Os criadores de mitos também tentaram explicar o fim da vida e o fim do mundo. As lendas sobre o dilúvio foram formas de contar como a Terra foi uma vez destruída, com todas as formas de vida exterminadas, exceto algumas poucas. Em algumas lendas de índios americanos, o fim do mundo repetia-se como num ciclo, seguida por uma nova criação. De acordo com antigas tradições Astecas, já aconteceram quatro destruições do mundo, e uma quinta era esperada. Cada mundo era regido por uma sol, cuja destruição marcava cada final.
Algumas mitologias colocavam a culpa por tal catástrofe na maldade humana. Na estória Bíblica de Noé, o dilúvio ofereceu uma chance de regeneração do mundo e de uma nova humanidade. Mas, como a maldade persistiu, um outro cataclisma se tornou inevitável. Praticamente todas as modernas religiões adotam este tipo de mitologia, aguardando pelo fim do mundo, uma nova criação e o julgamento da humanidade por seus atos.
Mitos sobre o fim do universo são integrados com crenças sobre a morte e o destino da humanidade à seguir. Em muitas mitologias, a morte pode ser considerada como uma recompensa ou como uma punição. Era inconcebível para a maioria dos povos antigos que o humanos não sobreviveriam, de alguma forma, após o fim. Reis egípcios faziam elaboradas preparações para a vida após a morte.
No Judaísmo e no Cristianismo, visões extremamente complexas têm sido arquitetadas sobre o fim do mundo, o julgamento final e uam nova criação. Os fundamentos para essas idéias estão em passagens do Livro de Daniel na Bíblia Hebráica (Velho Testamento), no Livro da Revelação no Novo Testamento e em partes do Evangelho. Em contraste com mitologias da Índia, o fim do mundo deveria acontecer apenas uma vez. Não haveria ciclos de destruição e regeneração.
Para o Judaísmo, a vinda do Messias anunciará o fim do mundo presente e a restauração do paraíso. Para o Cristianismo, o fim vai preceder a segunda vinda de Jesus e o julgamento final. Após esses eventos, todo o universo será renovado e tornado perfeito. Todo o mal e desgraças do mundo serão abolidos.