Sugestões de Atividades

Reinventando a notícia

     Recortar manchetes de jornais e/ou revistas. Colar em uma folha com pauta e pedir que cada aluno imagine e escreva a notícia de que trata aquela manchete. Para facilitar a compreensão, pode-se, inicialmente, elaborar uma notícia coletiva, a partir de manchete selecionada pela turma. O trabalho fica ainda mais interessante se as manchetes escolhidas não tiverem um sentido muito óbvio nem fizerem alusão à um fato de domínio público.
     Uma variação pode ser obtida utilizando-se títulos de filmes recortados dos cadernos de cinema, ou trechos de anúncios dos classificados.

Classificados poéticos

     Nesta atividade, se vendem não objetos, mas sentimentos e emoções. Cada aluno deverá escolher um sentimento e procurar vendê-lo, tornando-o o mais atraente possível para o consumidor imaginário.

Transformando notícias

     A partir da leitura de uma notícia de jornal, cada aluno deverá criar um texto sobre a mesma notícia. Pode-se fazer esta atividade utilizando-se uma única notícia para toda a turma, ou uma notícia diferente por aluno. Neste texto, o aluno poderá esclarecer os motivos que levaram determinado fato a acontecer, as conseqüências do acontecimento, a vida dos envolvidos, ou simplesmente escrever a notícia do seu jeito.

Utilização de vídeos

     O vídeo é um recurso riquíssimo, do qual podemos e devemos lançar mão sempre que for possível. Entretanto, a utilização do vídeo na escola apenas como diversão ou passatempo deve ser evitada. Ver por ver é algo que o aluno já faz em sua própria casa o tempo todo. Na escola, o tempo é precioso demais para ser desperdiçado.
     Procure sempre assistir ao vídeo antes da sua turma e elabore um planejamento cuidadoso, com atividades variadas, que explorem as diferentes facetas do material. Experimente explorar, além da imagem, o som, a seqüência, os recursos utilizados. Crie um clima de expectativa antes da projeção, faça suspense, enfim, use sua imaginação. Lembre-se que hoje, mais do que nunca, uma imagem vale mais que mil palavras.
     Qualquer vídeo pode ser utilizado, mas fique de olho nas produções do canal a cabo Futura e das televisões educativas. Conheça os vídeos da coleção "Crianças Criativas". E, quando for possível, assista aos programas da Multieducação, que ainda passam na TV, e trazem, no "Quadro Eletrônico", sugestões bastante interessantes para a utilização de vídeo em sala de aula.

Organização da biblioteca da sala

     Ter uma pequena biblioteca na sala facilita muito nosso trabalho, mesmo que a escola também possua uma. Na sala, o acesso é mais fácil, e o professor pode acompanhar de perto as leituras e o material que o aluno procura.
     Na biblioteca, não precisam estar apenas livros. Pode-se fazer também uma gibiteca, uma mapoteca, biblioteca de jornais...
     O acervo pode ser montado por você, ou com a participação dos alunos, que contribuem com o material que possuem. A organização do material é muito importante, e, se for possível,  deve ser utilizado um sistema de empréstimos, que permita aos alunos levarem os livros para casa, para eu possam relê-los e mostrá-los para a família, os amigos, etc.

Aprenda fazendo - origami para a primavera

                                         - Jogos de alfabetização
                                       
- Laboratório de Matemática

Fale conosco !

Página Inicial | Nossa História | Nossos Projetos | Nossas Experiências | Seleção de Textos | Textos Para Alunos | Sugestões de Atividades | Links Interessantes
1