Fernando Gabeira

por Fabiano Carnevale

Falar de Fernando Gabeira, é falar de uma das figuras mais polêmicas da atual sociedade brasileira. Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1941, Gabeira foi ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no Jornal do Brasil, como jornalista. Nos anos 60, Gabeira se engajou na luta armada contra a Ditadura que se instalara no país.
Em 1969, participou do seqüestro do Embaixador americano, Charles Elbrick. Logo após foi preso e depois, beneficiado pelo seqüestro do Embaixador alemão, Gabeira é libertado e exilado. Viajou por vários países da América Latina e Europa, onde trabalhou até como maquinista de trem e porteiro.

Com a anistia, volta ao Brasil em 1979 abraçando causas como o pacifismo, os direitos da mulher, a ecologia. Vira polêmica ao aparecer de "tanga" na praia, mexendo com os velhos preconceitos da sociedade burguesa. Escreve o best-seller "O que é isso, companheiro?" e mais uma série de livros, e se consagra como o escritor de uma geração.

Em 1986, Gabeira se candidata e fica em 3º lugar na disputa para Governador do Rio de Janeiro, numa coligação entre o PT e o recém-fundado Partido Verde.

Defensor de idéias prá lá de polêmicas, como a legalização da maconha, direito dos homossexuais, etc., Gabeira é eleito Deputado Federal em 1994, pelo Partido Verde do Rio de Janeiro.

Como deputado, Gabeira tem sido o mais controvertido dos parlamentares. Causou polêmica ao importar para o Brasil, sementes de maconha, ao votar a favor da quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações, entre outras atitudes, que faz o deputado e ex-guerrilheiro Fernando Gabeira ser temido pela direita e, agora também, odiado pela extrema-esquerda.

 

"Continuamos desejando o impossível. E creio que dessa esperança jamais conseguiremos nos separar" Fernando Gabeira
Unknown Home Page
copyrigth 1998
007unknown@geocities.com
 
1