Projeto de virtualização e concretização em mídia televisiva à cultura e folclore popular do Brasil.

De Marco Antonio Moraes (Marquinho).

Culturabrasileira.com – Portal de cultura popular do Brasil.

Pequena pesquisa de dados de eventos ao ano de 2002 feita por Marco Antonio de Moraes.

Este é apenas parte do meu banco de informações sobre cultura e folclore do Brasil. Caso você se interesse em saber mais mande uma mensagem dizendo suas intenções com as informações.

marcoantoniomoraes@ieg.com.br

NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Mês de julho

Festival Internacional de Dança. De 01 a  09-07-2001. Apresentações de companhias de dança nacionais e internacionais. Palestras, oficinas, debates e exposições. Esta é a 4ª edição do evento.
Endereço: Palácio das Artes, Francisco Nunes, Sesiminas, entre outros.

DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA

Seminário Internacional de Dança

Festa dos Estados. No último final de semana de junho

NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Acontece na no final primeira quinzena de outubro (lá pelo dia 14) a "FenaOstra" - Festival Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana no Centrosul no Aterro da Baía Sul, Centro. A FenaOstra é um festival gastronômico, técnico e cultural que tem por objetivo divulgar o consumo e o cultivo da ostra em Santa Catarina e no Brasil. A "FenaOstra" oferece atrações gastronômicas, folclóricas e culturais para o público, além de  cursos e seminários voltados para a maricultura.

NO ESTADO DO CEARÁ - FORTALEZA

Festival da Moda

Mês de maio

FeiraFLOR

Mês de julho

Foqueirão da Microempresa

Feira de Integração dos Municípios

Pau-da-bandeira – É festa da Barbalha (Crato), anualmente realizada próximo à comemoração do Dia de santo Antônio. Um enorme tronco de árvore, antecipadamente escolhido, é conduzido ao pé da serra do Araripe até a Igreja da cidade, por mãos de fortes caboclos. À passagem do séquito, as mulheres solteiras procuram tocar no tronco que passa, debaixo da crença segundo a qual caso consiga, cedo casará... É uma festa a que todo o Cariri comparece, pelo sabor de tradição que o espetáculo mostra.

Na última semana de julho,  um dos maiores carnavais fora de época do Brasil: O FORTAL, que reúne milhares de pessoas de todo Brasil e vai se firmando como uma das mais importante atrações turísticas de nossa capital. Os trios elétricos percorrem toda a Avenida Beira-Mar, que é fechada especialmente  para este evento. Quem quiser pode adquirir o abadá — roupas e/ou acessórios que dão direito a participar da folia junto ao trio elétrico dentro de um cordão de isolamento.

Regata de Jangadas Dragão do Mar, no segundo ou terceiro domingo de julho. A largada é na praia de Mucuripe e a chegada na praia do Náutico. O percurso leva uma hora e meia para ser completado por mais de cem jangadeiros que disputam a sua "Fórmula-1", como eles mesmos dizem. Enquanto pilotam suas "máquinas", há show folclórico nas praias. O nome Dragão do Mar é uma homenagem ao jangadeiro Chico da Matilde, o dragão do mar, um abolicionista.

Mês de outubro

Ceará Summer Fashion

Mês de novembro

Cajufest (Pessoal de Fortaleza informe ao Marquinho.Net a data certa de seu eventos)

NO ESTADO DAS ALAGOAS:

Porto Calvo

Todo mês de novembro

Dia 13-11 do ano ocorre em Porto Calvo a "Festividade da Padroeira da cidade".

União dos Palmares

Todo mês de novembro

Dia 19-11 acontece a "Semana da Consciência Negra".

Penedo

Todo mês de novembro

Acontece em novembro em Penedo a "Gincana de Pesca".

Marechal Deodoro

Todo mês de novembro

Dia 03-11 acontece o "Festival Lacustre".

União dos Palmares

Todo mês de novembro

Na segunda quinzena (lá pelo dia 20) do mês de de novembro ocorre a "UNIFEIRA".

Arapiraca

Todo mês de novembro

Na segunda quinzena do mês de novembro (lá pelo dia 28)10 Fenar - Feira de Negócios

NO ESTADO DO AMAZONAS:

Parintins

Todo mês de junho

O Movimento Marujada organiza o Bar do Boi Caprichoso, no Sambódromo, Av. Centro de Convenções, todas as sextas-feiras (de março a junho) a partir das 17 horas.

Festa do Boi-bumbá, manifestação folclórica de reconhecimento internacional que ocorre no mês de junho na ilha de Parintins. Alegoria do desfile dos grupos folclóricos que fazem a festa do Boi-bumbá.

NO ESTADO DA BAHIA:

Camaçari

Mês de novembro

Acontece de 24 a 26-11 do ano em Camaçari o carnaval fora de época "CAMAFOLIA".

Itabuna-Ilhéus

Mês de março

Acontece o projeto de incentivo à cultura e à música. O "Jupará" mantém em 2001 as categorias Canção MPB, Canção Pop/Rock, Canção Axé/Pagode e Canção Forró, todas referentes a composições de autores grapiúnas.

Queimadas

Mês de maio

Último Domingo do mês de Maio acontece a "Lavagem da Igreja de Santo Antônio". Nessa festividade há Cortejos de Baianas, Cavalgada, Blocos Carnavalescos, charretes, Barracas de bebidas e comidas típicas e muita alegria.

Mês de junho

De 01-06 a 13-06 de todo ano. Festividade de Santo Antônio. Festa religiosa (Trezena de Santo Antonio). Festa popular.

Todo 20-06. Festa de Aniversário da Cidade de Queimadas. Acontece desfile da Banda de Músicos, barracas de comida e bebidas típicas. Festa popular muito animada.

Todo 21 a 29-06. Festa de São João e São Pedro. Muito Forró, barracas de comida e bebidas típicas. Apresentação da Quadrilha Junina "Guerra dos Sexos": quadrilha onde homens vestem-se de mulher, e mulheres de homens. Muito Forró, barracas de comida e bebidas típicas. E no mesmo mês acontece também. Festa de São Marçal no dia 30-06.

Ilhéus

Mês de janeiro

FESTIVIADE DE SÃO SEBASTIÃO. De  11 a 20-06. Festa em homenagem a São Sebastião, patrono dos estivadores e um dos padroeiros da cidade. É conhecida também como Festa do Bacalhau, porque nela é servida uma grande bacalhoada, simbolizando o intercâmbio entre os estivadores, os comerciantes e o povo. A festa é antecedida por uma novena em louvor ao santo, que se encerra no dia 19. No dia 20, consagrado ao padroeiro, os festejos são iniciados às 5 horas da manhã com alvorada, prosseguindo com celebração eucarística e à tarde com procissão pelas principais ruas do centro da cidade. Em frente ao Sindicato dos Estivadores são armadas as barracas típicas das festas de largo e à noite apresentam-se grupos afros e atrações regionais.

LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL de São Sebastião. Acontece um cortejo composto por animais puxando carroças ornamentadas, baianas de candomblés, blocos afros e grande número de pessoas segue da sede do Sindicato dos Estivadores até a Praça Dom Eduardo. Ali acontece o ponto alto da festa: as baianas lavam as escadarias da Catedral de São Sebastião com água de cheiro trazida em suas jarras, enquanto trios elétricos e grupos afros tocam para turistas e populares.

BUMBA-MEU-BOI. Alegorias de boi,  representadas por pessoas envoltas em panos, papel fino, espelhos e folhas, e acompanhadas pelas figuras do vaqueiro e da loba e por populares, fazem o espetáculo. Todos dançam pelas ruas da cidade e cantam canções típicas do bumba-meu-boi. Realiza-se em Olivença,  à noite,  na véspera da festa da Puxada do Mastro.

PUXADA DO MASTRO – Todo segundo domingo de janeiro é realizada em Olivença, esta festa que  representa o mais pitoresco folclore da região. No dia do evento, os machadeiros reúnem-se na praça da Igreja de Nossa Senhora da Escada com turistas e moradores de Olivença e da região. Em seguida eles partem para a floresta e derrubam uma árvore de grande porte. Depois de descascado, o tronco é puxado por um grande número de pessoas, que cantam músicas características, de origem indígena, ao som de tambores, flautas e outros instrumentos. Um quadro de madeira com a pintura de São Sebastião é fincado no mastro, à frente da igreja, enquanto em seu interior o povo ora pedindo proteção e prosperidade. À noite, grupos de "afoxés" desfilam na praça e os populares e turistas dançam e bebem nas barracas armadas para os folguedos.

Mês de fevereiro

FESTA DE IEMANJÁ. Todo dia 02-02 do ano acontece em Ilhéus a festa que cultua a Rainha das Águas. Esta festa profana realiza o ritual afro-brasileiro de oferendas à Iemanjá. Participam do evento blocos afros, os grandes terreiros de candomblés, entidades culturais e grande parte da população. Barcos decorados, levando presentes e oferendas, acompanham o barco-mor que leva a imagem de Iemanjá. Quando chegam à Baía do Pontal os presentes são depositados nas águas. O cortejo encerra-se com o desembarque no cais da Avenida 2 de Julho, onde trios elétricos e blocos afros tocam para os participantes da festa.

Mês de abril

FESTA DE SÃO JORGE. Todo dia 23-04 acontece em Ilhéus a festividade em homenagem a um dos santos padroeiros de Ilhéus, com procissão e missa solene.

Mês de junho

DIA DA CIDADE . Todo  28-06 do ano acontece em Ilhéus, com militar, banda de música e presença de autoridades  eventos esportivos  como campeonatos, maratona e exibições. Programação e intensa valorização cultural, incluindo shows musicais ao ar livre na Concha Acústica, concursos literários e fotográficos, e apresentações gratuitas no Teatro Municipal.

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. Acontece em um domingo de julho, com data móvel a cada ano em Olivença. Novenário encerrando com missa solene e procissão, acompanhada por banda de música e bandeira do divino.

Mês de julho

FESTA DE SANTANA. Acontece no  último domingo de julho do ano. Na localidade do Rio do Engenho (Ilhéus). Festa em homenagem a Nossa Senhora de Santana. Há o lado profano marcado por manifestações populares, bebidas e comidas.

Mês de agosto

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS. Acontece todo 15-08 a Festividade de Nossa Senhora das Vitórias. Também com lado profano  precedido de novenário com festa de largo, procissão e missa.

Mês de setembro

FESTA DE SÃO MIGUEL. Acontece todo 29-09 com festa de largo e procissão marítima promovida pelos pescadores da zona norte de Ilhéus. Trio elétrico, batucada, samba de roda, corrida de canoa e eventos esportivos marcam a festividade.

Mês de novembro

FESTA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA Acontece de 1º a 21-11 de cada ano, em Olivença, cuja padroeira é Nossa Senhora da Escada. No último dia há alvorada de fogos, missa, procissão e festa de largo.

Juazeiro

FESTIVAL DA CANÇÃO SANFRANCISCANA. Este Festival não tem data estabelecida. Juazeiro se volta para abraçar toda arte, cultura e poesia do seu povo mostrando o talento de seus artistas e do povo ribeirinho, extensivos a todos que desejam participar do evento. Este Festival passou a ser chamado de "Festival Edésio Santos".

Mês de janeiro

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO. Acontece na época comemorativa da semana santa, no dia 01-01 deo ano. Os atores juazeirenses encenam a Paixão e Morte de Jesus em teatro aberto para o povo, em concentração de fé. São em média mais de 300 artistas com cenário e figurino típicos da época.

BOM JESUS DOS NAVEGANTES - É realizada anualmente a 1º de Janeiro com a celebração de um TRÍDUO em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes, tendo como patronos da festa os barqueiros, pescadores, marinheiros, FRANAVE e Capitania dos Portos do São Francisco em Juazeiro. A procissão fluvial é realizada sempre às 16 horas pelas águas do Velho Chico e termina com a procissão terrestre e missa campal em frente a catedral de Nossa Senhora das Grotas.

FESTA DE REIS. Acontece todos os anos no dia 6 de janeiro.

Mês de fevereiro

JUA-FEST - Acontece todo ano a uma semana antes do carnaval oficial, a cidade se transforma na TERRA DA ALEGRIA e mostra como se deve ser festa de rua. Blocos de percussão, blocos com trios elétricos (que a cada ano que se passa melhora e aumenta o número de atrações do carnaval da cidade, satisfazendo o gosto de todos os foliões). Batucadas, palcos armados espalhados pelo centro da cidade dando opções diversas aos foliões pipoca, além de trios contratados pela Prefeitura e muitas estrelas do axé - music, os milhares de foliões de todas as partes do país curtem um carnaval com muita tranqüilidade. Na  cidade vizinha, Petrolina,  é realizado o" Petrofolia", sendo este realizado no mês de setembro quando a cidade completa o seu aniversário.

Mês de março

Acontece todo dia 24 04 a comemoração do aniversário de Padre Cícero em Juazeiro do Norte

Mês de abril

MEIA MARATONA TIRADENTES. Corrida que ocorre em Abril, tem um percurso de 21 Km, saindo do Distrito de Carnaíba do Sertão até a sede do município, tendo como participantes além dos adeptos da região a esta modalidade de esporte, presença de grandes atletas de renome nacional. É realizado sempre no mês de abril em homenagem ao mártir da independência.

Mês de junho.

SÃO JOÃO. Acontece em diversos bairros da cidade, sendo que as maiores atrações são realizadas no pátio da feira -livre, que deixa Juazeiro com clima de um verdadeiro arraiá caipira. Podemos contar também com o São João de Petrolina, cidade vizinha, que também costuma trazer diversas atrações de forró da época. Possibilitando ao visitante duas opções de dançar o famoso forró nordestino.

Mês de julho.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE. O mês de julho é repleto de comemorações. Toda uma programação oficial, previamente definida, parabeniza e torna efervescente a cidade de Juazeiro, também chamada de "PRINCESINHA DO AGRESTE" e CAPITAL DA IRRIGAÇÃO.

Mês de setembro

NOSSA SENHORA DAS GROTAS. Padroeira de Ilhéus. Tem a sua data maior celebrada em 8 de Setembro (feriado municipal), quando após um ciclo de 9 dias de festejo é carregada em procissão por uma multidão de fiéis.

Mês de outubro

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.  No último domingo de Outubro ou no primeiro domingo de novembro, na frente da Catedral, os Congos dançam e há o Hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário e missa.

MEIA MARATONA TIRADENTES - Corrida que ocorre em Abril, tem um percurso de 21 Km, saindo do Distrito de Carnaíba do Sertão até a sede do município, tendo como participantes além dos adeptos da região a esta modalidade de esporte, presença de grandes atletas de renome nacional. É realizado sempre no mês de abril em homenagem ao mártir da independência.

Porto Seguro

Mês de março

CARNAPORTO. A folia toma conta neste paraíso no interior da Bahia.

NO ESTADO DO CEARÀ:

Limoeiro do Norte

Mês de janeiro

Acontece em Limoeiro do Norte de 12 a 14-01 do ano a "LIMOFOLIA".

Sobral

Mês de julho

FENAIVA - Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú (1ª semana de julho)

Acontece dia 05-07 do ano o "Aniversário da cidade" (5 de julho)

Banda Zabumba Bacamarte surge dentro do movimento pós-modernista com configuração de expressão da "Civilização Nordestina". Apresentação na EXPONORTE - Exposição Agropecuária (2ª semana de julho)

Mês de setembro

Ocorre dia 24-09 do ano a "Festividade de São Francisco" (de 24 de setembro a 04 de outubro)

Mês de novembro

Ocorre dia 30-11 a "Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição" (de 30 de novembro a 08 de dezembro)

Mês de julho

Aproximadamente na segunda semana de outubro acontece a micareta "CARNABRAL". É a segunda maior micareta do Ceará.

Mês de dezembro

Dia 23-12 do ano ocorre a "Chegada dos caboclos" – A Igreja Matriz de Parangaba, distrito de Fortaleza. Próximo a comemoração do Natal, a festa da "Chegada dos caboclos". Trata-se de uma peregrinação, durante a qual esmolas são pedidas, em nome do Bom Jesus, padroeiro da Vila, e cuja imagem teria sido doada, segundo a tradição local, por D. João VI, aos índios porangabas. Eles vem de longe e chegam festivos na sede do distrito fortalezense, por entre foguetórios e cânticos de louvação, conduzindo a coroa de espinhos do Bom Jesus dos Aflitos.

Quixeramobim

Mês de março

No mês de março há o "Tributo a Antônio Conselheiro".

Mês de outubro

No mês de outubro ocorre a comemoração ao "Centenário da Morte Antônio ConselheiroJuazeiro do Norte

Mês de fevereiro

Acontece todo dia 02-02 do ano a Festividade de Festa de Nossa Senhora das Candeias. Iniciando uma grande romaria pelas ruas de Juazeiro do Norte.

Mês de março

Todo dia 24-03 acontece a semana do Padre Cícero e comemorações a seu aniversário.

Mês de novembro

A cidade de Juazeiro do Norte é conhecida nacionalmente como "A Terra do Padre Cícero". É uma cidade santuário. Um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É nela que está sepultado o famoso e polêmico Padre Cícero Romão Batista, fundador e maior benfeitor da cidade e uma espécie de santo popular, canonizado pelo povo à revelia da Igreja Católica. Acontece de 01 a 02-11 de todo ano as comemorações ao dia do " Romeiro" e a grande romaria de Padre Cícero.

Mês de setembro

Cariri Folia

Mês de novembro

No início do mês de novembro ocorre a "Festividade do Padre Cícero".

Crato

Mês de abril

No mês de abril ocorre a "Malhação dos Judas".

Mês de agosto

Ocorre no mês de agosto o "Festival Nordestino de Folclore". Camocim

Mês de abril

No mês de abril ocorre o "Festival de Violeiros". Mês de julho

No mês de julho ocorre a "Festa da Lagosta" em Camocim.

Euzébio

Mês de abril

Em Euzébio ocorre no mês de junho o "Tiro aos Pratos".

Barbalha

Mês de junho

Acontece no mês de junho a "Festa do Pau da Bandeira".

Santana do Cariri

Mês de julho

Ocorre a em julho a "Festividade de Nossa Senhora Sant´Anna".

Aquiraz

Mês de julho

Acontece no mês de julho em Aquiraz a "Feira Metropolitana do Artesanato".

Mês de novembro

Ocorre em Aquiraz a "Festividade de Nossa Senhora dos Navegantes".

Icapuí

Mês de agosto

Ocorre em Icapuí o "Festival da Lagosta".

Cascavel

Mês de setembro

Ocorre no mês de setembro a "Regata de Jangadas da Caponga".

Guaramiranga

Mês de setembro

Festival Nordestino de Teatro.

Canindé

Mês de outubro

Acontece dia 04-10 do ano a "Festa de São Francisco das Chagas".

Aracati

Mês de outubro

Regata de Jangadas de Majorlândia.

Mês de outubro

CONOARTE

Missão velha

Mês de novembro

Festival Regional e Música popular

Beberibe

Mês de novembro

Regata de Jangadas Ecológicas da Prainha

Granja

Mês de novembro

No começo do mês de novembro ocorre a "Peregrinação ao Parazinho".

Fortim

Mês de dezembro

Festival da Lagosta.

Aratuba

Mês de dezembro

Acontece dia 22-12 do ano a "Festividade de São Francisco de Paula".

NO ESTADO DO ESPÌRITO SANTO:

Anchieta

Mês de fevereiro

O verão desta cidade é o que há de mais agitado e bonito em Vitória. O governo local de Anchieta todo verão elabora uma programação de verão diversificada que atende principalmente a jovens. Apresentações de bandas, passeios ecológicos, esportes e outras atividades. Shows musicais com várias bandas são realizados em dias alternados, começando pelo centro do balneário, Iriri, Castelhanos e Ubu. Boa pedida (Pessoal de Vitória informe ao Marquinho.Net a data certa).  A mesma produção ocorre em Conceição da Barra (litoral de Vitória).

Marataízes (sul de Vitória)

Mês de fevereiro

Os moradores e turistas que passarem por Marataízes sempre terão shows e atividades esportivas no mês de fevereiro..

Todo dia 02 a 11-02 acontece a Festividade de Nossa Senhora dos Navegantes com eventos religiosos, culturais, shows artísticos e competições esportivas.

Todo dia 17-02 acontece a Festa do Hawai na Lagoa do Siri com vários shows artísticos, eventos esportivos e culturais estendendo-se de manhã até a noite, com show de encerramento com trio elétrico e banda. Toda Quarta-feira de cinzas quem cai na folia é o bloco da ressaca, desfilando pela Praia Central.

Mês de março

Acontece de 07 a 11-03 Festa das Canoas.

Piúma

Mês de janeiro

Acontece de 01 a 30-01 do ano a Feira de Artesanato em Conchas e Feira do Sol. De 15 a 17-01 do ano acontece também a Festividade de São Sebastião.

Mês de fevereiro

Acontece de 01 a 28-02 do ano a Feira do Artesanato em conchas e  a Feira do Sol. E dia 06-02 a "Noite do Hawaí".

Mês de março

Acontece em Piúma de 05 a 09-03 do ano a "Festa da melhor idade".

Mês de abril

Todo dia 03-03 acontece o "Aghaleluia" De 17 a 18-03 do ano acontece o "Campeonato de Pesca".

Mês de junho

Acontece de 05-02 do ano o Dia do Meio Ambiente, Coral na Ilha do Gambá e passeios ciclísticos e a descida Ecológica no Rio Piúma.

Mês de julho

Acontece de 16 a 18-07 o  "Arrailfest" de Piúma.

Todo dia 25-07 o "Festival do Peroá".

Mês de agosto

Acontece todo dia 20-08 a "Festa do Folclore" e todo dia 23-07 acontece também a "Festa de Santa Rosa de Lima".

Mês de setembro

Acontece em Piúma de 24 a 26-09 do ano o "Encontro de Turismo".

Mês de outubro

Acontece em Piúma-ES de 09 a 10-10 o "Campeonato de Pesca de Arremesso".

Acontece também 11 a 12-10 o "FESTIL" (Festival de jogos infantis).

De 22 a 23-10 em Piúma-ES ocorre o "FEMPI" (Festival de Música).

Mês de dezembro

Acontece em Piúma-ES a partir de 08-12 as comemorações da emancipação do município e a Festividade de  Nossa Senhora da Conceição. E de 10 a 12-12 ocorre a  "PIUMICA" (abertura do verão capixaba).

Vargem Alta

Mês de fevereiro

Acontece o Torneio entre famílias em Fruteira Novas. Mês de março

Festa Internacional da Mulher.

Mês de abril

Comemorações da Sexta-feira da Paixão. Ocorrem em Taquauissu e Jaciguá (Vargem Alta).

Mês de maio

Festa do Trabalhador em São José das fruteiras (Vargem alta).

Mês de Junho

Festa de São João Batista em Jaciguá (Vargem Alta).

Mês de Julho

Na segunda semana de julho ocorre em Vargem Alta o "ForróFest". Maior festa caipira e gastronômica da região serrana do Espírito Santo Mês de agosto

Ocorre na primeira semana de agosto o "Torneio entre famílias" em Pombal (Vargem Alta)

Mês de setembro

Nesse mês em Vargem Alta ocrre a "Festa comunitária" Mês de outubro

Ocorrem em Vargem Alta a "Feira de Arte e Cultura Serrana" e a Festa do "Cafeicultor" em Pombal de Cima. Esse eventos têm data móvelMês de dezembro

Festividade da padroeira de Vargem Alta - Nossa senhora da Conceição.

Domingos Martins (Pedra Azul)

Mês de fevereiro

No começo do mês de fevereiro. De 04 a 06-02 ocore o "Sommerfest" (Festival da Imigração Alemão) em Domingos Martins-ES.

Mês de abril

Ocorrem na segunda quinzena de abril a "Copa Trilha Um de Raid" (jeep).

Mês de junho

Acontece a "Festa de Corpus Christi" em Paraju (Domingos Martins). E nos dias 24 25-06 ocorre o "Erntedankfest" (Festa da Colheita) em Domingos Martins.

Mês de julho

Acontece a "Festa da verdura" em Aracê (perto de Domingos Martins). De 22 a 30-07 ocorre o "Festival de Inverno de Domingos Martins".

Mês de agosto

Na primeira semana de agosto ocorre o "Encontro Internacional do Vinho do Espírito Santo" (em Pedra Azul no município de Domingos Martins). No mesmo período acontece a "Festa do morango" também em Pedra Azul.

Mês de setembro

Acontece em Domingos Martins de 22 a 23-09 o "Blumenfest" (Festa das Flores). 

Mês de outubro

Acontece no final do mês de outubro o "Concurso de Fachadas e jardins de Pedra Azul em Domingos Martins. Mês de novembro

Ocorre na primeira semana de novembro o "Enduro Cidade Verde (moto) em Domingos Martins.

Iriri- ES

Mês de outubro

Acontece o "Festival Capixaba de Frutos do Ma"r. Todos os anos entre 12 e 15 do mês de outubro. Ocorre festa cultural com shows e danças, além da exposição da deliciosa comida litorânea capixaba.

Mês de novembro

Sempre no final do mês de novembro acontece a "Festividade de Nossa Senhora das Graças", padroeira de Iriri. Além da programação religiosa ocorrem também shows e outras atividades culturais.

Guarapari

Mês de janeiro

De 02 a 28-01 do ano ocorre o "Projeto Verão".

De 15 a 22-01 acontece o "Campeonato de Pesca do Martin Azul" e comemorações ao dia do veranista.

Mês de fevereiro

De 04 a 07-02 acontece o famoso "Circuito Nacional de Fotografia Submarina" e o carnaval toma conta do pessoal de Guarapari.

Mês de março

Acontecem as comemorações ao dia do Turista em 02-03 do ano e na segunda quinzena de março (lá pelo dia 18-03) ocorre o "Festival das Serestas" no Radium Hotel.

Mês de junho

De 02 a 04-06 acontece o "Passos de Anchieta". De 28 a 30-06 ocorre a Festividade de São Pedro e São João com um grande arraial em Guarapari.

De 22 a 25-06 ocorre o "Festival da Moqueca".

Mês de julho

Em 24-07 do ano ocorre Festividade de Sant'Ana em Guarapari-ES e 27-07 do ano acontece o "Triantlon Internacional".

Mês de agosto

"Campeonato de Pesca de Guarapari" ocorre na segunda quinzena do Mês de agosto.

Mês de setembro

Comemorações à cidade de Guarapari dia 19-02 do ano.

"Semana da Terceira Idade" ocorre de 24 a 30-09 em guarapari-ES.

Mês de outubro

De 12 a 15 acontece o "Festival da Criança".

Mês de novembro

Na segunda quinzena de setembro (lá pelo dia 15 ou 16) acontece o "Campeonato de Pesca do Marlin Branco. E no mesmo mês de novembro, de 26 a 06-01 do ano seguinte ocorre a "Campanha de natal Luz"

Mês dezembro

Dia 08-12 "Festividade de Nossa Senhora da Conceição".

NO ESTADO DE GOIÁS:

Pirenópolis

Mês de 06-2001

Festa do Divino Espírito Santo é a maior manifestação popular de Pirenópolis. Realizada durante as Festividades de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, esta demonstração popular mistura diversas manifestações religiosas, como as novenas de pentecostes, as missas e procissões, com folguedos, folia, teatro e a famosa "cavalhada". Soma-se também, durante os doze dias de festa, várias outras atividades, como os desfiles na alvorada da secular Banda de Música Phoenix e da Banda de Couros, queima de fogos,  congadas e outras um tanto profanas como ranchões para bailes, com o forró animando os jovens durante o dia e a noite. (Pessoal de Goiás informe ao Marquinho.Net a data certa).

ESTADODO MARANHÃO

São José de Ribamar

Mês de setembro

A cidade é nome de lenda. Aventureiros portugueses salvando-se de um naufrágio, juraram construir uma ermida de devolução a São José. Milagre alcançado, promessa cumprida. De volta a Portugal, mandaram vir uma imagem do santo e construir a igrejinha de frente para a Baía. Desde então , São José ganhou a fama de santo milagreiro e todos os anos é festejado em setembro. Os pontos pitorescos da cidade se resumem à Basílica , à gruta de Lourdes, à praia de Panaquatira e ao Bairro do Barbosa, um dos mais antigos da pequena cidade, que tem dois hotéis (Tropical e Mar e Sol). A cidade conta com estrada direto para São Luís, linhas de ônibus com saídas do Mercado Central, além de carros, tipo "Besta", que funcionam tanto como lotação como carros de frete.

Carolina

Mês de fevereiro

O Carnaval de Carolina é uma festa bastante comemorada na cidade. A espectativa de uma festa animada, com os grupos carnavalescos, bandas de axé music e muita alegria é alimentada todos os anos. Merecem ser lembrados aqui com o devido respeito todos os que se esforçam para proporcionar esta alegria durante esta época do ano. Dentre os grupos carnavalescos que se destacam, mencionamos O Bafo da Onça; Samba, Suor e Cerveja; Camaleão e Vasp. Todos os anos é realizada uma excursão, saindo de Brasília até Carolina, para que os carolinenses que não moram na cidade também possam se divertir nessa época.

NO ESTADO DO MATO GROSSO

Cáceres

Mês de julho

Na segunda quinzena do mês de julho (lá pelo dia 27) ocorre a tradicional feira agropecuária que acontece anualmente em Cáceres no final do mês de julho e começo de agosto. Ajuda muito a movimentar o setor com leilões, competições e vendas de animais, serviços e máquinas. Oferece também mais uma opção de lazer para os cacerenses e turistas.

Mês de agosto

Acontece dia 25-08 a "Festividade de São Luís". Padroeiro da cidade de Cáceres. Por sua proteção à cidade de Cáceres, o povo, especialmente a comunidade católica, oferece no mês de agosto (próximo ao dia 25) uma série de homenagens ao padroeiro, que culminam com uma festa animadíssima para toda a população.

Mês de junho em Cuiabá-MT

Festividade de São Benedito. Predomina a participação popular. Diz respeito a todo um ritual que acontece dias antes, no qual os festeiros percorrem as ruas da cidade levando de casa em casa a bandeira dos santos e recebendo donativos que serão transformados em alimentos para serem servidos no dia da festa propriamente dita. Neste dia, após a missa da madrugada é servido, a toda a população que queira participar, alimento o dia todo, começando pelo chá com bolo e adentrando a noite com danças regionais e pratos típicos da culinária mato-grossense.

 

Mês de setembro

Acontece dia 14-09 do ano o "FIP" (Festival Internacional de Pesca) é o maior campeonato de pesca embarcado em água doce do mundo (está no livro Guinness dos recordes). Esta é uma festa tradicional que se realiza no mês de setembro e atrai anualmente milhares de turistas para a cidade de Cáceres.

Poconé

Mês de abril

Festa do Laço Comprido. Com o objetivo de divulgação da cultura do homem pantaneiro para a população urbana de nosso município, e principalmente para nossos turistas, surgiu em 1995 o clube do laço de Poconé, onde é mostrada a lida do homem pantaneiro no seu dia-a-dia de trabalho em seu território alagado, o pantanal. O homem pantaneiro na trabalho com o gado, utiliza-se de laço, este é confeccionado de couro de boi, que é cortado e trançado até um comprimento de aproximadamente 15mts. Durante o ano é realizado o campeonato de laço comprido da cidade, que começa em julho e se estende até junho do próximo ano. É realizado no 2 e 4 domingo do mês durante todo o dia, no clube cidade rosa ( CCR ), onde todos os participantes exibem suas belas laçadas para o publico presente. No mês de abril é realizada a festa do laço comprido ( participação aberta ), sendo que esta já faz parte do calendário turístico do estado de Mato Grosso, onde os melhores laçadores recebem prêmios, tais como Motos, Televisores, Novilhos, Cavalos e premiações em dinheiro. É importante observar que todos os animais utilizados nos eventos deverão ter todos os atestado se sanidade ( AIE ), regularmente expedido por laboratório competente, juntamente com o Guia de Transito de animais ( GTA ), assim você esta pronto para laçar, e é o nosso convidado especial.

Mês de julho

A Cavalhada acontece todos os anos nas primeiras semanas de junho, é um Domingo onde toda a família poconeana se reúne para torcer para os Cavalheiros Mouros e Cristãos, o Clube Cidade Rosa ( CCR ) se torna uma grande palco desta batalha, onde o maior vencedor e a continuidade de uma tradição que se arrasta desde a origem de Poconé. Só que já correu ou ainda corre na Cavalhada sabe da emoção, e só que já assistiu consegue entender esta emoção, tendo como ponto culminante a Corrida da Argolinha, onde é colocado no centro da pista um trave e ao meio uma argola de aproximadamente 10 cm de diâmetro, o cavalheiro vem a todo vapor com sua lança em punho e fazendo acrobacias e tenta tirar a argolinha da trave, quando consegue tirar não tem que resista a emoção. Existe um preparativo muito grande que antecede ao dia da Cavalhada, a preparação das roupas dos cavalheiros e dos seus Pagens, o trato dos animais, instrumentos muito importante para uma boa corrida pois, o cavalheiro passa o dia todo montado em seu animal, e este é exigidos com galopes e até mesmo corridas, não param nenhum minuto se quer tudo ao passo da caixa. Venha você também conhecer esta tradição poconeana e dividir conosco a emoção de participar de uma batalha onde o vitorioso é sem sombra de dúvida a preservação de uma tradição que vem deste dos tempos de origem de nossa cidade.

E-mail: marcoantoniomoraes@ieg.com.br

Clique aqui para assinar o meu Livro de Visitas

Clique aqui para ler o meu Livro de Visitas

Clique aqui e veja o primeiro livro de visitas

 

VOLTAR

 

marcoantoniomoraes@ieg.com.br

Quer dois livros de graça de auto-ajuda?

 

1