E que Bicho que Deu? Deu Homem!
por Armando Sampaio (Pinha)
Sinopse:Há cerca de 4 a 5 bilhões de anos uma grande explosão cósmica originou uma bola incandescente de vapores e gases e foi resfriando-se progressivamente formando a crosta terrestre e a atmosfera. Durante bilhões de anos numerosas transformações ocorreram. As chuvas torrenciais ao longo de 60000 anos transformaram as rochas incandescentes e a atmosfera carregada e densa. A temperatura desceu gradualmente até atingir os 20/30 °C que hoje conserva. Surgiram os oceanos vulcões e altas montanhas. As primeiras formas de vida eram no início seres unicelulares e algas marinhas, depois vieram as primeiras plantas com raízes. começa a vida a evolução e as espécies.
Segundo alguns pesquisadores a aproximadamente 12 milhões de anos dentre os animais que habitavam a terra evoluiu o primeiro hominídeo o Ramapithecus, na África, Ásia e Europa. É o referencial de partida, começa a diferenciação entre o homem e o seu primata.
Passando por um processo lento, que consumiu milhões de anos o homem foi adquirindo cultura. A aproximadamente 3 milhões de anos, segundo os fósseis encontrados, viveu na terra o Australopithecus, um hominídeo com crânio muito pequeno (volume de 500 cm3) e algumas características de macaco, porém com arcada dentária e esqueleto semelhantes ao homem atual, e que, alguns pesquisadores consideram o hominídeo mais antigo.
A aproximadamente 2 milhões de anos viveu o Homo habilis, que inventou as primeiras ferramentas, tinha um crânio de 800 cm3 (o dobro de um chimpanzé).
Surgiu depois o Pithecanthropus eretus (homem-macaco de pé), ou Homo erectus, que viveu a 1 milhão de anos, seu volume craniano era de 1000 cm3. Os primeiros fósseis foram descobertos na China e denominados homem de Pequim, e na Ilha de Java, na Indonésia, denominados homem de Java.
Na Alemanha, no vale do rio Neander localizaram-se fósseis de um hominídeo que vivera a 120 mil e 50 mil anos atrás. Esse hominídeo é considerado o primeiro homem racional, o Homo sapiens, chamado homem de Neandertal, vivia em cavernas e já fabricava alguns utensílios, e, enterrava seus mortos.
Cerca de 30 mil anos surgiu o homem de Cro-Magnon, seus fósseis foram descobertos na França. É considerado Homo sapiens sapiens, era alto e forte. Superior intelectualmente, o que o levou a desenvolver artes, vida social e a inventar armas mais complexas, como o arco e flecha, seu volume craniano atinge 1500 cm3, o mesmo de um homem moderno. O homem de Cro-Magnon não foi exterminado, espalhou-se por toda a terra miscigenando com outros grupos humanos.
Estamos agora aproximadamente a 18000 mil a.C. a terra passa por transformações climáticas e geológicas que mudam significativamente a vida do planeta e alteram as relações entre o homem e a natureza.
Até 10000 mil a.C. considera-se o período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), nessa época o homem, que inicialmente vivia em bandos ajudando-se mutuamente na obtenção de alimentos, com o tempo passou a morar em cavernas e aprendeu a construir habitações com galhos de árvores. Os instrumentos que utilizava eram rudimentares, fabricados com lascas de pedra, de ossos e de marfim. Descobriu como fazer e controlar o fogo. Tinha na pintura em cavernas um caráter místico e utilitário, pois acreditavam que fazendo isso antes de partir para a caçada teriam chances de capturar os maiores animais.
O homem ingressa no período Neolítico (Idade da Pedra Polida), desenvolve técnicas de fiação e tecelagem para confeccionar suas roupas, cria a religião, aprende a domesticar animais, começa a produzir seu próprio alimento a partir da criação de gado e do cultivo do solo e com isso torna-se sedentário. Desenvolve a arte da cerâmica. Começa a organizar-se em família, surgem os clãs, passam a obedecer um mesmo chefe, o patriarca, geralmente um ancião com poder absoluto sobre todos os membros da família.
Ao final do período Neolítico, entre 5000 e 4000 a.C. o homem começa a fundir o cobre e posteriormente o estanho. Da fusão dos dois obteve o bronze com o qual fabricava espadas e lanças, nascia a metalurgia. A sociedade primitiva se desintegra com o surgimento de sociedades mais sofisticadas, organizadas em Estados e divididas em diferentes camadas sociais. O homem se organiza em grupos para realização de determinadas tarefas.
Por volta de 3600 a.C. surge a Escrita, acaba a Pré-história, começa a História e......
E que bicho que deu ?
Desenvolvimento:1). Comissão de Frente: Homem das Cavernas:
Fantasia: Cabeleira armada e barba, vestes em imitação de pele cruzada sobre o peito fechando como saiote. Sapatilha imitação de pele. Na mão um tacape. Coreografada.
2). 1a. Porta Estandarte: (A Luz) Fantasia predominantemente prata.
3). 1° Carro: Abre-Alas: Depois da Explosão Cósmica:
Descrição: Sobre a plataforma regular, um grande globo raiado e vazado trazendo em seu núcleo um queijo onde virá o destaque "Incandescência" com fantasia em tons de vermelho a alaranjado, na parte interna do globo haverá fumaça alaranjada e farta iluminação nos mesmos tons da fantasia do destaque. Sobre o globo haverá um segundo queijo onde virá o destaque "Águas" com fantasia em tons azul céu e branco. Do raiado do globo para fora haverá liberação de fumaça branca e iluminação.
4). Ala Rã: Representando a vida primitiva, com fantasias estilizando o batráquio.
5). 1° Casal de Passistas
6). Bateria: Macacos estilizados
7). Ala Vida: Para simbolizar a beleza da vida esta ala terá fantasias multicoloridas de borboletas diversas, formando um harmonioso conjunto.
8). 2° Carro: Flora:
Descrição: Este carro tem uma base imitando um relevo de solo verde de relva rasa, com uma exuberante vegetação harmoniosamente distribuída. Um único destaque estará ao centro do carro com a fantasia Jatobá, cercado de figurantes com fantasias em harmonia com a alegoria.
9). Ala Aves: A fantasia escolhida é uma estilização do cisne do pescoço negro. Escolhida por sua beleza e leveza de movimentos.
10). 2° Casal de Passistas.
11). 2° Casal de Mestre Sala e Porta-bandeira
12). Ala Marinha: Com a fantasia do Boto, pela amizade que sempre demonstrou ao homem.
13). 3° Carro: Fauna:
Descrição: Esta alegoria representará os mais variados animais da natureza em um carro de muita riqueza plástica. Haverá um único destaque masculino com fantasia representando o rei da floresta.
14). Ala Hominídeo: Esta ala será uma estilização do Ramapithecus representando nosso primata mais primata. Para uma melhor harmonia serão escolhidos para esta ala membros de estatura abaixo da mediana.
15). 1° Casal de Mestre Sala e Porta-bandeira.
16). Ala Caçada: Fantasias minúsculas de pele, tanto masculinas como femininas, carregando instrumentos de caça estilizados.
17). 4°Carro: Cavernas:
Descrição: Este carro representa uma grande caverna onde nosso homem das cavernas se abriga. Haverá uma grande fogueira estilizada. Nas paredes inscrições e desenhos, numa alegoria repleta de figurantes.
18). Ala das Armas: Fantasia simples tipo Tarzan e Jane, enriquecidas com machadinhas lanças e arco-e-flexa estilizados.
19). Ala Domesticação: Representa a inteligência dominando a força física animal.
20). Ala das Baianas: O mundo nasceu, exaltação a vida.
21). Ala Agrícola: Estilização do cultivo com fantasias representando primitivos arados de madeira.
22). 5° Carro: Carro do Clã.
Descrição: Este carro representa uma choupana trazendo como destaque um patriarca cercado por figurantes que orbitam sua liderança.
23). Ala Deuses: Representa as grandes e inexplicáveis esculturas do universo como as da ilha de páscoa e outras. Esta ala trará fantasias extremamente carregadas.
24). Ala Conquistas: Nesta ala estarão representadas todas as conquistas do homem primitivo. O domínio do fogo, da caça da escrita. É uma ala extremamente miscigenada.
25). 6° Carro: Carro da Zorra:
Descrição: Este carro representa uma Zorra, ou seja, é o mapa da evolução e transformação do homem. Traz um grande painel onde mostra esta evolução desde o período inicial da história até os dias atuais.