Exposição Canina

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos são os proprietários que gostariam de ver seus cães "desfilando" em passarelas de exposições cinófilas organizadas por um Kennel Cluble. Se você é um deles aqui vão algumas dicas:

- não é preciso ter um canil, nem ser filiado ao clube que está organizando a exposição.
- o cão deve ter pedigree e mais que 4 meses
- é preciso ensinar ao cão como caminhar junto e do lado esquerdo do condutor, para isso se preferir existem os handlers, profissonais que irão preparar e apresentar os cães.

Lembre-se, aqueles que desejam criar cães para exposição, devem saber que é uma tarefa difícil, com pouco ou nenhum retorno financeiro, exceto para poucos.

 

Primeira vez que seu cão participará de uma Exposição ?

 

- Alguns Cuidados Básicos

- O que devo fazer ao chegar

- Campeonatos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compre inicialmente o catálogo com os detalhes a respeito de todas as categorias e retire o número sob o qual seu cão concorrerá. Este será inscrito de acordo com a raça e o sexo. em seguida, dirija-se ao local destinado aso expositores e instale o seu acampamento. Você deve levar uma caixa, para acomodar seu cão, uma mesa para prepará-lo, os objetos para toalete, toalhas, vasilhas para água e cadeiras para o seu conforto. Não o alimente até o término da exposição. Alguns apresentadores levam inclusive cercados (ex-open) para que os cães se exercitem ou façam suas necessidades antes de entrar na pista.

Geralmente, as áreas para exercícios, onde você pode fazer um ensaio antes de entrar na pista, são pequenas. Através da experiência, você saberá de quanto aquecimento seu animal precisa antes de ser exposto.

Verifique se o nome do seu cão está impresso no catálogo e procure o horário das diversas categorias. O início refere-se à primeira classe de cada raça, e todas as outras classes e raças do mesmo grupo seguem-se consecutivamente. Fique atento às chamadas feitas pelo alto-falante, e esteja pronto na pré-pista, com seu cão, assim que ele for convocado.
Não faça seu cão esperar ao lado da pista, pois isso acabará por deixá-lo desinteressado e cansado. Você deve ir buscá-lo no acampamento e colocá-lo na pista no momento exato, como um estrela de cinema, para que ele possa ter um desempenho perfeito; e, depois, retirá-lo para que repouse longe do público.


Nas exposições os cães são julgados primeiramente quanto a raça, depois quanto ao grupo e posteriomente escolhe-se o melhor cão da esposição.

Os Cães são divididos quanto à idade e sexo em:

 

 

 

De cada classe são escolhidas as melhores fêmeas que concorrem entre si para a escolha da melhor fêmea da raça. O mesmo procedimento vai escolher o melhor macho da raça. Os dois escolhidos concorrem entre si para a escolha de Melhor da raça. Após terem sido escolhidos os melhores de cada raça presente à exposição, os juízes passam para o julgamento dos grupos, ou seja, os melhores de cada raça em cada um dos 10 grupos concorrem entre si e são destacados os quatro melhores de cada grupo.

É entre os melhores de cada grupo, que é escolhido o Melhor da Exposição ou Best In Show. Paralelamente à escolha do Melhor da Exposição os cães concorrem a 'certificados' para obtenção de títulos como 'Campão', 'Grande Campeão', etc. Não é obrigatório que o juiz conceda certificados em cada exposição, mesmo que apenas um cão esteja participando.

É a partir da obtenção destes certificados que os cães adquirem os títulos que ostentam nos pedigrees.

 

 

 

 

1