Iolanda Therezinha Marcier

 

 



Exposição
sobre a
Humildade

(Diálogo da Soror Iolanda com o Mestre, que lhe apareceu em seus últimos dias)


Como fazer para se tornar humilde? Assim explica o Mestre:
- Humilde é aquele que ao carregar a sua cruz não reclama do seu peso nem suplica que a tirem de cima de si, mas pede forças para poder carregá-la. Humilde é aquele que tendo carregado a sua cruz nela se deixa pregar sem desesperança. Humilde é aquele que tendo sido pregado na cruz compreende que quem está crucificado não pode se mexer. Humilde é aquele que diz: "Não estou aqui para fazer a minha vontade, mas, sim, a de Deus". Humilde é aquele que atribui a Deus tudo o que há de bom em si e atribui a si próprio tudo o que tiver de ruim. Humilde é aquele que obedece. Humilde é aquele que ao prestar o serviço se reconhece como o mais incompetente operário para realizá-lo mas assim mesmo tenta dar o máximo de si para que a obra seja boa. Humilde é aquele que ao ser insultado baixa os olhos e cala. Humilde é aquele que ao ser enaltecido diz que não é digno de enaltecimento. Humilde é aquele que ao ser açoitado pelo infortúnio diz: "Obrigado Senhor, obrigado por esta oportunidade de evoluir". Humilde é aquele que reconhece, com toda a humildade, que não pode compreender a natureza de Deus, mas pode sentí-la em todo o seu Amor e sua Luz. Este é o humilde que, finalmente, conseguiu ser admitido no Primeiro Grau da Humildade.

-
Se para se atingir apenas o Primeiro Grau da Humildade passa-se por tantas provações, bendizendo-as, quer dizer que ainda há mais?

- A Via da Humildade tem 12 graus. O Segundo Grau da Humildade consiste em se colocar em prática tudo o que se aprendeu no Primeiro, dedicando-se com todo o empenho ao serviço, sem esperar qualquer tipo de recompensa.

- Em que consiste o Terceiro Grau da Humildade?

- O Terceiro Grau da Humildade consiste em não ter pressa em progredir e ser promovido ao Quarto.

- E em que consiste o Quarto Grau da Humildade?

- O Quarto Grau da Humildade consiste em retornar, espontaneamente ao Primeiro, todos os dias.

- E o Quinto Grau?

- Consiste o Quinto Grau da Humildade em se reconhecer, com toda a sinceridade, que não se está sendo suficientemente humilde e tentar se aprimorar na humildade. Quando se consegue isso, passa-se automaticamente ao Sexto Grau.


- Em que consiste o Sexto Grau da Humildade?

- O Sexto Grau da Humildade consiste em colocar o interesse do próximo à frente do nosso e dizer: "Se para ajudar alguém eu tiver que parar de progredir, farei isso; se para ajudar alguém eu tiver que sofrer infortúnios, farei isso; se para ajudar alguém eu tiver que me mortificar, farei isso."

- Em que consiste o Sétimo Grau da Humildade?

- O Sétimo Grau da Humildade consiste em se amar todos os seres viventes como a si mesmo, sejam homens, animais ou plantas, compreendendo que nenhum deles é inferior a si.

- E o Oitavo Grau?

- Consiste o Oitavo Grau em se regozijar plenamente em nada possuir, dando graças a Deus por isso.

- Em que consiste o Nono Grau da Humildade?

- Este grau harmoniza três triângulos e consiste em se vivenciar e demonstrar grande alegria e autêntica exultação na realização dos serviços mais vis, cansativos e repetitivos, realizados sob as mais duras condições, sob pressões e cobranças, sem qualquer tipo de reconhecimento.

- E o Décimo Grau?

- Consiste este grau em aceitar como naturais envelhecimento, degeneração física e morte, repetindo sempre: "Obrigado Senhor, obrigado por me ter sido permitido viver até agora".

- Em que consiste, ó Mestre, o Décimo-Primeiro Grau da Humildade?

- O Décimo Primeiro Grau consiste em aceitar a doença incurável, quando ela sobrevêm, e repetir incessantemente, por mais atroz que seja o sofrimento pelo qual se passe: "Obrigado, Senhor, muito obrigado por este sofrimento que me faz evoluir".

- Finalmente, em que consiste o Décimo-Segundo Grau?

- Consiste em dizer, de todo o coração: "Senhor, eu nada sou, eu nada sei, sou o último dos vermes, e nem sequer posso orar pelos meus inimigos, porque não os tenho. Mesmo sendo tão indigno e insignificante, ofereço este sofrimento pelo qual passo como purgação do carma de meus semelhantes, para que não tenham de passar por coisa igual. Passarei por eles o que eles teriam de passar e faço isso com grande alegria. Suplico que meus rogos sejam aceitos e bendigo o Vosso Santo Nome, Senhor, pois sois Justo e Misericordioso e nada acontece sem que Vós permitais."

- Que prêmio receberei, ó Mestre, ao atingir tão elevado grau? Que título terei e de que poderes serei investida?

Assim falou o Mestre:

- Tua recompensa será o anonimato, teu título será o Mestre, e teus poderes serão os de ensinar o que tenhas apreendido, mas somente àqueles que realmente queiram aprender.

- Que satisfação terei nesta condição tão especial?

- Poderás irradiar a Paz Profunda sobre todos os seres e estarás liberta do medo do desconhecido e do sofrimento advindo das perdas, pois nada terás para perder. Esta é a satisfação que terás ao atingir o Décimo-Segundo Grau da Humildade, condição que te qualifica para admissão no Primeiro Grau do Amor.



 

[VOLTAR]

1