Pequenas Expressões Lingüísticas
da Shimano
Hyperdrive, Uniglide, Dual SIS, cantilever...Se você não está conseguindo entender nada do que lê nos jornais e nas revistas especializadas, não se menospreze, nem se desespere.Afinal, a maioria dos ciclistas não é capaz de acompanhar a fúria lingüística da Shimano,que lança no mercado novas expressões tão rapidamente quanto novos produtos.Decifre algumas dessas palavrinhas mágicas e depois esnobe seu conhecimentos técnicos com os seus colegas de pedal.
Pedivelas Hyperdrive (HD): o sistema Hyperdrive consiste numa engenhosa combinação de dentes-guia que ajudam a controlar a passagem da corrente de uma engrenagem para outra, durante as trocas de marcha.Isto permite que essas trocas sejam mais rápidas e suaves, mesmo sob pressão do pedal (numa subida, por exemplo) |
|
Hyperdrive Compacto (HD-C): esta nova geração de pedivelas, introduzida na linha Shimano '94, possui engrenagens de diâmetro menor, o que reduz o peso do conjunto e torna as trocas de marcha mais rápidas.
Cassetes Hyperglide e Hyperglide Compactos: trata-se de uma peça única que reúne as engrenagens traseiras (em geral, 6,7 ou 8).Possuem pequenos recortes e rebaixos que ajudam a corrente a "deslizar" entre uma engrenagem e outra.Combinadas com as pedivelas HD-C, formam um conjunto compacto de transmissão, mais eficiente, mais rápido e mais leve que os tradicionais - já que as engrenagens (as da roda-livre e as da coroa) são menores e portanto podem ser unidas por uma corrente mais curta. |
|
SIS / Dual SIS: sigla para Sistema Indexado Shimano - consiste num conjunto de componentes (câmbios e comandos) que funcionam sincronizados. Na prática, cada clic do comando de câmbio promove uma troca de marcha rápida e precisa.Os sistemas dual compreendem os dois câmbios - dianteiro e traseiro - dai o nome.Combinados com os sistemas Hyperglide (das rodas-livres)e Hyperdrive (das pedivelas) proporcionam trocas de marcha eficientes e sem erros.
Freios cantilever: muito eficientes, equipam as bicicletas de mountain bike. Caracterizam-se pelo grande cabo de aço tirante que une os braços direito e esquerdo de freio.
Freios cantilever multi-condition: mais precisos e suaves que os tradicionais, funcionam melhor em qualquer condição de tempo (a seco, sob chuva, com ou sem barro).
Correntes Hyperglide (HG): sucessoras das correntes Uniglide (UG) - o primeiro passo da Shimano em direção às transmissões de alto desempenho. Com desenho especial, esta corrente faz o par perfeito com as engrenagens HD (Hyperdrive).
Correntes Interactiveglide (IG): sucessoras das correntes Hyperglide (HG) - a última novidade da Shimano em transmissões de alto desempenho. A corrente recebeu modificações (assim como outros componentes da transmissão: conjunto de pedivelas, rodas-fixas cassete; e do sistema de câmbios: câmbio dianteiro, câmbio traseiro e comandos). Estas modificações formam o que a Shimano chama de sistema IG.
SPD (Shimano Pedaling Dynamics): é o sistema de pedal automático e sapatilha da Shimano. Com o sistema SPD é possível caminhar, já que o taquinho (a peça de metal que une o pedal à sapatilha) fica embutido no solado.
Rapid Fire: trata-se de um tipo de comando de câmbio onde cada mudança de marcha é feita apenas apertando um botão.
Rapid Fire Plus: uma evolução do Rapid Fire tradicional. Possui duas alavancas independentes, uma para cada fase da troca de marcha: enquanto uma alavanca - acionada pelo dedo indicador - promove a redução da marcha, a outra - acionada pelo polegar - promove a ação contrária. Deste modo, as trocas de marcha exigem menos esforço das mãos do ciclista e são mais confortáveis.
Servo-Wave: é um mecanismo que faz parte da maçaneta de freio, e que permite ao ciclista ter melhor controle da frenagem. Uma pequena peça, com formato de onda, altera a relação de potência e de velocidade de frenagem entre as maçanetas e os freios cantilever