Hoje é Amanhã
por Igor Matos
Sinopse do EnredoO enredo não se trata de profecias ou adivinhações de como será o futuro. Nem mesmo o próprio amanhã será o tema principal. Enfoca as ações do homem refletidas nele mesmo e no planeta Terra. Baseado numa análise do cotidiano, serve como aviso para um futuro digno do século XXI. O homem nas suas atuais ações, "se perde e se afasta de si mesmo, do próximo e da natureza. Não enxerga mais, não sente, não se comove e, muitas vezes, nem ama!" Antes de tudo, esse enredo busca restaurar os verdadeiros valores do homem, procura resgatar um ser preocupado com o semelhante e com seu habitat.
"Menino que mora num planeta
Azul feito a cauda de um cometa
Quer se corresponder com alguém
De outra galáxia Nesse planeta onde o menino mora
As coisas não vão tão bem assim
O azul está ficando desbotado
E os homens brincando de guerra
É só apertar um botão
Que o planeta Terra vai pelos ares Então o menino procura com urgência
Alguém de outra galáxia
Para trocarem selos, figurinhas
E esperança..."
Roseana MurrayO enredo divide-se em quatros partes:
Futuro tecnológico. Abre caminho para o problema da robotização. A tecnologia se bem usada serve de conforto e bem-estar para o homem, se mal traz más conseqüências. Empresários em busca do lucro, preocupam-se apenas em ganhar mais e mais dinheiro. Os robôs, máquinas incansáveis, substituem os humanos e custam bem menos. Assim, milhares de pessoas são literalmente trocadas por essas incríveis máquinas. Futuro tecnológico não é uma crítica à tecnologia, e sim a ganância e ao mal uso da mesma, que acaba voltado contra o homem.
Futuro ambiental. Diariamente são extintas entre 50 e 100 espécies de animais e plantas. Imensas áreas são desmatadas e queimadas. Rios e mares continuam sendo cada vez mais poluídos por esgotos empresariais e domésticos. A poluição excessiva causa problemas respiratórios e o efeito estufa, que consiste no aquecimento global. Segundo pesquisas, no século XXI haverá um aumento de 1O C a 5O C na superfície terrestre. Desastres ecológicos como o de Chernobil e o derramamento de petróleo em Valdez, Alaska, interferem muito no ecossistema. Nossas vidas dependem da natureza, e sem perceber somos agredidos da mesma intensidade. Temos de ver a natureza como parte do planeta, e não como um mero enfeite.
Futuro humano. O homem baseando-se na ciência, que cada vez mais evolui, deixa de lado a crença em deuses e passa a crer apenas naquilo que pode ser provado por ele. Confiando no poder de suas armas nucleares e tudo que ele já conquistou e virá por fazer, nada pode detê-lo. Dominando até a técnica da criação, através da clonagem, o ser humano passa a se achar onipotente. Segundo o príncipe Charles, "o homem tomou-se de atitude dominadora e arrogante em relação à criação de Deus." Longe de ser um tema católico, busco aqui ressaltar a falta de limites em que se acha o homem.
Futuro nosso. Depois de ver as inúmeras coisas erradas em nosso planeta, o homem decide mudar. Inicia, então, uma verdadeira mudança. Terminaremos fazendo uma festa cheia de esperança. Seguiremos firmes e fortes para a era de aquário, confiando na paz e na união de todos os povos. O futuro que construiremos depende de nós, podemos mudar e reconstruí-lo de forma correta e justa. É hora de nos movermos, nós somos o século XXI. Tudo que fizermos atualmente se refletirá depois, afinal HOJE É AMANHÃ.
Disposição das Alas e Carros AlegóricosSuposta cores da escola: vermelha e verde.
Desenvolvido mais especificamente para o grupo A, sendo admitido no grupo especial.
Comissão de Frente Formação do cidadão do futuro
O futuro começa com as próprias pessoas, nada mais correto do que representar isso no "cartão de visita" da escola, a comissão de frente. É formada por 6 casais que representam: a cultura, segurança, lazer, moradia, saúde e alimentação. Coisas estas, que faltam à população. Haverá também um "líder". Este se tornará justamente o cidadão do futuro, que luta por todos esses direitos. Representará o "povo de amanhã", pessoas cientes de seus deveres e direitos.
A coreografia tenta passar uma "construção" do líder, como se esse não tivesse sido formado ainda.
Carro Abre-Alas Mazelas de um Povo
Todos os males enfrentados por nós estão aqui. Retrata um mundo repleto de defeitos. Falta de escolas e hospitais, mendigos pelas ruas e idosos em enormes filas estão representados.
Esse carro é uma verdadeira confusão, dá uma idéia de caos.
Cartaz FUTURO TECNOLÓGICO
1o Ala Lucro
O que faz mover a ganância e a individualidade é a busca do dinheiro. Através dessa busca exagerada ocorre a exploração do homem pelo homem.
2o Ala Industrialização
Com o processo de industrialização de produtos, foi necessária a montagem de grandes fábricas e produção contínua e rápida. O "artesão" foi deixado de lado e, predomina a divisão de tarefas.
3o Ala Operários Marionetes
"Enrolados" de inúmeras formas, trabalhadores sofrem com a hegemonia dos ricos. Operários são verdadeiras marionetes nas mãos de empresários.
4o Ala Tecnologia de Ponta
Com as máquinas mais avançadas, as fábricas necessitam de menos empregados. Máquinas estas, que não exigem direitos trabalhistas e não se cansam.
Carro 02 Cotidiano Robotizado
Retrata o mundo robotizado em que nos achamos. Os "robôs" estão em toda parte: bancos, fábricas, lojas, repartições públicas...
Cartaz: FUTURO AMBIENTAL
5o Ala Sangue Verde Derramado
Representa os desmatamentos. O nome da fantasia é inspirado na música de Roberto Carlos: "Sangue verde derramado, o solo manchado. Caídas na selva, à lei do machado...".
6o Ala- Baianas I Devastação do mar
Fonte de riquezas e lar de inúmeras espécies, o mar vêm sendo poluído. Um dos problemas que comprometem mais o ecossistema é o derramamento de petróleo.
Destaque para o pano da costa. Composta por verde e preto mostram o petróleo "invadindo" o mar. Na cabeça e saia: peixes, conchas e cavalos-marinho.
7o Ala Cinto de Cobra, Bolsa de Jacaré
Vários animais são caçados para simplesmente se lucrar. Assim, elefantes, cobras, jacarés, focas entre outros acabam sendo dizimados.
8o Ala Poluição do Ar
Outro problema grave é como o ar se encontra. Fantasia formada por chaminé e canos de escapes.
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira Balões (fogos)
Os fogos , comumente soltados nas festas de São João, são um problema. Causam enormes incêndios e prejuízos. Apesar de proibido, várias pessoas costumam soltá-los.
Fantasia vermelha. Na saia da porta-bandeira e no chapéu do mestre-sala vem desenhos de balões. Pequenos, quase não influem na cor encarnada da roupa.
9o Ala- Bateria - Queimadas
As queimadas danificam o solo e colaboram para poluição do ar.
A fantasia em tom vermelho, mas engloba o amarelo e laranja, formando um degradê. Passando assim, a idéia de fogo. Ainda assim, predomina o vermelho.
10o Ala Lixo Espacial
Já não bastasse o lixo dentro da Terra, nos dias atuais, temos também o lixo fora dela. É o chamado lixo espacial, que consiste em restos de satélites, naves e outras máquinas tecnológicas.
Carro 03- Problemas Ambientais
Esse carro é uma síntese dos principais problemas ecológicos. Animais em extinção, aparecem sob forma de cartaz de desaparecidos. Há uma foto de uma espécie ameaçada em baixo os dizeres: "Procura-se arara-azul", ou "Desaparecida". Também vem representado a camada de ozônio, quase toda destruída.
11o Ala Super-Homem
Uma leve brincadeira feita aqui. Para mostrar o "poder" do ser humano, comparo este ao Super-Homem. Personagem homônimo que sintetiza toda a idéia. Só deve ter cuidado com a "criptonita".
12o Ala Clonagem
Capacidade antes só concedida à Deus, o homem cria vida. Através da moderna técnica de clonagem, seres como a famosa ovelha Dolly são criados.
Esta ala virá fantasiada de ovelha.
13o Ala Armas Nucleares
O mundo está nas mãos de pessoas poderosas. Com um simples apertar de botão, as poderosas armas nucleares podem destruir o planeta. É o poder absoluto de controle de milhares de vidas.
14o Ala- Dominador
Dominado o meio geográfico, e o seu próprio semelhante, parte em busca de conquistar mais. É através dessa dominação, que evidência seu "poder".
Carro 04 Homem Onipotente
Com a idéia já introduzida pelas alas que o antecedem, esse carro retrata o mesmo sentido apresentado. Chamo atenção para o topo do carro, onde se encontra o homem. Acima de todas as outras coisas, está sentado em um trono, lugar esse que pensa estar.
15o Ala União de Todas as Raças
Branco, preto, amarelo, índio... É hora de todas as raças se unirem. Chega de preconceitos étnicos e lutas para impor domínio!
16o Ala Paz
A escola vem exigir paz! Nos lares, nas ruas, nas favelas. Basta de guerras e bombardeios. Mais vidas não podem ser destruídas assim.
17o Ala Justiça
Vamos dar uma "basta" em tanta corrupção!
18o Ala das Baianas II Purificação
Novamente a ala das baianas, agora elas espalham todo seu axé pela avenida. Conhecidas por sua energia positiva, pelas figas, lavagem do Bonfim e outras coisas, estas senhoras trazem exatamente essa idéia, de purificação. Suas roupas são, bem tradicionais. Toda em branco, na saia há espécies de "riscos". No rodopiar esses "desenhos" passam a idéia de transformação. Além do efeito conseguido.
Carro 05 Mundo em Transformação
Mudanças começam a se processar, porque acordamos finalmente para o futuro. Vimos as inúmeras coisas erradas, que precisam ser mudadas. Assim faremos.
Opondo-se ao primeiro carro, este aqui não mais apresenta a sensação caótica e pertubadora. Tudo em azul claro e branco, passa uma sensação mais calma. Um grande globo gira no centro do carro, com resquícios de "sujo", representando a Terra. Ele está sendo "limpo" pelos próprios habitantes (composições).
Na parte de trás desse carro, aparecem esses versos de Ivan Lins:
"Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Que faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá."
19o Ala Festa do Século XXI
Estamos a "um passo" do século XXI. Vamos fazer uma festa para comemorar um "novo mundo".
20o Ala das Crianças Cidadãos do Futuro
Eis que surge novamente o cidadão do futuro. Agora, já formado, vive em um planeta mais digno, construído por ele. Sabe ele que valeu a pena lutar. Vem representado nas crianças, que são realmente o futuro de nosso planeta.
Velha- Guarda
Encerrando o desfile: as raízes da escola. Representam a esperança, sempre guardada em nossos corações.
Igor Matos