Classificação das armas de fogo

Atualmente, as armas têm sido um tema constante nos meios de comunicação, que em geral comete alguns equívocos ao tentar apresentar informações técnicas sobre o assunto.

A fim de melhor entender este universo, deve-se entender os tipos de armas de fogo que podem ser encontrados:

REVÓLVER:

arma curta (de pequenas dimensões) que possui um tambor com diversas câmaras onde são colocados os cartuchos. É a mais comum das armas encontradas e muito utilizada pelas polícias do Brasil.

PISTOLA:

Também é um tipo de arma curta, de construção mais moderna, acondiciona sua munição em carregadores (pentes). É chamada "automática" por ter capacidade de extrair ao munição disparada e colocar outra na câmara sem interferência do atirador, mas a grande maioria não pode dar rajadas (tiros consecutivos). Executa disparos em cadência mais rápida e tem maior capacidade de munição que o revólver, mas a munição de ambos tem potência semelhante.

CARABINA:

Arma longa (com cano mais comprido), que se utiliza de munição de menor potência, como as utilizadas por revólveres. Mais encontrada na zona rural, destina-se a tiros a maior distância, principalmente na caça e na defesa de propriedades.

ESPINGARDA:

Arma longa com cano de alma lisa (sem as ranhuras no interior do cano, comuns nos outros tipos de armas). Utiliza munição própria, na grande maioria capaz de disparar várias esferas de chumbo. Destina-se à caça ou defesa de propriedade.

Nesse grupo inclui-se um número vasto de modelos, com as armas de carregar pela boca (ante-carga) e as espingardas "pump" em calibre 12, também conhecidas por escopetas.

FUZIL:

Arma longa de grande potência, de uso militar ou para caça grande. No Brasil os fuzis militares são os mais conhecidos, muitos podem executar rajadas e utilizam munição de grande capacidade de perfuração, capazes de perfurar placas de aço e vidros à prova de balas.

SUBMETRALHADORA:

Arma capaz de executar tiros em rajadas. Utiliza munição típica de pistolas. Apesar de sua grande cadência de tiros e maior capacidade do carregador (em geral, seu carregador comporta mais de 30 cartuchos), seu uso requer muito treinamento pois tende a desviar e espalhar os tiros durante a rajada.

OUTROS TIPOS:

Alguns modelos não podem ser incluídos no grupo acima. São menos comuns por serem de uso exclusivamente militar, como as metralhadoras pesadas, ou por serem fabricadas em muito pequeno número, como as garruchas e pistolões.

ATENÇÃO: A classificação aqui adotada é simplificada, mas abrange quase a totalidade das armas de fogo existentes.

Voltar a homepage


Esta página é hospedada por Obtenha sua Homepage Gratuita

1