, gira em torno do altar DeMolay, onde repousa a Bíblia Sagrada e onde o jovem DeMolay se compromete em ser melhor filho e homem; honrar seus pais; amar e servir a Deus seu País e todos os homens de bem; proteger as escolas públicas; não difamar ninguém e respeitar as opiniões dos outros. Este Ritual tem permanecido imutável em sua essência filosófica, tornando-se cada vez mais eficiente com o passar dos anos.
Dentro de doze anos havia cerca de 1.000 Capítulos pelo mundo e cerca de 100.000 DeMolays. Em 1969, a Ordem DeMolay completou seu qüinquagésimo aniversário e, se pode olhar para trás e constata a iniciação de um milhão de jovens.
Os Senior DeMolay podem freqüentemente ser encontrados em posições proeminentes no governo, em órgãos militares, etc. A Ordem DeMolay tem sido o trampolim da vitória para muitos que ganharam a fama e a fortuna.
A Organização tem se revelado pelos eus serviços de caridade, preparamento de cidadãos e cooperação. A Ordem tem genuinamente assumido uma posição de imortalidade histórica, pelos seus relevantes serviços em favor de melhores lideres para um melhor amanhã no mundo.