Ministério Público da União
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
13ª e 14ª Promotorias de Justiça Criminal de Brasília
por Fabiana Kelly Ferraz
estudante de direito em Brasília
O Autor
Evandro Lins e Silva é oriundo de família tradicionalmente ligada ao mundo jurídico, seu pai se formou em direito em 1906, abraçando a carreira da magistratura no interior do nordeste. Segundo seu relato, como não tinha uma relação muita boa com a matemática não lhe restava muitas opções, se não continuar a tradição. Na faculdade de direito, não foi um aluno assíduo, talvez porque possuía o dom de ser autodidata ou ainda porque trabalhava e não tinha muito tempo para se dedicar tanto a faculdade. Participava de grupos de estudo, com alguns alunos que, anos depois, tornaram-se conhecidos por sua atuação tanto no mundo jurídico como na política.
Pode-se dizer que ao ler seu livro o leitor se deparará com um homem privilegiado por ter vivenciado momentos históricos importantes, como a Revolução de 30, o Golpe Militar de 1964 dentre outros, exercendo um papel ativo nestas fases da nossa conturbada história politíco-social. O autor procurou passar, na medida do possível, um testemunho histórico com tal riqueza de detalhes que por vezes leva o leitor a pensar estar sentado em uma tribuna.
Tornou-se advogado criminalista, de acordo com sua explicação, por circunstâncias, já que os casos trazidos a ele eram desta natureza. Executou sua função com grande competência e ética, ocupando posteriormente várias funções públicas, sendo a última Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Autor de várias obras, dentre elas: A defesa tem a palavra (O caso Doca Street e algumas lembranças) e a Arca dos guardados (vultos e momentos no caminho da vida).
O Livro
O livro é um rico testemunho histórico, onde Evandro Lins e Silva revive sua infância e juventude com a família, as dificuldades de um juiz de direito no início do século, bem como as peculiaridades da vida de um advogado, desde a sua saída da faculdade até a defesa de processos que elevaram os ânimos da sociedade, como o Caso Doca Street e do Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A obra mostra também como acontecia sua convivência com renomados advogados daquela época.
Em todas as passagens do livro percebe-se o grande senso ético que permeou toda a carreira deste ilustre jurista, mostrando a necessidade de se ter bom senso e muito estudo para se sobressair no mundo jurídico.
Para uma impressão melhor do que se acaba de dizer, seguem alguns trechos interessantes do livro:
* Editora Fundação Getúlio Vargas / Nova Fronteira, 3ª Impressão, 1997