O Salmista

‘’Quando a Ele meu grito se elevou já havia gratidão em minha boca!’’ SL65

Falaremos agora de um personagem muito especial , quando rezamos o salmo 65 nos espantamos com a confiança inabalável do Salmista ! Em suas necessidades ao clamar ao Senhor já se sentia agradecido . Como isto pode acontecer ? Especialmente em um povo marcado por tantas tragédias. Em Outros Salmos vemos entregas confiantes dignas de quem conhece e sabe Quem é o Deus Vivo .

"Amo o Senhor porque ouve o grito de minha oração . Inclinou para mim seu ouvido no dia em que eu O invoquei’’

"Retorna Ó minh’alma à tua paz , o Senhor é quem cuida de ti’’

Sl 114

Quanta amizade e quanta intensidade vemos no Salmo acima ! Vamos agora nos deter um pouco mais sobre este personagem , figura de todos aqueles que permitem que Deus seja em suas vidas , seja presença , Pai , amigo e Amor . Quem é este personagem ?

Primeiramente não é nenhum super – herói , vemos que é um homem muito próximo a nossa realidade , é alguém que chora , que sofre , que muitas vezes não entende e aceita os acontecimentos . É um homem fraco , pobre simples e humilde ! Pode ser rei , escriba ou mesmo um guerreiro . O importante é que no Saltério este homem pode ser cada um de nós . No caso de Israel temos um personagem muito popular , especialmente no Antigo testamento . Herdeiro das promessas dos patriarcas , um homem pequeno , simples , um pastor de ovelhas . . . Sim e de Davi que estamos falando ! Do jovem que armado de algumas pedras e de uma confiança muito forte em Deus , derrota o gigante Golias . No capítulo 16 do livro de Samuel vemos Davi em ação mostrando seus dotes musicais para acalmar o rei Saul , que sofria de fortes ataques depressivos , estes acabavam tão logo Davi começasse a dedilhar sua cítara . É um personagem único a Bíblia mostra várias passagens onde Davi cantava , lutava , dançava e louvava ao Senhor ! Davi tem influencia na organização do culto , conforme vemos no livro de Crônicas , na consagração do Templo construído por Salomão onde se Lê : ‘’Os sacerdotes estavam em seus lugares e os levitas já estavam com seus instrumentos musicais , que o rei Davi mandara fazer, para que eles tocassem o hino ‘Sim , Eterno é seu Amor ’Davi louvava o Senhor por meio deles ’’(2 Cr 7,6) . Dos cento e cinqüenta Salmos , setenta e três levam o um título onde a paternidade de Davi é invocada ! Mas não podemos afirmar que foi ele o autor de todo o saltério . Podemos afirmar que sua criatividade e seu amor a Deus influenciaram não só o restante dos Salmos como toda a escritura e o povo de Israel ! É notória a história do salmo 50 , quantos e quantos homens já se encontraram com Deus por intermédio deste Salmo ! Quanta sinceridade e humildade em tão poucas palavras .Não é por acaso que é uma das pérolas do Saltério ! Lemos no cabeçalho do Salmo : ‘’Salmo de Davi quando o profeta Natã veio ter com ele depois do adultério com Bersabéia.’’ .Podemos conferir o episódio nos capítulos 11 e 12 do segundo livro de Samuel. Vários Salmos são atribuídos a famílias dos levitas : Família de Coré , Asaf , Emã e Etã .Temos também trinta e cinco salmos sem identificação de autor . Os exegetas tentam chegar aos autores e as épocas em que foram escritos . . . No período do Reinado , no exílio , na Babilônia ? O certo é que o Salmista é israelense e arde e zelo para com seu Deus , procura viver sua vida de acordo com sua tradição e faz da salmodia um momento privilegiado : Para agradecer , pedir , sofrer , amar até para lançar maldições sob seus opressores. Foi subjugado , humilhado , destruído e se sentiu abandonado. Pensou ser a palavra de Deus apenas mais uma lenda morta como as tradições dos povos que o cercavam . . .Mas aí nesta hora de desespero que entra Deus , com sua mão poderosa ! Então expressões de tristeza dão lugar ao mais autentico louvor , homenagem a autor da Aliança .

 

1