Ulisses

       Herói da Mitologia Grega, que participou da Guerra de Tróia. Rei da Ítaca, teve a vida dotada de muitas aventuras. É bisneto de Hermes, cujo herdou a malícia e habilidade. Fora educado por Quíron para assumir o reino de Ítaca.
       Quando coroado, deveria ter uma esposa. Ulisses já cortejara Helena, mas, havendo tantos pretendentes, desistiu desta e casou-se com Penélope, prima de Helena, a quem lhe deu um filho chamado Telêmaco. Mas a promessa de que os pretendentes recusados por Helena deveriam ajudar o escolhido em tudo o que precisasse fez com que Ulisses se arrependesse de tê-la cortejado; por Helena ter fugido com Páris para Tróia, Menelau, o marido de Helena, intimou-o para guerrear contra Tróia. Ulisses, mesmo a contragosto, guerreou contra os troianos. Venceram. Ulisses voltou para casa, e, neste retorno, encarou várias aventuras: fez uma visita a Éolo, o rei dos deuses do vento, que lhe entregou uma sacola com os ventos desfavoráveis a viagem; enfrentou Circe, uma feiticeira, que tentou aprisionar Ulisses em seu castelo; Teve o seu navio afundado por Hélio, por os homens de Ulisses matarem alguns dos bois consagrados a ele; aprendeu a amar como os deuses, etc.
      No retorno para sua casa, Telêmaco, seu filho, já estava crescido, e Penélope, sua esposa, estava rodeada de pretendentes para casarem-se com ela, e que matariam Ulisses se descobrissem que estava vivo. Então, pediu a Atena que o ajudasse, e esta o disfarçou como um simples mendigo. Penélope tecia um véu de dia, cujo seu término seria a data em que teria de escolher com quem se casaria, e desmanchava grande parte deste à noite, na esperança de ainda rever Ulisses.
      Com o disfarce que Atena lhe deu, o nosso herói pediu hospedagem a rainha, dizendo que tinha notícias de Ulisses. Ela convidou-o para um banquete, à noite.
      Em meio a um banho, sua antiga camareira o reconheceu, por uma cicatriz que Ulisses tinha na perna, a qual incomodava por qualquer coisa. Ulisses pediu que não contasse a ninguém sobre a sua volta.
      Penélope organizou uma disputa entre os pretendentes que consistia em que o que conseguisse armar e soltar uma flecha do arco de Apolo que este dera a Íficlo e este dera a Ulisses. Nenhum pretendente conseguira tal façanha. Ulisses pedira a tentar, e foi desprezado por um dos pretendentes. Flechara com tamanha facilidade e matou todos os pretendentes e seus servos. Atena impediu que as famílias dos pretendentes mortos atacassem Ítaca. Ulisses e Penélope ficaram unidos e felizes, com a graça dos deuses.

Voltar a "Héracles"Entrar em "Perseu"

 

1