Amazônia - Região Norte

A Região Norte é a maior das regiões divididas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ocupa uma área de 3.581.180 km², correspondendo a 42,07% do país, com uma população aproximadamente maior que 4 milhões de habitantes e nela existe mais de 2 milhões de espécies de animais. Tem três tipos de mata: a Terra Firme, a Igapó e a Várzea. As árvores mais conhecidas da Amazônia são a Seringueira e a Castanheira.

Nela se encontra 7 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a maior ilha flúvio-marítima que tem a maior criação de búfalos é a Ilha do Marajó, que é muito conhecida pelas peça de barro cultivado pelos primitivos, a Cerâmica Marajoara.

A Formação da Bacia Amazônica(4 milhões de km², a metade do país) e Planície Amazônica (seg. Orliville Derby)

1- Havia dois maciços ou ilhas, entre as quais circulavam os oceanos Atlântico e Pacífico. (Era Primária)

2- Ocorre o erguimento da cordilheira dos Andes, barrando a livre comunicação entre os oceanos e fazendo surgir um grande braço de mar. (Era Terciária Anterior)

3- O mar interior e o canal são lentamente enchidos com o material descido da jovem cordilheira e dos dois maciços velhos e desgastados: o maciço do norte ou Planalto Guiano e o maciço do sul ou Planalto Brasileiro. (Era Terciária)

4- Ao longo do tempo, a extensa região, totalmente aplainada pelo material depositado e sedimentado, se transforma na grande Planície Amazônica. O escoamento das águas é feito pelos rios, funcionando como calha principal o Silimões/Amazonas. (Era Quaternária)

Os principais produtos da extração vegetal na Região Norte são:

No centro-oeste do Pará existe duas serras, a Serra dos Carajás (que é a maior reserva de minério de ferro do Brasil, situa-se entre as bacias dor rios Xingu e Tocantins) e a Serra Pelada. E no norte existe o Oriximiná: que tem como produção anual a Bauxita, que é da ordem de 4 milhões de toneladas, sendo feita pela empresa Mineração Rio do Norte, consórcio formado pela Vale do Rio Doce com outra empresas transnacionais. A maior parte da produção é exportada, destinando-se uma parte para a fabricação do alumínio, realizada pelas empresas Albras e Alunorte, no Pará. No Amapá existe a Serra do Navio, que é rica em Manganês, minério utilizado em indústrias siderúrgicas para aumentar a elasticidade do aço.

Hoje em dia todos os cientistas do mundo estão contrabandeando plantas e insetos da Amazônia para pesquisar a cura da AIDS, por exemplo. Enquanto isso, o Brasil nem liga para a Amazônia e deixa acontecer queimadas e desmatamentos que acaba matando várias espécies de animais que ainda não são conhecidos e ameaçando outros de extinção. A Amazônia tem 1/3 de espécies de animais e plantas do mundo e todos as destróem, isso deve ser parado imediatamente!! Não devemos ficar de braços cruzados e deixar os outros países roubarem a nossa riqueza! Nem mesmo destruí-la!!

1