Queimada é um Ritual antigo na Espanha, especialmente no Caminho de Santiago.  Trata-se de um ritual para  "manter afastadas as bruxas, os demônios e os maus espíritos" .
                       Por causa de um passado de Inquisição e tribunais do Santo Ofício em séculos passados, ainda hoje na zona rural da Espanha a palavra "bruxa" ainda é tida como sinônimo de feiticeira, de maldade e aspectos do Mal, e por isso o Ritual da Queimada se mantém como sempre, em nada alterando a sua forma tradicional.
                       Em vários pontos pode-se encontrar pessoas que sabem realizá-lo mas o mais conhecido no Caminho que realiza a Queimada é Jesus Jato, do refúgio Ave Fênix.
                       A Queimada é uma bebida feita de forma muito peculiar. Aquele que faz a Queimada a faz enquanto reza uma prece antiga, repetida como uma ladainha.
                       É uma aguardente semelhante à nossa cachaça, mas com muito mais ingredientes, alguns não-identificáveis.  Em dado momento, quando a Queimada está pronta, o preparador põe fogo na bebida, que queima com um fogo azul pelo seu teor alcoólico.  Com uma concha um copo dessa bebida é servido a cada um dos participantes, e é dito que quem bebeu da Queimada está protegido contra as entidades nefastas.
                       Nunca é servida toda a Queimada:   a tradição diz que um pouco da Queimada tem que ser guardado, e adicionado à próxima Queimada, de forma que uma é feita com restos da anterior, e assim tem sido ao longo de sabe Deus quantos séculos.
                       Eu trouxe de lá uma figura e nela você pode ver em que consiste a Queimada, porque tambem acho que uma imagem vale que mil palavras. Note a estatueta do Apóstolo ao lado e tambem a reza que é feita, e o caldeirão onde a chama azul indica que aquela Queimada está pronta para ser servida :

 

                  VOLTA  AO  INDICE

1