PROBLEMAS PARA A PRÁTICA DA BRUXARIA MODERNA


Todos os wiccanianos sabem dos principais problemas da bruxaria moderna, então eu só vou citar e comentar alguns. Infelizmente não posso resolver todos os problemas, mas tento sempre arranjar um jeito para conseguir meus objetivos. Um dos principais problemas enfrentados são os locais para se realizarem os rituais. Quem não possui um bosque, floresta ou jardim perto da casa, fica um pouco difícil na prática de rituais ao ar livre. O que se deve fazer nesse caso, é arranjar um lugar dentro da sua própria casa para fazer rituais, spells, etc. É claro que esse lugar deve ser tranquilo e longe de olhares curiosos. No entando, quando estiver em contato com a natureza, agradeça à Deusa e ao Deus, e tente mexer com os elementos. Não é necessário um ritual para que se possa direcionar o vento, ou então fazer chover.


Quanto a obtenção dos materiais e instrumentos mágicos, isso é um caso muito complicado. Às vezes achamos materiais nos lugares menos suspeitos, e muitas vezes nem os encontramos. Em São Paulo existem várias banquinhas que vendem ervas, se esse é o problema. As velas podem ser fabricadas em casa, com parafina comprada, ou compradas já prontas em lojas de macumba, umbanda, sei lá. Incensos, nem se fala. Qualquer lojinha vende incenso.


Cada pessoa deve procurar os materiais por si própria. Quanto aos instrumentos, se não puder comprar um deles, tente substitui-lo, porém, não creio que possa continuar utilizando de substituições durante muito tempo. Sites na Internet vendem todos esses instrumentos, e por um preço muito acessível. Quem tem um bosque perto de casa (como é o meu caso), já deve ter se deparado com o problema da polícia. Não é recomendável que se faça um ritual em locais que sejam de acesso muito fácil ao público, já que os rituais requerem concentração, tranquilidade e nenhum barulho alto que possa atrapalhar. Se, porém, a polícia desconfiar, e te descobrir, bom, ela não pode fazer nada contra você, já que não está na lei que praticar algum outro tipo de religião seja crime. Fale que você estava apenas meditando ou mesmo brincando. Não vá começar a chorar e contar tudo o que você fez aquela noite. Seja frio, responda às questões colocadas por eles enquanto já vai indo embora..


O problema do convívio com as pessoas, é algo mais natural. Parece que no começo você não liga, mas com o tempo, você passa a incomodar um pouco as pessoas. Isso não é sua culpa. Apenas as pessoas vão começar a se separar de você, e você próprio passa a se separar das pessoas para se dedicar à magia. É muito bom quando se encontram pessoas também interessadas no assunto. Além de se tornarem boas pessoas para conversar, pode haver uma grande troca de experiências. O difícil é encontrar pessoas que se interessem no assunto de magia, mas não se preocupe. Não saia por aí dizendo que você é bruxa(o), que você vai fazer um spell, etc. A melhor regra é o silêncio. As pessoas interessadas vão ser atraídas por você de alguma maneira e mais cedo ou mais tarde vocês acabarão descobrindo que a magia é comum entre vocês.


Um outro problema muito enfrentado pelas pessoas é: como eu posso fazer um ritual se eu não tenho isso ou aquilo. Bom, visto que a Wicca é a feitiçaria moderna, eu trabalho com muitas adaptações. Se o ritual pede para ser ao ar livre, mas você não tem algum lugar ao ar livre para fazer o ritual, então adapte-o para dentro do seu quarto. Se você não consegue achar um material que pede no ritual, adapte por outro que tem os mesmos poderes mágicos que o ritual pede, e assim por diante. Hoje em dia, não dá mais para se fazer a risca os rituais que as pessoas faziam há 200 anos atrás. Tudo ficou muito diferente. Adaptação é a melhor saída para tudo isso.


Algumas pessoas enfrentam também a discriminação por serem bruxos ou bruxas. Querem saber de uma coisa? Não liguem. Apesar da época das fogueiraas ter passado, parece que as pessoas continuam com a mesma mentalidade. Simplesmente tenham a bruxaria na vida de vocês como uma coisa só sua. Não contem pra todo mundo. Não faria diferença. E se é para as pessoas rirem de você por sermos bruxas, então que tudo fique ainda bem escondido. Um dia, quem sabe, as pessoas irão crescer... vão ter uma mente mais aberta para tudo isso. E nessa hora, NÓS já vamos estar num estágio bem mais evoluido.


Não consigo me lembrar de mais nenhum problema ligado à bruxaria. Se alguém tiver alguma dúvida, me mande um e-mail que ficarei contente se puder ajudar. 1