Julho de 2001
Sinopse Oficial: "Em 1742, na correspondência entre Christian Goldbach e o famoso matemático suíço Leonhard Euler, foi formulada a questão - 'Todo número inteiro par maior que 2 pode ser representado como a soma de dois números primos'. Hoje, mais de 250 anos depois, a Conjectura de Goldbach tornou-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 - e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la. Este romance é a história de Petros Papachristos, um homem que dedicou sua vida a desafiar o enigma."
Sinopses Jornalísticas:
Ciência Hoje /
Data: 22/6/2001
Os mais difíceis problemas matemáticos
Romance relata tentativas frustradas de resolver a conjectura de
Goldbach
Bernardo Esteves
"Todos os números pares maiores que 2 são iguais à soma de dois números primos." A simples afirmativa não parece esconder um dos mais famosos e difíceis problemas não resolvidos da matemática. Quando se tenta verificar sua validade, a hipótese parece plausível: 8 = 3 + 5; 10 = 3 + 7; 12 = 5 + 7 ... Embora computadores já tenham constatado a veracidade da hipótese para números da ordem de 1014, verificações empíricas não bastam para demonstrá-la.
O célebre problema, conhecido como a 'conjectura de Goldbach', foi formulado em 1742 numa carta do matemático prussiano Christian Goldbach (1690-1764) ao colega suíço Leonhard Euler (1707-1783). Desde então, a hipótese tem desafiado -- e derrotado -- estudiosos notáveis da matemática. Recentemente, o problema foi tema de um romance agora publicado no Brasil: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, escrito por Apostolos Doxiadis, matemático australiano radicado na Grécia.
O livro narra a história de um brilhante matemático grego -- Petros Papachristos -- que dedica em vão a vida à resolução da conjectura. Após fracassar, o protagonista recolhe-se em sua casa para se dedicar ao xadrez e à jardinagem. Ele é visto como ovelha negra pelos dois irmãos, comerciantes bem-sucedidos, mas desperta a atenção de um sobrinho -- o narrador, que gosta de matemática e arranca do tio a história de sua vida e de suas tentativas para resolver a conjectura.
Embora inserida em uma obra de ficção, a trajetória de Tio Petros é recheada de elementos da realidade. Em seu percurso, o grego convive com grandes nomes da teoria dos números do século 20, como o britânico G.H. Hardy (1877-1947) ou o indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920). Porém, o personagem 'real' de maior impacto na trajetória de Petros talvez seja o lógico austríaco Kurt Gödel (1906-1978). Ele formulou e demonstrou o Teorema da Incompletude, segundo o qual existem na matemática proposições indemonstráveis, ainda que verdadeiras. Para Petros, o contato com o teorema é um grande abalo: a conjectura de Golbach poderia ser um problema sem solução.
O teorema de Gödel frustraria também a grande empreitada da matemática no século 20: a solução de vinte e três grandes problemas sem solução listados no Congresso Internacional dos Matemáticos de 1900. Desde então, alguns foram resolvidos e outros permanecem sem resolução. Entre os três problemas apresentados no livro como os mais difíceis da matemática (a conjectura de Goldbach, a hipótese de Riemann e o último teorema de Fermat), apenas o último foi resolvido.
Tio Petros... é um romance leve e de leitura fácil. O livro compõe um panorama fascinante da teoria dos números (que estuda propriedades dos números inteiros) e permite entender por que os números primos (que são divisíveis apenas por 1 e por eles próprios), que não têm padrão aparente de sucessão ou distribuição, sempre intrigaram os matemáticos. Além de boa diversão, o romance traz ao leitor uma interessante aula de história da ciência."
Livros dos meses anteriores:
Junho de 2001 - "As Maiores Invenções dos Últimos 2000 anos" - John Brockman
Maio de 2001 - "A Escalada do Monte Improvável" - Richard Dawkins
Abril de 2001 - "Eva e os Padres" - Georges Duby
Março de 2001 - "O Babuíno de Madame Blavatsky" - Peter Washington
Fevereiro de 2001 - "O Livro de Ouro da Mitologia" - Thomas Bulfinch
Dezembro de 2000 - "O Parente Mais Próximos" - Roger Fouts & Stephen Tukel Mills
Outubro de 2000 - "Darwin - A Vida de um Evolucionista Atormentado" - Adrian Desmond & James Moore
Setembro de 2000 - "Seis Caminhos a partir de Newton" - Edward Speyer
Agosto de 2000 - "O Céu da Mente" - Timothy Ferris
Julho de 2000 - "Rumo às Estrelas" - Alberto Delerue
Abril de 2000 - "Centros e Museus de Ciência - visões e experiências" - Diversos autores
Março de 2000 - "A Relatividade Especial e Geral" - Albert Einstein
Fevereiro de 2000 - "An Encyclopedia of claims, frauds and hoaxes of the occult and supernatural" - James Randi/p>
Janeiro de 2000 - "A Perigosa Idéia de Darwin" - Daniel C. Dennett
Dezembro de 1999 - "O Milênio em Questão" - Stephen Jay Gould
Outras recomendações:
"O Mundo Assombrado pelos Demônios" - Carl Sagan - O Melhor de todos!!