E-Mail Mande um E-Mail

Voar de Paraglider


A excitação e o fascínio de voar de Paraglider devem ser experimentados para serem apreciados. Qualquer pessoa, tenha experiência em outro tipo de vôo ou não, terá no vôo de Paraglider um grande esporte. O Vôo, é claro, é maravilhoso, mas o piloto não tem como permanecer no ar a qualquer hora ou para sempre. Existem muitas regras, sinais, tipos de equipamento, condições do tempo e do vento a serem obedecidas antes do preparo para uma decolagem ou um novo vôo. É necessário ter em mente que o vôo sem motor é um vôo planado, e a tendência natural é partir de um local alto e descer num local mais abaixo. Alternativamente, existem técnicas de vôo que você pode aprender para voar por mais tempo. Este tipo de vôo pode parecer apenas um sonho se você está apenas começando. A sua dificuldade em compreender depende da freqüência e regularidade que você voa a cada semana ou mês. A prática é essencial para transformar seus vôos em horas ou minutos.

É sabido que o vôo dá uma sensação de liberdade e bem  estar inigualável mas não são todos os pilotos que conseguem esta liberdade. Não conseguem por não estarem conscientes o suficiente para reconhecerem seus limites e muitas fobias e medos surgem durante o vôo, que sufocam e apagam da memória a liberdade e o prazer de voar. Depois do vôo estes pilotos lembram apenas dos perigos que acompanharam o vôo, esquecendo-se de que Bússolaestavam voando. Estes pilotos são os sobreviventes de um vôo ao invés de reconhecerem-se como pilotos. Esqueceram-se, simplesmente, de que fazem parte daquela pequena parcela da humanidade que domina a arte de voar. Essa é a idéia: VOAR, ao invés de SOBREVIVER a um vôo.

Se você se decidiu por aprender a voar nós temos os meios de lhe ensinar o que é necessário e lhe daremos condições de decidir por si mesmo o que necessita para o vôo. Para isso fizemos esta Page no intuito de auxiliar o aprendizado e dar informações complementares aos novos pilotos de Paraglider, tentando, assim, agilizar a instrução e aumentar o nível de conhecimento do iniciante. Alertamos que, mesmo tendo memorizado integralmente o conteúdo desta Page e completado todos os exercícios propostos, o aluno não terá ainda autorização para decolar, por sua própria conta, sem a presença de um instrutor. Também o fato de um piloto adquirir equipamento próprio não significa que ele esteja preparado para voar sozinho, sem acompanhamento. O processo de aprendizado vai muito além do vôo de formatura e os novos pilotos devem, sempre, procurar o instrutor para eliminar qualquer dúvida existente. É muito importante também saber reconhecer um instrutor competente.

A segurança deve vir em primeiro lugar, e cabe a cada piloto reconhecer seus próprios limites. É bom saber que o seu melhor amigo, que já voa, ou está aprendendo, ou que se formou ontem, tem limites próprios que não são os seus. Um bom piloto voa no seu próprio limite, não no limite dos outros. Reconhecer-se é o primeiro passo no caminho da perfeição. Existem, também, vários tipos de pilotos. Muitos voam pelo prazer. Outros voam para chamar a atenção da família, da namorada, dos amigos ou para saciar o próprio ego provando o que podem fazer. Saiba reconhecer-se. Pilotos que voam para os outros, para as câmeras e flashes, tem carreira curta. A platéia que aplaude uma manobra arriscada é a mesma que aguarda o momento da sua queda. Um bom piloto, corajoso e inteligente é aquele que consegue encarar a platéia, dobrar o equipamento e descer a montanha de carro ao pressentir qualquer ameaça à segurança do vôo.

Para voar existem muitos meios de aprender. Certamente você não levará muito tempo até começar a fazê-lo. Mas, neste caso, é muito importante começar a visitar as rampas de decolagem, o morrinho de treinos e observar o que os outros fazem, e como fazem. Já nas suas primeiras aulas você terá condições de saber se um piloto está cumprindo com todos os passos necessários a um vôo seguro. É interessante conversar com outros pilotos, de outras escolas, para ver as diferenças no treinamento, mas nunca faça isto quando um piloto estiver se preparando para uma decolagem. Você pode tirar a concentração dele e ele não gostará nada disso. Você pode ser desencorajado vendo algum piloto errando muito e até não conseguindo decolar em certas condições, mas você verá que não é o equipamento que erra, não acontece sozinho, é sempre o piloto que comete alguma falha, atrasando ou acelerando demais os movimentos.

Na escola existem também outros pilotos aprendendo, você terá que ceder o equipamento a outro piloto algumas vezes e você pode achar que terá menos aproveitamento. O treinamento acontece facilmente. Day-by-day, sem atropelos. O seu treinamento sendo sem pressa lhe dará melhores frutos mais tarde. Enquanto outro piloto está treinando você pode aproveitar para descansar e ouvir as dicas do instrutor pois nem tudo o que é necessário saber está escrito aqui. Acontecem problemas distintos com cada piloto e não conseguiríamos, nem em cem anos, relatá-los aqui com antecedência.

O vôo solo de formatura é apenas o primeiro passo do
aprendizado de um BOM piloto.


Home Curso Humor Relax
Equipamentos Pico do Gavião Cross-Country Contato

Dinâmica Webmaster
© 1997-1998 Gustavo Gaúcho Corporation - All Rights Reserved
Última Atualização: Quinta-feira, 02 de Abril de 1998 02:17:21

1