FERRAMENTAS E SÍMBOLOS DA ARTE

As ferramentas são instrumentos importantes e necessários na Arte. Esses objetos são usados na Wicca com propósito de fazer rituais, invocar deidades, tirar negatividade, ou dirigir a energia através do nosso toque e intenção. Para praticar Wicca, você deve ter pelo menos algumas dessas ferramentas. Procure em antiquários ou em lugares especializados que você deve achar essas preciosidades. Algum lugares nos Estados Unidos também possuem catálogos, e é muito útil em alguns casos para achar ferramentas mais difíceis de serem encontradas no Brasil.

Essas ferramentas não são necessárias na prática da Wicca, porém, elas enriquecem rituais e simbolizam energia. Algumas pessoas dizem que nós devemos usar as ferramentas mágicas até acharmos que elas não nos tem mais utilidade, ou seja, enquanto nos sentirmos confortáveis com elas. Depois que adquirido cada um dos intrumentos, começe a se familiarizar com eles, descubrindo suas energias e utilidades. É necessário que cada instrumento passe por um ritual de purificação antes de ser utilizado. Aqui vai uma lista das principais ferramentas usadas na Arte:

A VASSOURA:

Bruxas usam vassouras em magias e rituais. É uma ferramenta que simboliza tanto a Deusa quanto o Deus. Talvez pela sua forma, a vassoura se tornou uma poderosa ferramenta contra maldições e práticas de magia negra. Se deitada sobre a entrada de uma casa, ela "varre" todos os spells que forem jogados na casa ou em alguém que more nela. Se colocada embaixo do travesseiro, ela traz bons sonhos e protege o sonhador.

As bruxas européias foram identificadas com a vassoura por causa das falas populares, inventadas pelos perseguidores de bruxas, que diziam vê-las voando em suas vassouras. Isso é totalmente ridículo, visto que na verdade, a vassoura era usada em danças nos rituais, e por isso, ligada ao ato de voar...

Ainda hoje, a vassoura é muito usada na Arte. Um Wiccaniano deve começar o ritual "varrendo" o local com a vassoura mágica. Depois disso, o altar é construído, as ferramentas são carregadas e o ritual está pronto para começar. Não é necessário que a vassoura toque o chão. Faça apenas os movimentos, visualizando que você está tirando todas as forças negativas que estão naquele local. Ela purifica a área usada para fazer os rituais.

Como é um instrumento de purificação, a vassoura é ligada ao elemento da água. Por isso, é usado em todos os rituais ligados à água, assim como feitiços de amor, e trabalhos psíquicos. Algumas bruxas colecionam vassouras, e mostram exuberantes variedades em seus materiais e fabricação, fazendo disso um hobby muito interessante. Se você deseja fazer uma vassoura mágica, você deve tentar a antiga fórmula: um corpo de resíduo mineral, galhos de vidoeiros e uma atadura de salgueiro. O resíduo mineral é para a proteção, o vidoeiro purifica e o salgueiro é sagrado para a Deusa. É claro que um galho de qualquer árvore ou arbusto deve servir para substituir a vassoura.

A VARINHA

A varinha é um instrumento de invocação. É usado para dirigir energia, desenhar simbolos mágicos ou o círculo, mexer coisas no caldeirão e até mesmo para invocar um Deus ou uma Deusa. É o instrumento do elemento fogo. A varinha é normalmente feita de madeira, e há algumas madeiras tradicionais usadas para a "fabricação" de uma varinha: salgueiro, salbugueiro, carvalho, macieira, pessegueira, aveleira, etc.

Quando um Wiccaniano corta um galho da árvore, ele agradece à natureza e pede permissão para a mesma para retirar o galho. Alguns wiccanianos cortam o galho na junção da árvore até sua extremidade, mas não é necessário. Qualquer galho forte e reto, serve para se fazer uma varinha. Algumas lojas vendem a varinha já pronta, como pode ser vista em sites de venda de instrumentos de Wicca. Nunca usei uma varinha já pronta, e nunca vi alguém usando, portanto não posso dizer se ela permanece com a mesma magia de uma feita com as próprias mãos. Porém, alguns livros dizem não haver problemas com o uso de uma varinha fabricada por outra pessoa, ou comprada. Essas varinhas vendidas em alguns sites da Internet são muito bonitas, bem fabricadas, e com um ótimo acabamento. Não é necessário que se use uma mesma varinha para o resto de sua vida, portanto, use uma que você se sinta confortável e mude de varinha quando você achar que for preciso.

INCENSÓRIO

O incensório é uma base para deixar o incenso queimar. Pode ser comprada ou feita por você mesma. Não é necessário que o incensório seja bonito, ou cheio de enfeites. Ele pode ser simples, ou completo e isso vai depender do gosto de cada pessoa. Se você não está acessível a nenhum lugar para comprar um incensório, você pode fazer um utilizando-se, por exemplo, de uma concha funda, uma tigela ou copo com areia ou sal. A areia e o sal absorvem o calor do incenso, e impedem que esse possa quebrar ou rachar o copo, a tigela ou mesmo a concha.

Os incensos são muito usados em rituais. Quando não se fala na necessidade de utilizar um determinado tipo de incenso, use sua intuição para usar qualquer tipo incenso. Nas cerimônias mágicas, O Deus e a Deusa podem ser vistos entre a fumaça feita pelos incensos. Essa fumaça pode ser inspirada, nos deixando relaxados e algumas vezes até num outro estado de consciência. Para rituais feitos em lugares fechados, um incensório passa a ser de muita importância, assim como o incenso, porém, em lugares abertos, o incenso pode ser substituído por qualquer outra forma de chama, e o incensório não precisa ser utilizado, já que se pode colocar o incenso diretamente na terra. Alguns wiccanianos ligam o incensório com o elemento ar, e são colocados frente às estátuas ou imagens do Deus e da Deusa.

O CALDEIRÃO

O caldeirão é provavelmente o instrumento mais difícil de ser encontrado hoje em dia. Algumas vezes pode ser encontrado em lojas de artesanatos, em antiquários, ou feitos por encomenda. Havia uma loja que vendiam caldeirões em São Paulo, mas a loja foi embora, e eu não sei para onde foi.

O caldeirão é visto como um símbolo da Deusa pela Wicca, e manifesta feminilidade e fertilidade. É ligado ao elemento água e simboliza a reincarnação, imortalidade e inspiração. É utilizado para fazer rituais, cozinhar, fazer velas, incensos, etc. O caldeirão é normalmente feito de ferro, e possui três pernas que o seguram (pode também ter uma base plana em baixo), como no desenho:

Há varias formas e tamanhos de caldeirões. Compre um com um propósito já em mente. Se você pretende usá-lo apenas para fazer velas e cozinhar (o que requer que o líquido ferva, borbulhe), opte talvez por um caldeirão menor, que será mais fácil para fazer o líquido borbulhar e poupará um grande tempo. Não que um caldeirão grande não sirva para fazê-lo, porém requer uma maior paciência e um fogo maior.

Nos rituais de primavera, o caldeirão pode ser enchido com água fresca e flores, e durante o inverno pode ser acendido uma chama DENTRO do caldeirão para simbolizar o retorno do calor e da luz do sol (o Deus) no caldeirão (a Deusa).

ATHAME

O athame é um instrumento de invocação à Deusa e ao Deus. É uma faca de dois gumes com um cabo preto ou escuro para segurá-la e deve ser usado apenas em propósitos ritualísticos. É o instrumento do elemento ar, e é utilizado para abrir e fechar o círculo, para simbolizar o encontro do Deus com a Deusa (no caso de, por exemplo, "cortar" a água ou o vinho simbolizando a Deusa, com o athame que simboliza o Deus), para canalizar a energia em determinado local, etc.

A espada pode ser também utilizada, já que possui as mesmas propriedades do athame, porém, é difícil manuseá-la e se o ritual for praticado em lugares fechados, pode haver o problema de espaço. Nesse caso, um athame é mais prático, até mesmo para transportá-lo.

O athame deve ser consagrado no momento em que a bruxa é iniciada, e deve ser usada apenas por você, e por nenhuma outra pessoa. Não deve ser utilizada para cortar coisas ou fazer desenhos utilizando sangue. A faca de dois gumes com o cabo branco (também chamada de bolline) é a que deve ser utilizada para cortar madeiras, ervas, etc, e seu cabo é branco para que se consiga distingui-la do athame ritualístico.

A ESFERA DE CRISTAL

As bolas de cristal de quartzo são um símbolo importante na magia. Hoje em dia, as bolas de cristal ficaram populares, e não é tão difícil de se encontrar uma para vender, apesar de seus preços altos. Pode-se identificar uma bola de cristal verdadeira pelo preço, peso, temperatura e outras irregularidades. Essas bolas são usadas nas adivinhações, e um meio para se ver imagens que nossa mente produz. Em um ritual wiccaniano, a bola de cristal é usada para representar a Deusa, já que sua forma (esfera) é um símbolo da Deusa, assim como todas as rodas e círculos, e sua temperatura baixa simboliza a profundeza do oceano, um domínio da Deusa.

Os cristais devem ser usados para guardar energia, e para receberem mensagens do Deus. Se você tem uma bola de cristal, guarde-a com cuidado. Além dela ser cara, é uma ótima forma de aumentar a energia de um local, e é também muito usada em rituais de Lua cheia.

O CÁLICE

O cálice é o instrumento do elemento água e representa a Deusa e a fertilidade. Ele pode ser feito de qualquer material e é usado nos rituais com o propósito de guardar água ou outra bebida durante os rituais.

É com o cálice que se compartilha as bebidas ritualísticas entre os irmãos da Arte, e também guarda a bebida oferecida à Deusa e ao Deus.

PENTAGRAMA

O pentagrama pode ser feito de qualquer material, e até mesmo desenhado em pedaços de panos, ou mesmo no chão. Ele é uma estrela de cinco pontas, e é utilizado na magia há milênios. Cada ponta representa um elemento da natureza: ar, água, fogo e terra, e a quinta ponta representa o espírito. Quando usado em sua forma normal, mostra que o espírito está acima de todos os elementos, porém, quando usado invertido, significa todos os elementos acima do espírito, fazendo a forma de um bode.

Na Wicca, o pentagrama é o instrumento do elemento Terra e está ligado à segurança e proteção. É utilizado para consagrar instrumentos, objetos e amuletos. Muitos wiccanianos usam o pentagrama como um amuleto tanto de proteção, como também de respeito ao espírito e aos elementos da natureza.

BOOK OF SHADOWS (LIVRO DAS SOMBRAS)

O livro das sombras é um livro que todo wiccaniano deve ter, e vai servir como um diário para que a bruxa possa anotar todos os seus passos na magia. É fácil de achar, já que não há regras de um determinado Livro das Sombras. Qualquer caderno com folhas brancas deve servir, e é encontrado em papelarias e livrarias facilmente.

No dia-a-dia, a bruxa deve escrever no seu Book of Shadows rituais, spells, invocações, ou qualquer coisa que tenha criado com a ajuda da magia. Isso vai ajudá-lo para que se consiga ver seu desenvolvimento, assim como guarda muito de cada pessoa. Tudo que se achar importante deve ser escrito no Book of Shadows como forma de guardar os seus próprios conhecimentos. Algumas bruxas modernas já se utilizam do computador como seu Book of Shadows. É chamado de "Disco rígido das sombras", já que seu próprio Book of Shadows deve estar sempre guardado com você.

SINO

O sino é um instrumento muito antigo na magia. Tocar um sino, emana vibrações que tem efeitos poderosos devido ao seu volume, tom e material de construção. O sino, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um instrumento feminino e é utilizado para invocar a Deusa em alguns rituais, e dar sinal de começo ou final de alguns spells. É também usado para afastar espíritos maus, assim como evocar boas energias. Algumas pessoas acreditam que colocando um sino pendurado na porta, esse vai guardar a casa.

Para se purificar os instrumentos, faça um ritual de purificação. Alguns métodos mais simples também podem ser utilizados, como colocar o instrumento em água corrente e depois salpicá-lo com sal, ou simplesmente colocar sal neles. Mas não se esqueçam que cada material utilizado na fabricação dos instrumentos mágicos, possuem características que talvez não aceitem água como purificação, ou sal. Não estrague uma boa madeira molhando-a, por exemplo. 1