No  Caminho  de  Santiago existe uma frase muito interessante que diz assim:   " A Santiago sempre se vai, nunca se chega."   A frase é interessante porque é muito verdadeira :  o Caminho não acaba nunca, não se encerra em Compostela. Ele cruza céus, oceanos, vales e montes, vai onde o peregrino está, em terras distantes no além-mar, porque o Caminho de Santiago vive dentro de nós.
                     A todo peregrino é dito que o Caminho não começa na Espanha :  ele começa no momento em que o peregrino decide fazê-lo e põe o pé fora de casa, seja onde for que ele more.
                     Prefiro me considerar um peregrino da vida, que é um grande Caminho de Santiago:  a todo momento temos surpresas, decepções, rimos, choramos, encontramos pessoas, nos despedimos delas, guardamos lembranças e saudades.  A vida cotidiana e o Caminho de Santiago tem tantas analogias que podemos até dizer que o Caminho é uma reprodução da vida em escala menor.
                     O Caminho é renovação. Nele tens  de viver uma vida inteira em cerca de 30 dias.  Caminha consigo mesmo, pondera, pensa, planeja, se renova.
                     Aquele peregrino que chega ao fim do Caminho já não é o mesmo que o iniciou, ele agora é uma outra pessoa.
                     Mas nem todos encontram suas respostas, pois que elas poderão não estar no Caminho.  Alguns poderão não ter nenhuma experiência espiritual, poderão não sentir a sua renovação, poderão ignorar a Magia que existe ali.  Mas uma coisa é certa:  se nada lhes foi acrescentado, também nada lhes foi retirado.  Ninguém voltou do Caminho em condições espirituais e mentais piores dos que as que possuía anteriormente. Em uma palavra : se não ganhou também não perdeu e ninguém se tornou pior depois da peregrinação.
                     Se desejas ir ao Caminho então não penses muito : simplesmente vá. Quando deixas a Razão ditar regras ela te apontará mil motivos para que não vás. Ouve a Emoção e ela te dará apenas um motivo para ires, e esse motivo só a ti importa saber qual será.
                     Aprendi que ninguém percorre o Caminho de Santiago sozinho. Quando andas por aquelas estradas, trilhas, bosques, vales, montanhas e florestas, ainda que não vejas ninguém a teu lado estás acompanhado pela energia de todos aqueles que pisaram ali antes de ti.  Onde agora pisas muitos pés pisaram, e a energia daqueles peregrinos agora te encontra, assim como aquele que vem depois de ti vai encontrar a tua energia também.  É nisso que está grande parte da Magia do Caminho.
                     Sim, há Magia no Caminho de Santiago. Mas o mágico és tu, peregrino.

                     Um grande abraço
                     Vida e Vitória.

                                                  Mago  Daniel
           
                        Anno  X  in  Solis  Traditio


                     VOLTA AO ÍNDICE

1