Sanduíche

Desde pequeno sempre gostei de pão. Mas cresci, assim como você, provavelmente, colocando recheio no pão. Ou passava manteiga, ou punha queijo, presunto, ovos etc... Sempre achei "natural" comer o pão com alguma coisa dentro.

As coisas não foram sempre assim. Antes do século XVIII, as pessoas somente comiam o pão. Algumas vezes passavam alguma pasta nele, mas por fora. Não havia esse hábito de cortar o pão ao meio e colocar coisas dentro dele.

Na Inglaterra viveu o lorde John Eduard Montague (1718 - 92), conde de Sandwich. Acontece que ele tinha dois grandes vícios na vida. Um era jogar cartas. Não conseguia parar de jogar e não deixava nada interromper o jogo. O Conde de Sandwich só parava para dormir.

Seu outro vício era comer. Para que um vício não afetasse o outro, ou seja, para que não tivesse que parar de jogar nem para comer, ele ordenava que seus empregados deixassem preparados pães cortados e recheados de queijo, manteiga, salame, presunto etc...

Logo seus empregados começaram a experimentar fazer isso em suas casas e o hábito foi se espalhando até tomar a extensão que tem hoje. A palavra "sanduíche" veio do Conde de Sandwich e é uma palavra epônima, isto é, inspirada em uma pessoa, sem outra origem etimológica a não ser a própria pessoa.

Referências:

1. "A Saga da Comida"
Autor: Gabriel Bolaffi
Editora: Francisco Alves

2. "Encyclopaedia Britannica"

3. "Página de Pão Brasil"
http://www.paobrasil.com.br

4. "História Gastronômica da Europa"
Autor: Maurice Deschamps
Editora da Aliança Francesa

Me escreva

Home

Voltar

Assine meu Livro de Visitas

1