Fim do Bimestre

Peru, Outubro de 2001.
"Pois todas as coisas foram criadas por Ele, e tudo existe por meio dEle e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém." (Romamos 11:36 BLH)

Queridos companheiros de oração e ação,
Que a graça e a paz de Jesus nosso Senhor e Salvador encham a sua vida, hoje e sempre.
Obrigado pelas suas orações e pela sua ajuda; estamos enviando algumas breves notícias e pedidos de oração.

Continue junto conosco.
Deus te abençoe em todas as áreas e em todos os momentos.
Um grande abraço,
Isaias e Queia Yud

Curso Bíblico - Índios Peruanos

Graças a Deus estamos terminando o primeiro bimestre deste curso bíblico. Os 28 alunos indígenas estão animados e com desejo de continuar estudando a Bíblia e servindo ao Senhor. Tivemos vários desafios, como: doenças dos alunos, doenças dos filhos, uma esposa de um índio bem doente, outra esposa com malária, partos, etc.

A Queia deu aula para 12 índias durante este bimestre e continuará no segundo bimestre com as mesmas alunas. Eu dei aulas de Missões e Seitas. No próximo bimestre darei: cartas pastorais e doutrinas. Oramos para que Deus capacite a cada um destes índios para servirem nas suas tribos e aldeias.

Semana de Prática - Estágios

Depois de muita organização e trabalhos, já temos os nove grupos de estudantes (índios) que sairam a diferentes lugares pelo rio Ucayali para ajudar em igrejas indígenas e ribeirinhas. Já terminanos de preparar cartas, materiais, passagens, cobertas e mosqueteiros para que todos possam viajar.

Não sabemos o que vai esperar a cada grupo - as dificuldades e os desafios - mas oramos pela capacitação de Deus, pela proteção de Deus. Fico muito feliz em poder organizar esta semana de trabalho e enviar estes irmãos como missionários, mesmo sendo por um curto período de tempo. Eles devem sair neste sábado de madrugada.

Temos muitas espectativas neste período de estágio e oramos por frutos dignos de arrependimento. Nós - os professores - teremos três dias de retiro espiritual, aproveitando que não temos que dar aulas.

Belém - Ponto de Pregação

Continuamos animados e confiantes na obra de Deus naquele lugar. Quase todos os domingos estamos indo lá e levando os estudantes (índios) para a sua prática. Temos tido uma freqüência de 7 a 10 adultos e em torno de 20 crianças. Continuo discipulando o líder local, crendo que Deus tem chamado este irmão para a sua obra e que Ele vai capacitá-lo. No momento o caminho está um pouco melhor (foi arrumado pela prefeitura), mas com algumas chuvas fortes já começou a fazer buracos e poças de água.

Na próxima semana estaremos enviando três índios para ficarem lá uma semana, é o tempo de estágios dos estudantes e estamos enviando este grupo esperando que seja de benção naquele lugar. Temos muitas expectativas para esta semana. Estamos orando e pedindo frutos do trabalho de Belém; una-se a nós em oração.

Saúde

Semana passada Isaias ficou bem doente, foram 3 dias que ele ficou com bastante febre, chegando a 40°. Três noites não pudemos dormir, ontem foi o pior dia (começou de madrugada): o corpo dele queimava, a febre altíssima, dava remédios a
cada 4 horas e dois comprimidos de uma vez. Baixava a febre um pouco depois subia outra vez, ele gemia a noite toda. Quando amanheceu Isaias continuava com febre, eu ja não sabia mais o que fazer. Chamei uma das enfermeiras, demos uma injeção, e também atacou a enxaqueca - bem forte - tinha que deixar o quarto escuro porque ele não agüentava abrir o olho.

Foi todo um dia com muita febre e dor, as enfermeiras desconfiavam que era malária, mas fizemos um exame e deu negativo. Depois desconfiamos de febre Tifóide, mas recentemente tomamos uma vacina contra esta doença, e chegamos a conclusão que ele estava começando uma pneumonia. Começamos com um tratamento de antibiótico, e graças a Deus esta noite não teve nada de febre, e hoje já pode dar suas aulas.

Isaias se sente muito cansado e sobrecarregado, estressado, e agora atacou sua saúde. Continuem orando por ele porque ainda está bem trancado o nariz e os pulmões. Eu estou bem de saúde, graças a Deus, mas também um pouco cansada: o trabalho aqui é duro, mas Deus tem nos dado forças pra enfrentar.

Dificuldades e ataques

Também queria pedir oração pelos irmãos (índios), pois em várias comunidades estão sofrendo ataques demoníacos. Soubemos de uma comunidade em que as pessoas - principalmente jovens - começavam a gritar de dor e se jogavam no rio e ai morriam afogados. Às vezes quando acontecia isso tinham que trancar a pessoa dentro de casa para que não se jogasse no rio.

Em outra tribo (os Candoshi), pessoas começaram a ficar doentes sem explicação, os médicos não encontravam nada, e depois de alguns meses essa pessoa morria vomitando sangue. E a tribo se juntava para chamar vários bruxos (feiticeiros) de outras tribos para que curassem as pessoas.

Aqui na missão também enfrentamos vários ataques do diabo, e vemos isso na vida dos irmãos, das irmãs e das crianças também. Una-se a nós em oração e em luta espiritual.

Visita pastoral

Com muita alegria e gozo recebemos a notícia que o nosso pastor no Brasil quer vir nos visitar. O nosso pastor Gustavo Leão Brandão, da 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba-PR (Brasil), pretende viajar no final de novembro deste ano.

Segundo ele, será uma visita pastoral, muito desejada e esperada por nós. Estamos em oração para que Deus torne isto possível e abra todas as portas para ele e outro irmão que desejar vir junto.

Motivos de oração

Fale Conosco

Número para ligar do Brasil: (são 2 horas a menos que no Brasil)
    00 xx 51 64 59 90 15  -  xx é o número da operadora

Email:
    famyud@yahoo.com

Cartas:
    Família Yud - Mision Suiza
    Casilla 1 - Pucallpa - Peru

Contribua conosco

Banco Bradesco: Ag. 049-3,  C/C 133.141.8

Isaias e Queia Yud - Família Yud - Missionários com Índios no Peru
Visite www.geocities.com/famyud



xxx visitas - By Horizonn - Edemar A. Santos [mail], atu.18-nov-01. [home] 1