APRESENTAÇÃO

 

WB01057_.GIF (1221 bytes)WB01057_.GIF (1221 bytes)WB01057_.GIF (1221 bytes)

Anterior                      Seguinte

WB01057_.GIF (1221 bytes)WB01057_.GIF (1221 bytes)WB01057_.GIF (1221 bytes)

 

Construir espaços dedicados, é mostrar saberes, de forma orientada.

Este espaço pretende antes do mais falar de conhecimentos e não de pessoas. É o conhecimento que importa reter,  e não os sinais particulares de cada um. Todos teríamos então, direito a essa publicidade e nenhum proveito adviria disso. Mas a natural curiosidade humana leva o ser a se identificar com os outros, buscando nas imagens e nos episódios individuais, semelhanças, cuja força, motivem a se manifestar com a mesma naturalidade, exteriorizando "cumplicidades" por se saber pertença de um grupo com o qual se identifica, e onde tem direito de livre expressão.

Neste esforço de procurar centros de interesse colectivo é que se coloca a temática moral como base.

Vivemos um tempo de perturbação, um tempo de busca, sem horizonte defenido (assim o julgamos...). Encontrar algo, é indefinição de si mesmo na consequência do sistema em que vivemos, e que alimentamos em grau variável de responsabilidade.

Vivemos um tempo de perturbação, um tempo de fuga, para um exterior, onde pensamos estar a paz necessária a uma existência feliz, pois não temos a orientação interior que nos permita uma existência harmoniosa.

Esta página procura trazer algumas respostas, algumas orientações, alguns momentos de reflexão necessários a cada um, no sentido de melhor avaliar as suas reais necessidades, permitindo-lhe encontrar mais perto de si os valores que busca.

A resposta cabal aos problemas individuais, nuca está fora do próprio Ser, pois sendo ele gerador e actor de vontades, contém na sua natureza os elementos pacificadores necessários ao reajuste da sua saúde física e psíquica, da mesma forma que detém em si os elementos pertubadores, que desencadeados, conscientemente ou não, promovem o desequilíbrio psico-físico no grau inerente a cada acção.

Buscar a solução dos problemas pessoais não está pois no exterior, no esforço ou saber dos outros, mas no esforço e dedicação pessoais, no sentido de adquirir o conhecimento libertário que permite ao Ser desenhar a sua evolução própria, com o grau de consiência e responsabilidade que lhe é devido em cada fase.

Por esta razão aqui se encontrarão saberes de orientação MORAL ESPÍRITA, seguindo a codificação de Allan Kardec, onde se pretenderá aproximar de cada um os instrumentos de auto avaliação e de orientação já colocados ao dispor da Humanidade, nesta era de profunda perturbação e desenraizamento, aos quais se soma sempre a leitura pessoal impossível de retirar pela natural envolvência em que somos impelidos.

Ciência e Religião, darão as mãos, num esforço saudável de trabalho em prol da Humanidade, terminando uma vivência isolacionista motivada por orgulhos e interesses de classe. Uma nova Era se avizinha Esperançosa, para todos.

É pois com base nos conhecimentos transmitidos ao Homem pela Ciência, e pelo Espíritismo que estarão patentes aqui os saberes vários, que ligados, nos iluminarão a consciência, permitindo-nos o uso dos instrumentos novos assim revelados. É pois de trabalho que se tratará aqui. Trabalho individual e colectivo, de estudo, de desenvolvimento de pesquisa e de aperfeiçoamento de nós próprios e por nós, de todas as restantes criaturas, num concerto alargado a todos os que de boa vontade se dispõem a lutar contra as imperfeições de que dão testemunho no mundo, eliminando-as de si próprios.

Bem hajam pelo vosso esforço e dedicação pessoais, e que o Senhor vos fortaleça e ilumine para a caminhada que fazeis por vontade própria!

 

1