Textos Publicados Online
Maria Waldete de Oliveira Cestari

É Fácil Ser Feliz.

Receitas para a felicidade.
É FÁCIL SER FELIZ
Se você pensa que para ser feliz é preciso freqüentar acontecimentos pomposos , grandes festas e badalações, está muito enganado, pois nas coisas mais simples desta vida é que se encontra a verdadeira felicidade. No próximo fim de semana, faça o teste .
Para começar, convide aquele casal de velhos amigos que há muito tempo você não vê para ir a sua casa, sexta-feira à noite, para bater papo. Gele um bom vinho, compre uns petiscos, coloque o CD dos Beatles com aquelas músicas que lhe trazem tantas recordações e receba seus convidados com um abraço cordial. Com certeza vocês vão começar falando sobre o caso da corrupcão , sobre o plano Real, as invasões de sem-terra, mas isso é só pra quebrar o gelo. Logo logo a conversa vai tomar um rumo mais interessante e lá do fundo da memória , vão surgir as histórias que vocês viveram juntos. Afinal faz muitos anos que são amigos e começaram a vida lado a lado: estudaram na mesma escola, freqüentaram o mesmo banco de jardim, o mesmo barzinho, as mesmas festas e foram reciprocamente padrinhos de casamento. Os filhos têm quase a mesma idade, mas a correria da vida fez com que se distanciassem um pouco. Vocês nem vão ver a hora passar e na despedida, lá pelas tantas, a frase " - A gente precisa se encontrar mais" - com certeza vai rolar.
No sábado à noite, convide sua mulher para jantar fora. NÔo precisa ser nada sofisticado, nada de champagne francês, caviar, luz de velas. Algo assim bem simples como comer o peixe que ela gosta tanto, mas não descobriu ainda a receita , e beber o vinhozinho que experimentaram naquela inesquecível viagem de férias de inverno. Durante o jantar, conversem bastante, falem das coisas boas que já desfrutaram e planejem coisas melhores ainda para o futuro. Analisem o quanto conquistaram nos muitos anos de convivência e concluam que alguns sacrifícios e privações valeram a pena, pois depois de tanto tempo, estão juntos e se amam muito.
No domingo de manhã, vista uma bermuda , tênis confortáveis, uma camiseta, coloque a coleira no cachorro e saia para passear a pé. Simplesmente caminhe, respire o ar puro da manhã, desfrute da paisagem, deixe o sol penetrar em seu corpo e pense como é bom poder andar, enxergar, falar e ouvir. Encontrando um grupo de amigos, páre para jogar um pouco de conversa fora e se eles lhe convidarem para um churrasquinho no próximo sábado, aceite na hora. Não tem importância se aquele camarada que você não topa muito também vai, porque depois do segundo copo, tudo vira festa.
Quando a noite chegar, convide seus filhos para desligarem a TV e irem comer um hamburguer bem caprichado num trailler. Entre uma mordida e outra, sentados na mesinha rústica ao ar livre, pergunte a eles sobre as paqueras, sobre a festa da noite anterior. Não fale nada sobre escola, eles detestam esse assunto, ainda mais em final de semana. Conte-lhes alguma história engraçada para que dêem boas gargalhadas. Não há coisa melhor para uma família do que rir junto. Depois, terminem o passeio tomando um sorvete de uvaia no Pereira. Certamente encontrará algum amigo, ao qual dirá cheio de orgulho: " - Estes são os meus filhos." Se na volta para casa, por pouca coisa, eles começarem a discutir dentro do carro, não ligue; um dia você vai sentir saudades até disso.
E depois dos "Gols da Rodada", quando for dormir, analise todas as coisas simples e boas que fez nos últimos três dias , quanto prazer isso lhe proporcionou e diga a si mesmo:
- Puxa, como é fácil ser feliz !
Unknown Home Page
copyrigth 1998
007unknown@geocities.com
1