Pequena partilha dos Salmos

 

Todas as vezes que eu o invoquei ele me ouviu sl 33

Qual o cristão que nunca viveu esta experiência ? Quem que ao pegar o ofício divino para cantar as misericórdias de Deus em nome da igreja nunca se sentiu confortado ? Claro que não celebramos os ofícios em nosso próprio nome ; e muitas vezes , quando alegres cantamos salmos de tristeza e quando tristes cantamos um salmo de alegria. Assim nos sentimos células de um corpo que é Esposa e que espera a volta do Esposo , que sofre longe dele , se fere na luta contra o inimigo , que comemora a contínua vitória do Esposo celebrando , esperando , vivendo o comprimento de suas promessas !

Assim ainda me lembro do meu primeiro contato com os ofícios : era a Páscoa , eu preparava uma palestra sobre este tempo liturgia , passei alguns dias da páscoa indo de manhã cedinho no mosteiro beneditino carioca , onde participei dos ofícios ... Onde mesmo sem entender fui imerso nesta realidade , neste livro maravilhoso que podemos ler...Mais maravilhoso ainda quando é cantado em comunidade , onde certos versículos queimam nossos lábios , pois por alguns momentos por nosso coração passa o amor da Esposa remida e resgatada no mundo inteiro , desde o Papa até o mais esquecido leigo ...Todos cantam celebram este mistério , e vêem em suas vidas o comprimento das promessas que cantam , meditam e vivem.

Eu vos exalto , senhor , pois me livrastes

E não deixastes rir de mim meus inimigos

Senhor , clamei por vós , pedindo ajuda

E vós , meu Deus , me devolvestes a saúde

Vós tirastes minha alma dos abismos

E me salvastes quando eu já estava morrendo sl 29

 


A mão direita do senhor fez maravilhas

A mão direita do senhor me levantou . sl 117

 

A igreja canta este salmo comemorando a vitória de Cristo , que por sua obediência nos levou novamente para onde Adão nos tirou por sua desobediência . E Deus se fez homem nascido de uma virgem obediente , que meditava , guardava e amava a palavra de Deus a ponto de se tornar mãe de Deus e de todos os homens ! E a morte conseqüência do pecado , é vencida pelo amor que obedece e ressuscita !

E não foi apenas a 2000 anos atras ... Este salmo canta a alegria de um pecador em se sentir erguido pelo próprio Cristo , sabemos que há muita alegria nos céus por um pecador arrependido e isto é maravilha ! Quando me afastei de Deus por uma situação de pecado , me senti escravizado e percebi o quanto eu era livre . Este salmo se fez verdade e vida para mim : Era Páscoa uma experiência de ser erguido e de ser lavado e curado por aquele que por suas chagas curou todas nossas enfermidades , principalmente a enfermidade do orgulho .Derrubou anjos , e derruba os homens quando sussurra aos nossos ouvidos , sejam como Deus .Quando abre um caminho para todos os males...Que é o mal senão a ausência de Deus ? Que é viver em pecado senão viver sem Deus , pois assim nos separamos do nosso Deus nos enveredando por este largo caminho onde se encontram muitos .Qual é o lucro de enveredar por este caminho longe de Deus ? Que eu possa permanecer no caminho do Senhor e dizer com o salmista : A mão direita do Senhor me levantou ! A mão direita do Senhor me levantou !

 

 

O Senhor reconstruiu Jerusalém

e os dispersos de Israel juntou de novo

ele conforta os corações despedaçados

ele enfaixa suas feridas e as cura. Sl 146

A mão direita do Senhor me levantou !

A mão direita do Senhor me levantou !

Quando nos afastamos de Deus , o pecado pode causar profundas feridas ... Tal como Israel foi ferido no passado , subjugado por povos que outrora , Senhor entregara em suas mãos ... Assim passamos por esta experiência de restauração , de misericórdia , de ter o coração despedaçado , enfaixado e curado por este amor, podemos dizer como o salmista :

Convertei - nos ,ó Senhor,

Deus do universo

e sobre nós iluminai a vossa face !

Se voltardes para nós seremos salvos. Sl 79

Ó Senhor fazeis brilhar a minha lâmpada ;

ó meu Deus , iluminai minhas trevas. Sl 17

Assim as trevas do pecado dão lugar a uma Presença suave e confortadora , a uma realidade sublime ... O coração curado é lugar de uma ceia , se ouvirdes esta voz , se sentirdes este convite ; parai , prova e vede. Percebe que agora há luz em ti , o Senhor é contigo !

Bendize , ó minha alma ao Senhor ,

não te esqueças de nenhum de seus favores !

Pois ele te perdoa toda culpa ,

e cura toda enfermidade ;

da sepultura ele salva sua vida

e te cerca de carinho e compaixão . SL 102

 

 

1