Penitência, Penitência, Penitência...

Virgem de Lourdes, o povo começou a chamá-la assim. já sabemos o que ocorreu no inicio das aparições;

14 de fevereiro de 1858 - segunda aparição, levaram água benta, prevendo que a aparição fosse coisa ruim;

18 de fevereiro de 1858 - terceira aparição, ela fala para Bernadette pela primeira vez, e lhe pede para comparecer à gruta durante quinze dias;

19 de fevereiro de 1858 - quarta aparição, encontram-se na cova às seis horas da manhã e houvem uivos;

20 de fevereiro de 1858 - quinta aparição, "aqueró" lhe ensina uma oração secreta que ela nunca revelou;

21 de fevereiro de 1858 - sexta aparição, a Virgem lhe pede para rogar a Deus pelos pecadores;

23 de fevereiro de 1858 - sétima aparição, Bernadette, por sugestão de "aqueró", vai de joelho até a roseira e beija o chão, também recebe a comunicação dos outros três segredos que nunca revelará, nem sequer ao Papa;

24 de fevereiro de 1858 - oitava aparição, a Virgem exige, por três vezes, "penitência!";

25 de fevereiro de 1858 - nona aparição, a Virgem indica o local onde Bernadette achará a fonte milagrosa, que ela trás à flor da terra, sempre em êxtase, com a mão direita, e a aparição lhe pede que beba e se lave com a água a princípio enlameada, e manda ir até o fundo da gruta para comer um erva, a dorina, do solo, como um animal. Acharam que estava louca.

27 de fevereiro de 1858 - décima aparição, sábado, beija a terra de novo, são seis e meia da manhã e bebe água - já que cristalina - do manacial recém - descoberto e lavá-se;

28 de fevereiro de 1858 - undécima aparição, domingo, vai e vem de joelhos pela gruta e beija o piso repetidas vezes;

01 de março de 1858 - duodécima aparição, o sacerdote que não é de Lourdes, chamado Désirat, então com 27 anos de idade, comparece à gruta pela primeira vez, e acontece o primeiro mílagre de cura;

02 de março de 1858, décima terceira, a Virgem encarrega Bernadette de pedi ao cura pároco a construção de uma capela, e que marchem em procissão ao lugar. Quando diz isso ao cura, ele responde - zangado - que "nada de sacerdotes!".
Que escândalo! E me dizem que comeste ervas como os bichos! (...) Se quer a capela que te dê dinheiro, diga seu nome e faça florescer a roseira da gruta!

03 de março de 1858 - décima quarta, quarta-feira dia, a Virgem não aparece no momento esperado, hà três mil pessoas presente; aparecerá depois, em segredo; queixa-se de terem profanado a gruta.

04 de março de 1858 - décima quinta, quinta feira, quase dez mil pessoas, Bernadette entra em êxtase à sete horas e cinco minutos; dois milagres: O do canteiro Bouriett e o do menino paralítico. Oferecem dinheiro à escolhida; ela o rejeita sem hesitar, como o fará sempre depois das primeira aparições, e espalha-se sua fama de "santa".

25 de março de 1858 - décima sexta, a Senhora desce ao manacial, ao fundo da gruta, e pede-lhe para se aproximar... é o dia em que dirá seu nome.

07 de abril de 1858 - décima sétima, quarta feira, pede pela segunda vez a construção de uma capela;

16 de julho de 1858 - décima oitava e última, sexta feira, Bernadette Soubirous, tendo feito a primeira comunhão, sente o chamado interior para ír até o rochedo de Massabielle; a gruta estava cercada e era proíbido aproximar-se; do outro lado do rio Gave, a Virgem lhe aparece sobre a cerca.


No dia 04 de abril de 1864, Bernadette Soubirous, que mudará seu nome para Marie Bernard decide entrar para o mosteiro de freiras de Nevers. Lá ficará até a morte, em 16 de abril de 1879 (o ano da revolução aparece invertido). Os Papas Pio IX e Leão XIII também foram entusiastas dessas aparições. e Pio XI acabou beatificando Bernadette em 14 de junho de 1925, e canonizou-a em 08 de Dezembro de 1933, festividade da imaculada.





Imaculada conceição

1