A Era Cristã
Um erro inocente...
Quando o monge Dionysius Exiguus escolheu o nascimento de Jesus Cristo como marco inicial do calendário cristão, a Europa ainda não conhecia os algarismos arábicos (só se usava os romanos, como aliás se faz até hoje em relação aos séculos) e, com eles, também não conhecia o ZERO, nem mesmo conceitualmente.
Por isso quando Jesus nasceu, o ano foi 1 e não zero, quando Jesus fez 1 ano de idade, virou o ano 2 e se ele tivesse vivido (em carne e osso) até os 100 anos de idade, seu centésimo aniversário seria celebrado no ano 101. Por causa dessa pequena falha , totalmente involuntária, as viradas de século e de milênio só acontecem nos anos terminados em 1 e não em 0 como seria visual e intuitivamente muito mais aceitável.
POR ISSO QUE ESTÁ EXPOSTO ACIMA O TERCEIRO MILÊNIO SÓ COMEÇA EM 2001.
... ou já começou:
Pior do que essa falha acidental, foi o erro de cálculo que o bem intencionado monge fez. Descobriu-se que, no ano que ele marcou como 1 da Era Cristã, Herodes, o grande (rei judeu que ordenou o assassinato dos bebês) já estava morto havia alguns anos. Se Herodes ordenou a execução dos bebês e Maria e José tiveram que fugir para o Egito para salvar a vida de Jesus, então ele não poderia já estar morto no ano 1. Calcula-se que esse erro está em aproximadamente 4 a 8 anos. Ou seja, na melhor das hipóteses o ano 2000 foi em 1996 e na pior foi em 1992.
Que confusão...
Feliz ano novo!
Mauro Pennafort