Atalanta

      Há quem diga que existiram duas Atalantas. Porém, como as histórias são muito parecidas, vamos contar como se somente uma existisse.
      Filha de Iásos ou Cheneu, qualquer que seja o nome, o pai de Atalanta ficou profundamente aborrecido por ter nascido uma filha, e não o tão sonhado filho. De tal modo, ele achou que não seria bom criá-la; Abandonou-a num monte selvagem para que ela morresse de fome e frio. Só não cumpriu o seu destino tirano, pois uma ursa amamentou-a e aqueceu-a. Cresceu, porém, ainda menina, foi acolhida por alguns caçadores. Aprendeu a como caçar, superando até os caçadores.
      Algum tempo depois surgiu como ameaça a Cálidon um grande javali. Por ter matado dois centauros, fora chamada juntamente com os melhores e mais corajosos heróis. O príncipe de Cálidon, Meléagro, apesar do rosto de Atalanta ser aparentemente masculino, se encantou pela jovem, que nada queria com casamentos. Na caçada ao javali, Atalanta feriu o monstro para que Meléagro o matasse. De tal cega era sua paixão, que insistiu que a pele do javali ficasse com Atalanta. Esta foi a razão de sua morte.
      No dia de seu nascimento, as Moiras lançaram um pedaço de madeira no fogo e disseram que Meléagro morreria quando a madeira se tornasse cinzas. Altéia, a mãe dele, guardou a madeira em uma caixa. Por Meléagro matar os irmãos de Altéia, esta jogou a madeira no fogo e depois se matou. Meléagro também morreu, quando a madeira em cinzas se transformou.
      Alguns dizem que sim, outros que não, mas o fato é que Atalanta tentou entrar na expedição dos Argonautas. Agora conseguir é a grande questão. Depois do Argo, Atalanta venceu numa competição nada mais e nada menos que Peleu, o pai de Aquiles.
      É estranho, mas muitos homens quiseram se casar com ela. Ela voltou para a família, sem ser recusada pelo pai. Quem quisesse casar com Atalanta teria que se submeter a uma corrida com a bela guerreira e ganhar, coisa muito difícil. Um dia apareceu em sua vida Melânio, ou Hipômenes. Com a ajuda de Afrodite, ele conseguiu três maçãs douradas, que serviria para ganhar de Atalanta. Na corrida, ele jogou as maçãs, uma em cada período. A última maçã fez com que Atalanta parasse para pegá-la. Foi aí que Melânio ultrapassou-a. Venceu a corrida e casou-se com Atalanta. Tiveram um filho, Partenopeu, que participou da expedição dos Sete contra Tebas. Atalanta e Melânio foram transformados em leões ou por alguma desavença com Afrodite, ou por terem feito amor num santuário de Zeus.

Voltar a "Páris"Voltar ao "Menu Principal"

 

1